Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Tecnologia Serpro apoia o desenvolvimento do Norte do Brasil

Notícias

Tecnologia Serpro apoia o desenvolvimento do Norte do Brasil

Zona Franca

Suframa conta com os serviços de TI da empresa para cumprir missão de desenvolver a economia da região amazônica
Exibir carrossel de imagens Altos níveis de segurança e disponibilidade foram os requisitos que fizeram a Suframa optar pelos serviços do Serpro

Altos níveis de segurança e disponibilidade foram os requisitos que fizeram a Suframa optar pelos serviços do Serpro

Leonardo Barçante

A parceria da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) data de 2014 e vêm crescendo ao longo do tempo. O contrato atual envolve o fornecimento de serviços de TI, em especial a hospedagem de sistemas e a administração da rede local. Os próximos passos, já em negociação, envolvem a ampliação dos serviços de rede de longa distância e a adoção da suíte de comunicação Expresso.

Segundo Aline Cristina Cappele, toda a movimentação comercial e fiscal da Zona Franca passa pelos sistemas hospedados no SerproPara Aline Cristina Cappele (ao lado), analista do Serpro responsável pelo atendimento à Suframa, a importância da relação entre as duas instituições pode ser apreendida com alguns dados. Segundo ela, a empresa sustenta os serviços de rede local em 14 unidades da autarquia, assistindo cerca de 900 usuários na região da amazônia ocidental. Além disso, o serviço de Centro de Dados oferece uma infraestrutura que sustenta a operação de todos os sistemas que controlam o processo de concessão e monitoramento de incentivos fiscais e das ações de desenvolvimento regional, além de controle de importação de mercadorias e da arrecadação, que, em 2015, foi de cerca de 350 milhões de reais, segundo informou a própria Suframa. 

Em outras palavras, nenhuma indústria do distrito importa mercadoria, recolhe impostos, recebe incentivos, presta contas dos incentivos que recebeu, nem ao menos se instala na região sem que se utilizem os sistemas que estão em nosso Centro de Dados, o que nos exige disponibilidade, controle e segurança”, explica Aline.

Novo patamar de serviços

A sensibilidade das informações geridas pela Suframa foi um dos principais fatores que motivaram a aproximação com o Serpro, a fim de garantir os níveis desejados de segurança e de continuidade para o negócio.

A gente tinha um passivo tecnológico bem difícil de fazer funcionar satisfatoriamente e o Serpro conseguiu isso, nos atendendo da forma esperada. Existem algumas dificuldades decorrentes das tecnologias antigas que a própria Suframa possuía, mas o Serpro tem ajudado bastante nessa empreitada”, destaca Paulo Peres (abaixo), coordenador-geral de Modernização e Informática da Superintendência.

Na avaliação de Aline Cappele, o Serpro é uma empresa especialista em TI pública e tem as credenciais necessárias para garantir a continuidade e segurança demandadas pela Suframa. “Nestes quase dois anos de relacionamento, foi cultivada uma relação de confiança e parceria. Somos dois órgãos de governo e nossos gestores estão submetidos às mesmas leis e têm a mesma responsabilidade com a administração pública. Esse cenário nos permitiu investir nossos esforços na execução e na melhoria dos serviços prestados”, afirma.

A sintonia e os bons resultados obtidos desde 2014 também são reconhecidos pelo cliente. “O Serpro é um grande parceiro e tem se mostrado disponível, coisa que a gente não vê na iniciativa privada. Um bom exemplo disso é o apoio constante, incluindo itens que nem estão diretamente previstos no contrato, mas que a empresa não se furta a ajudar”, esclarece Paulo Peres.

Novidades

Para Paulo Peres, a expertise do Serpro foi fundamental para ajudar a Suframa superar as barreiras impostas pelo seu passivo tecnológico

Atualmente, o Serpro está em processo de recepção das novas aplicações desenvolvidas pela empresa prestadora de serviços de desenvolvimento de software para a Suframa, ampliando a prestação de serviço de Centro de Dados.

Na pauta de contração, também estão duas soluções desenvolvidas pelo Serpro: o Hisaq, um sistema de gestão de compras, e o Expresso, ferramenta completa de comunicação com e-mail, agenda, catálogo de endereços, webconferência, entre outros. Além disso, com a constante ampliação do serviço de rede, a expectativa do Serpro é de absorção de toda a rede Suframa, distribuída na região norte. 
 

Suframa

A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criada pelo decreto-lei nº 288/67. Com sede em Manaus, o órgão tem como missão promover o desenvolvimento econômico regional, mediante geração, atração e consolidação de investimentos, visando à integração nacional e inserção internacional competitiva.

Já a Zona Franca de Manaus, polo industrial que a Suframa administra, é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro. Tem o objetivo de viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental. Sua criação teve a intenção de promover uma melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
 

Objetivos estratégicos da Suframa

I - Potencializar o Polo Industrial de Manaus.
II - Incrementar as atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais.
III - Fortalecer as atividades de serviços e do comércio de mercadorias.
IV - Ampliar as exportações e substituir competitivamente as importações.
V - Atrair investidores nacionais e estrangeiros e apoiar o empreendedorismo local.
VI - Aprimora meios para a irradiação dos efeitos positivos da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento endógeno.
VII - Estimular os investimentos e fortalecer a formação de capital intelectual e em ciência, tecnologia e inovação pelos setores público e privado.
VIII - Identificar e estimular investimentos em infraestrutura pelos setores público e privado.