Você está aqui: Página Inicial > Escritório de atendimento > Consignatários

ATENÇÃO!


Disponibilização do Módulo de Apurações de Irregularidades do sistema Sigepe. Acesse o documento com o comunicado do Ministério do Planejamento neste link.

Novas orientações sobre empréstimos consignados e cobrança de plano de saúde


O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e o Serpro informam que, devido a alteração de regras de negócios relativa a cobrança de planos de saúde, os contratos de empréstimo consignado realizado até a data de publicação do Decreto 8690/2016 não serão afetados pela inclusão dos valores relativos a planos de saúde. A informação está nos documentos emitidos pelo ministério, sendo eles: Comunicado Degep de 22/6/2016 e Oficio Circular 467-2016-MP.


Manual de Gestão de Margem Consignável - WebService


O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) encaminha a todas as consignatárias a versão atualizada do Manual do Sistema de Gestão de Margem Consignável - WebService e informa que as operações com Cartão de Credito estarão disponíveis no sistema a partir de 23/6/2016.

Este manual possui todas as definições sobre os métodos de acesso ao WebService. São tratadas as operações relativas ao uso de margem para amortização de despesas e para saques com cartão de crédito.


Suspensão da Averbação de Operações de Consignação


O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) informam que a averbação de consignações, em todos os canais do sistema de controle da margem consignável, encontra-se suspensa e será liberada após o dia 23/6/2016.

A suspensão ocorre em função da implantação do pacote de adequações sistêmicas e de recálculo da margem consignável, decorrentes das alterações previstas na Lei 13.172/2015, no Decreto 8.690/2016 e na Portaria MP 110/2016.

 

Alteração nos normativos que regulamentam o processo de consignações no SIAPE


O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) encaminhou aos Consignatários o Ofício-Circular nº 437/2016-MP e o Comunicado DEGEP/SEGRT/MP, de 1º de junho de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os documentos tratam da alteração nos normativos que regulamentam o processo de consignações no SIAPE. Clique nos links acima e fique informado sobre o assunto.


Informativo de Paralisação de Serviços


O Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO comunica a todas as Consignatárias que nos próximos dias 08 a 10 de Abril de 2016, as funcionalidades de Cadastramento de Consignatárias do SIGEPE estarão indisponíveis por motivo de atualização do sistema.

Informamos ainda que esta paralisação não irá gerar impactos nos serviços executados através do SIAPENET (Cadastramento de Operações de Consignação On Line e Transmissão/Recepção de Arquivos) e nem no Serviço de Web Service das consignatárias.

No próximo dia 11/04 as operações do SIGEPE voltarão normalidade.

 

Serviço de Gestão de Consignação


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) designou o Serpro como novo operador da gestão da margem consignável no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). A mudança, além de assegurar a continuidade das operações, traz mais simplicidade e segurança ao modelo de negócio.

Neste espaço, as consignatárias vão encontrar informações relevantes para realizar as operações de concessão de empréstimo consignável a servidores federais e pensionistas, bem como conhecer os canais de atendimento e esclarecimento de dúvidas.


Mudança na regra de negócios do sistema de Gestão de Margem Consignável

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Serpro informam que foi reprogramado, para o dia 31 de Dezembro de 2015, o início da verificação obrigatória nos canais de Webservice e Arquivos Batch da autorização prévia do consignado.

A verificação da autorização passa a ser aplicada nas seguintes operações de consignação.

OperaçãoExige autorização prévia do servidor no Sigepe?
WebserviceOnlineArquivos Batch
Consulta margem consignável (todas)SimSimN/A
Inclusão (todas)SimSimSim
Amortização no prazo e/ou valor (empréstimos)NãoNãoNão
Reajuste (consignações de prazo indeterminado, ex: seguros, planos de saúde, previdência, mensalidade associativa e etc.)NãoNãoNão
Exclusão (todas)NãoNãoNão


  • 22/2 – Envio de Arquivos Movimentação Financeira, Consignação Compulsória e Consignação Facultativa.
  • 20/3 – Disponibilização dos Arquivos D8 e de Rúblicas Excluídas de Consignação.

Notícias

Serpro aguarda normativos para celebrar contratos com consignatárias

Divulgação acontecerá por e-mail e pelo portal da empresa.

Adicione até 3 ao tile.