Você está aqui: Página Inicial > Tema > TemaTec > S-Business: uma ferramenta auxiliar para o marketing de relacionamento entre as áreas de negócio e de desenvolvimento de sistemas

Notícias

S-Business: uma ferramenta auxiliar para o marketing de relacionamento entre as áreas de negócio e de desenvolvimento de sistemas

TemaTec 231

Marx Haron Gomes Barbosa
Exibir carrossel de imagens Foto: Arquivo pessoal Marx Haron Gomes Barbosa é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Gestão Pública com foco em Estratégia pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Serpro em 2009 e trabalhou com prospecção de tecnologias para utilização na empresa, especialmente tecnologias geoespaciais; participou de grupo de processos vinculado ao e-PING; e ministrou cursos de introdução às tecnologias geoespaciais. Atualmente está lotado na área de desenvolvimento como chefe de setor da Regional Fortaleza do Serpro, que realiza o atendimento de sistemas internos e da Presidência da República.

Marx Haron Gomes Barbosa é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Gestão Pública com foco em Estratégia pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Serpro em 2009 e trabalhou com prospecção de tecnologias para utilização na empresa, especialmente tecnologias geoespaciais; participou de grupo de processos vinculado ao e-PING; e ministrou cursos de introdução às tecnologias geoespaciais. Atualmente está lotado na área de desenvolvimento como chefe de setor da Regional Fortaleza do Serpro, que realiza o atendimento de sistemas internos e da Presidência da República.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas dentro das empresas de tecnologia diz respeito a como elas podem captar oportunidades de novos negócios. Dois fatores contribuem de forma decisiva nesse sentido: a agilidade no acesso à informação e a qualidade da mesma. Essa relação ocorre com os clientes e também internamente com as áreas operacionais da empresa envolvidas no fornecimento dos seus produtos e serviços. 

Os aspectos relacionados à informação normalmente dependem de uma comunicação eficiente, que não seja suscetível a ruídos e distorções e nem perca o seu tempo de ação, tornando-se desatualizada e com baixa intensidade de impacto em relação ao cliente. O processo de comunicação, nesse caso, envolve uma das características do endomarketing entre a área de negócios e a área operacional. 

No contexto do Serpro, essa comunicação entre as áreas supracitadas normalmente é deficitária em relação ao aspecto gerador de novas oportunidades para a empresa. As demandas são geradas pelo cliente e as áreas de negócio normalmente limitam-se aos seus atendimentos, organizando contratos e prazos, realizando acompanhamento com as equipes responsáveis pelo desenvolvimento e controlando as entregas dos produtos e serviços. Durante esse processo, porém, novas oportunidades de negócio poderiam ser geradas caso as áreas de negócio conseguissem uma resposta rápida para necessidades pontuais que seus clientes demonstrem ou pudessem oferecer produtos e serviços, até então desconhecidos pelos analistas de negócio, mas que já foram disponibilizados e que podem gerar o interesse dos clientes. 

O bom relacionamento entre as áreas de negócio e desenvolvimento é fator crítico para uma boa prestação de serviço e produtos de qualidade que serão entregues aos clientes. Isso implica diretamente em sua satisfação e possibilidades de novas demandas de serviços, solidificando a relação cliente-empresa. Além disso, o foco do Serpro não está somente na manutenção de clientes, mas também na criação dessas novas demandas, na prospecção de novos negócios. 

O estudo realizado tentou identificar aspectos fundamentais ao processo de comunicação entre essas duas áreas e como a ferramenta S-Business poderia contribuir para incrementar esse relacionamento de maneira positiva, além de melhorar o surgimento de novos negócios para o Serpro. Visou responder o seguinte questionamento: como a comunicação entre a área de negócio e a área de desenvolvimento de sistemas no Serpro poderia ser aprimorada para gerar oportunidades de negócio? 

A ferramenta S-Business é um canal de comunicação entre a área de negócio e a área de desenvolvimento de sistemas do Serpro. Esse aplicativo tem por finalidade publicar necessidades que os analistas de negócio captem de seus clientes, distribuindo para todas as áreas de desenvolvimento da empresa. Os gerentes e líderes de equipes de desenvolvimento, por sua vez, poderão publicar seus novos sistemas, produtos e serviços, tornando-os de conhecimento para os analistas de negócio, que poderão oferecê-los aos clientes na tentativa de gerar novos negócios. 

A ferramenta S-Business

A ferramenta S-Business é um aplicativo para utilização em dispositivos móveis (smartphones e tablets) que consiste em um serviço de broadcast de informações rápidas entre os analistas de negócio e os responsáveis pelas áreas de desenvolvimento de sistemas. 

Possui visualizações por perfil de utilizador, onde cada usuário terá opções de acordo com a sua maneira de fornecer a informação que será publicada para a outra área. Analistas de negócio publicam necessidades dos clientes e visualizam novos produtos e serviços. A área de desenvolvimento publica novos produtos e serviços e visualiza as necessidades dos clientes. 

Arquitetura

O aplicativo será desenvolvido para plataforma Android e iOS. Utilizará um webservice para acesso aos dados que estarão persistidos em banco de dados PostgreSQL. O acesso será através da internet e toda a parte de servidor de banco de dados e de aplicação ficarão dentro da rede do Serpro. 

Além do aplicativo, existirá um serviço que será instalado no dispositivo móvel que monitorará uma base de dados e avisará ao usuário sempre que existirem novas publicações.

Fig 1. Arquitetura do S-Business

Figura 1. Arquitetura do S-Business

Funcionalidades e utilização

A ferramenta S-Business será acessada de acordo com o perfil do utilizador. Caso o usuário seja um analista de negócios, no momento do login (figura 2) ele apresentará um menu de opções referentes à área de negócio. 

Nesse menu (figura 3), o analista poderá publicar uma nova oportunidade, pesquisar oportunidades que já foram publicadas anteriormente, além de verificar as novidades do desenvolvimento. Sempre que uma novidade do desenvolvimento for publicada, o analista de negócios será avisado em seu dispositivo através de um serviço de monitoramento que será instalado com o aplicativo.

Fig 2. LoginFig 3. Menu da área de negócios

Figura 2. Login                                                                                       Figura 3. Menu da área de negócios

Na opção para publicar uma nova oportunidade (figura 4), os dados do analista serão previamente capturados e exibidos na tela. Ele deverá informar o cliente de onde a oportunidade surgiu, um título, palavras-chaves que serão utilizadas para mecanismos de pesquisa para encontrar a publicação posteriormente, e a descrição da oportunidade.

Para pesquisar oportunidades que já foram publicadas (figura 5), o analista deverá informar critérios para filtros. Nessa opção, ele poderá visualizar oportunidades de outras áreas de negócio, de determinado cliente e que foram publicadas entre um período de tempo. Após aplicar os filtros, uma lista das oportunidades dentro dos critérios da pesquisa será exibida. Ao selecionar um registro, a oportunidade será exibida em detalhes. 

Fig 4. Publicação de oportunidade de negócioFig 5. Pesquisa de oportunidade de negócio

  Figura 4. Publicação de oportunidade de negócio                               Figura 5. Pesquisa de oportunidade de negócio

Finalmente, para verificar novidades do desenvolvimento (figuras 6 e 7), o analista deverá fornecer critérios que incluem: período de publicação da novidade, título e palavras-chaves. Após aplicar os filtros, uma lista com as novidades dentro desses critérios será exibida. Ao selecionar um item da lista, os detalhes da novidade serão exibidos para o usuário.

Fig 6. Pesquisa de novidades do desenvolvimentoFig 7. Detalhamento da novidade do desenvolvimento

 Figura 6. Pesquisa de novidades de desenvolvimento                               Figura 7. Detalhamento da novidade de desenvolvimento

Sendo o perfil de um gerente ou líder da área de desenvolvimento, a ferramenta S-Business, no momento do login do usuário, apresentará as opções de menu dessa área, respectivamente: publicar novidade do desenvolvimento, pesquisar novidades publicadas e verificar novas oportunidades das áreas de negócio (figura 8).

O usuário de desenvolvimento poderá acessar a opção para publicar uma novidade (figura 9). Nessa opção, o usuário informará uma categoria para a novidade que poderá ser: componente, sistema, processo, serviço, arquitetura. Também informará um título, palavras-chaves para critérios de pesquisa e uma descrição da novidade. 

Fig 8. Menu da área de desenvolvimentoFig 9. Publicação da novidade
Figura 8. Menu da área de desenvolvimento                                   Figura 9. Publicação de novidade

Na opção para pesquisar novidades publicadas (figura 10), o usuário poderá informar critérios e filtrar as novidades que serão exibidas em uma lista. Inclusive poderá listar novidades que tenham sido publicadas em outras áreas de desenvolvimento.

Para a opção de verificar oportunidade de negócio (figura 11), o usuário poderá realizar uma pesquisa de oportunidades que foram disponibilizadas pelos analistas de negócio utilizando critérios para filtro, de acordo com a área de negócio, cliente, título, palavras-chaves e período de publicação. 

Fig 10. Pesquisa de novidades publicadasFig 11. Pesquisa de oportunidades de negócio

Figura 10. Pesquisa de novidades publicadas                                   Figura 11. Pesquisa de oportunidades de negócio

Fig 12. Detalhamento da oportunidade de negócio

Uma vez visualizadas as oportunidades na listagem da pesquisa, o usuário poderá detalhar uma oportunidade (figura 12) selecionando-a da lista.

Além das opções de menu, os usuários serão notificados de acordo com seu perfil sobre novas publicações, através de um serviço que executará como um processo de background no dispositivo móvel do usuário. Esse serviço irá constantemente verificar a existência de novas publicações na base de dados e notificará os usuários através de alertas no dispositivo. Por exemplo, caso uma novidade tenha sido publicada por alguma área de desenvolvimento, todos os analistas de negócio serão notificados pelo serviço sobre a existência dessa nova publicação. Da mesma forma, caso tenha sido publicada uma nova oportunidade, todos os usuários da área de desenvolvimento serão automaticamente notificados de sua existência.


Figura 12. Detalhamento da oportunidade de negócio            

Marx Haron Gomes Barbosa é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Gestão Pública com foco em Estratégia pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Serpro em 2009 e trabalhou com prospecção de tecnologias para utilização na empresa, especialmente tecnologias geoespaciais; participou de grupo de processos vinculado ao e-PING; e ministrou cursos de introdução às tecnologias geoespaciais. Atualmente está lotado na área de desenvolvimento como chefe de setor da Regional Fortaleza do Serpro, que realiza o atendimento de sistemas internos e da Presidência da República.Autor:

Marx Haron Gomes Barbosa é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Gestão Pública com foco em Estratégia pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Serpro em 2009 e trabalhou com prospecção de tecnologias para utilização na empresa, especialmente tecnologias geoespaciais; participou de grupo de processos vinculado ao e-PING; e ministrou cursos de introdução às tecnologias geoespaciais. Atualmente está lotado na área de desenvolvimento como chefe de setor da Regional Fortaleza do Serpro, que realiza o atendimento de sistemas internos e da Presidência da República.