Passaporte c/ chip

O modelo de passaporte com chip, também conhecido como passaporte eletrônico, é considerado uma das soluções mais avançadas do mundo no que diz respeito à identificação de viajantes. Emitido pelo Departamento de Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores, por meio de suas representações diplomáticas e consulares, o passaporte foi desenvolvido pelo Serpro em parceria com a Casa da Moeda para a Polícia Federal. 

No chip, podem ser gravados dados pessoais constantes da página de identificação e informações biométricas do portador (fotografia facial e duas impressões digitais), que permitirão a comparação automática com os dados impressos na caderneta. Além de um documento mais seguro, o passaporte eletrônico deverá agilizar o controle migratório nos postos de fronteira e nos aeroportos, já que as informações do chip são lidas assim que o documento é colocado na máquina leitora. 

Futuramente o novo passaporte poderá ser utilizado em portais automatizados de controle migratório (e-gates). Os portais funcionam comparando os dados biométricos existentes no chip com a biometria coletada no momento da utilização do equipamento. 

Saiba mais sobre o passaporte em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte.