Você está aqui: Página Inicial > O SERPRO > Conteúdo anterior > Equidade de Gênero e Raça

Equidade de Gênero e Raça

header-equidade.png

O Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça (PSEG) é o resultado da adesão da empresa ao Pró-Equidade de Gênero, um grande programa do Governo Federal que desenvolve conceitos e procedimentos na gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a igualdade entre os gêneros no trabalho.

Entre os objetivos do programa estão:
- a contribuição para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego
- promover a conscientização e sensibilização de empregados
- estimular práticas de gestão em prol da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres dentro das empresas.

Histórico do PSEG
Em 2006 ocorreram as primeiras movimentações no Serpro para implantar o Programa Pró-Equidade de Gênero, existente desde o segundo semestre de 2005 e desenvolvido em parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Esse processo culminou com a implementação do Programa Serpro de Equidade de Gênero (PSEG), em janeiro de 2007, quando a empresa aderiu à 2ª edição do programa proposto pelo Governo Federal. Em novembro de 2009, o Serpro assinou o Termo de Compromisso referente à 3ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero. Em maio de 2012, foi renovado o compromisso, com a formalização de adesão à 4ª edição do programa nacional.

Selo Pró-Equidade
No dia 25 de Março de 2009, o Serpro recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero, referente ao período 2008/2009. A empresa também foi agraciada nas edições consecutivas do programa, relativas aos períodos 2010-2011 e 2011-2012.  O prêmio é conferido a empresas e instituições, públicas e privadas, comprometidas com a justiça social, o trabalho decente e igualdade de gênero e de raça.

Para receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, conferido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, é preciso chegar ao mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e qualitativamente obter um desempenho satisfatório.

Igualdade de oportunidades
O objetivo da concretização dos programas, no âmbito da empresa, é dar continuidade às implementações de práticas e de sensibilização a toda a comunidade Serpro, no que se refere a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, de forma a contribuir com a eliminação da discriminação entre gênero e raça no mundo do trabalho.

Os esforços empreendidos por todas as pessoas envolvidas com o PSEG permanecerão sempre no sentido de modificar, tanto quanto necessário, o ambiente de trabalho da empresa, a fim de torná-la mais motivador a todas e todos indiscriminadamente e de integrar a empresa à Rede de Equidade de Gênero, possibilitando a troca de conhecimento com enfoque nas boas práticas de gestão.