Você está aqui: Página Inicial > Tema > TemaTec > O uso racional de energia elétrica em estações de trabalho

Notícias

O uso racional de energia elétrica em estações de trabalho

TemaTec 228

Luís Augusto Oliveira da Silva
Exibir carrossel de imagens Luís Augusto Oliveira da Silva - Mineiro de Poços de Caldas e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia, em 1997. Ingressou no Serpro em 2004, vem trabalhando em várias tecnologias e plataformas, desde IBM Mainframe até sites HTML 5. A preocupação ambiental e conscientização energética agora é seu foco principal

Luís Augusto Oliveira da Silva - Mineiro de Poços de Caldas e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia, em 1997. Ingressou no Serpro em 2004, vem trabalhando em várias tecnologias e plataformas, desde IBM Mainframe até sites HTML 5. A preocupação ambiental e conscientização energética agora é seu foco principal

Introdução

Novamente nos encontramos em um período de crise energética no Brasil. É hora de economizar. Pensando nisso, o que se pode fazer de imediato? O que cada um pode fazer no ambiente de trabalho? Observando o comportamento de alguns colegas em 2013, surgiu uma questão: computadores ligados durante a noite. Eles consomem uma energia significativa, representativa? Através de medições, pode-se comprovar que, em empresas grandes, como o Serpro, é um gasto considerável anual em larga escala, tanto de recursos financeiros, quanto ecológicos (o que se consome da natureza para gerar a energia desperdiçada).

O Brasil está cada vez mais consciente de sua responsabilidade ecológica no mundo: assinou o Protocolo de Quioto em dezembro de 1997, criou o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o Selo de Eficiência Energética, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Já no Serpro são feitas várias campanhas ecológicas: economizar papel, água e agora energia!


Consumo de Energia

Para saber exatamente quanto uma típica estação de trabalho ligada em horário fora do expediente (das 20h até as 6h da manhã) consome, foram feitos testes em laboratório por empregados do Serpro na Regional Recife. Nesse período (dez horas), o consumo foi 610 watts em média. Ou seja, 61 watts em uma hora, sendo 60 watts da fonte da estação e 1 watt do monitor em stand-by. Em Salvador, o custo corresponde a R$ 0,27 no período em questão.

Para gerar tal energia, seria necessário:

  • 0,02 litro de petróleo ou 0,18 m³ de gás ou 0,16 litro de óleo diesel ou 61 gramas de carvão (para o caso das termoelétricas);
  • 1.400 litros de água (hidroelétricas);
  • 0,61 grama de urânio enriquecido (nucleares);
  • 20 minutos de vento (a 11 km/h) (eólicas);
  • 2,8 segundos de sol (placas fotovoltaicas);
  • 52 gramas de CO2 deixam de ser emitidos. Precisariam de 47 árvores médias para consumir tal quantidade de CO2.

Observe que os sistemas operacionais Linux e Windows têm configurações que poupam energia, utilizando-se vários modos. Veja as diferenças:

  • Ligada: consome energia; usuário consegue realizar operações.
  • Bloqueada: consome energia; usuário não realiza operações; monitor entra em stand-by sozinho; luz do gabinete acesa; mouse e teclado energizados; para desbloquear, mexer teclado ou mouse e em menos de 1 segundo mostra tela de login; todas as janelas, programas abertos e serviços aparecem normalmente.
  • Suspensa: economiza energia; usuário não realiza operações; monitor entra em stand-by sozinho; luz do gabinete piscante; mouse e teclado energizados; para sair do modo, mexer teclado ou mouse e em menos de 1 segundo mostra tela de login; todas as janelas, programas abertos e serviços aparecem normalmente.
  • Hibernando: economiza energia; usuário não realiza operações; monitor entra em stand-by sozinho; luz do gabinete apagada; mouse e teclado apagados; para acordar, pressiona botão power do gabinete e em menos de 1 minuto mostra tela de login; todas as janelas, programas abertos e serviços aparecem.
  • Desligada: economiza energia; usuário não realiza operações; monitor entra em stand-by sozinho; luz do gabinete apagada; mouse e teclado apagados; para desbloquear, pressionar botão power do gabinete e em alguns minutos mostra tela de login; as janelas, programas e serviços têm que ser reiniciados.

Em sistemas operacionais virtualizados, ocorrem os mesmos modos.

Obs: O modo hibernação por enquanto está proibido nas estações de trabalho do Serpro que utilizam tanto os sistemas operacionais Windows como Ubuntu, já que a hibernação NÃO garante o religamento correto, segundo o fabricante Canonical.

Segurança

Durante o boot, é inicializado todo o sistema operacional e todos os pacotes de softwares são instalados, assim como o antivírus será atualizado. O usuário, além de aguardar o tempo normal de boot, tem ainda que aguardar mais essas etapas.

Da mesma forma que as estações físicas precisam de boot para serem atualizadas, estações virtuais também precisam. Os usuários de tal tecnologia devem sempre observar para utilizar o botão de desligar do sistema operacional virtualizado, e depois fechar o programa de virtualização.

Estações de Trabalho no Serpro

O Serpro possui cerca de 13 mil estações de trabalho, sendo duas mil estações virtuais. Nos últimos anos, foram observadas, infelizmente, estações permanecendo ligadas após o expediente de um dia para outro, em todo um fim de semana e em feriados prolongados. Cerca de 8% dos computadores, excluindo-se os servidores, ficam ligados, por várias razões: esquecimento, desleixo, mal funcionamento, e outras posturas que não cabem a um funcionário público.

Exemplo de adesivo com a inscrição "Desligue o computador ao sair"O Procedimento

Uma vez que se sabe o custo, tanto energético quanto ecológico de uma estação ligada durante a madrugada, o próximo passo é saber a quantidade média de estações em que isso ocorre. Para isso, utilizou-se o Sistema de Gerência de Configuração e, atualmente, o Open Computer and Software Inventory Next Generation, sistemas de inventários de estações de trabalho utilizados pelo Serpro.

As primeiras informações foram obtidas entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014. Mais de 4.200 estações por dia permaneciam ligadas na madrugada! Um trabalho sério de troca de informações entre as equipes de segurança, equipes operacionais, chefias e gerências, além de responsabilidade social, foi feito. Um dos resultados motivou a campanha de conscientização feita na semana do meio ambiente de 2014 (mês de julho).

Após a campanha, foram coletadas novamente os quantitativos:

  • Das 20h às 6h, detectou-se apenas 1.201 estações de usuários ainda ligadas durante a noite;
  • o total desperdiçado é de R$ 480,40.
  • emitiram 96,08 kg de CO2.
  • a insegurança, soma da quantidade de dias que as estações não foram inicializadas (boot) foi de 13.710 dias.
  • o nível de “desconscientização energética/segurança” (dias sem boot) foi:
  • 100 a 235 dias: 4 funcionários;
  • 50 a 99 dias: 46;
  • 10 a 50 dias: 310;
  • 5 a 9 dias: 134;
  • 1 a 4 dias: 931;

Incríveis 72% de redução de desperdício foram obtidos: de 4.200 para 1.201 computadores. Consideramos que foi um ótimo resultado a partir da conscientização. A energia elétrica economizada anualmente poderia abastecer uma cidade de 15.000 habitantes durante um ano.

TecladoResultados ConSerpro 2014

O trabalho foi premiado no ConSerpro 2014 no tema Gestão em segundo lugar e está disponível nos anais deste Congresso.

Um fato importante ocorreu logo após a apresentação ao vivo do trabalho: o Ministério do Planejamento, Ministério do Meio Ambiente e TransPetro, que estavam assistindo via web, mostraram interesse imediato em obter mais informações.

A Eletrobras, em seu site da Procel Info, considerou o trabalho como Casos de Sucesso em janeiro/2015. O Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), publicou em fevereiro de 2014 uma reportagem sobre o trabalho. O XII Congresso Nacional de Meio Ambiente chegou a convidar o autor para apresentar o trabalho em uma mesa redonda sobre casos de sucesso. E agora a Revista Tema publica um artigo sobre o trabalho, comprovando ainda mais a importância deste assunto: eficiência energética.

Alguns comentários dos avaliadores deste trabalho:

  • "Ideia simples, mas muito bem explorada. Texto fácil de leitura. Alto potencial de retorno. Excelente conclusão."*
  • "Trabalho (...) com grande grau de aplicabilidade para o Serpro e para os Clientes."
  • "Trabalho bem organizado cuja proposta de intervenção tem impacto tanto no ambiente interno relacionado aos custos quanto ao meio ambiente externo." *


Como mais um resultado do trabalho, o Ministério do Planejamento criou a portaria número 23, publicada dia 12 de fevereiro de 2015, tratando do consumo racional de energia e recursos ecológicos em estações de trabalho. Segue trecho:

III - Sobre a utilização de computadores:
*III.1. Programar o computador para entrar em modo de espera após cinco minutos sem uso; e
*III.2. Desligar o monitor, a impressora, o estabilizador, a caixa de som, o microfone e outros acessórios, sempre que não estiverem em uso.

Além de economizar energia nas estações de trabalho, há várias dicas simples no site da Embrapa que podem ser utilizadas no dia a dia. A participação de todos é necessária!

Próxima etapa:

PowerOff, o gamification da economia de energia e recursos ecológicos, cujo objetivo é aumentar a conscientização neste assunto. Participe da comunidade na rede social #voce.serpro.

Luís Augusto Oliveira da Silva - Mineiro de Poços de Caldas e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia, em 1997. Ingressou no Serpro em 2004, vem trabalhando em várias tecnologias e plataformas, desde IBM Mainframe até sites HTML 5. A preocupação ambiental e conscientização energética agora é seu foco principalLuís Augusto Oliveira da Silva

Mineiro de Poços de Caldas e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia, em 1997. Ingressou no Serpro em 2004, vem trabalhando em várias tecnologias e plataformas, desde IBM Mainframe até sites HTML 5. A preocupação ambiental e conscientização energética agora é seu foco principal.
 

24646121549
24646121549 disse:
04/05/2015 08h47

Luisão, parabéns.
Este é um tema importante, atual, merece bastante atenção.
Isto Lembra-me Nicolas Tesla.
Grande abraço.

Comentários foram desativados.