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Suframa firma parceria com o Serpro

Trabalho conjunto

Autarquia sediada em Manaus é o novo cliente para hospedagem de serviços que necessitam de alta disponibilidade
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Logomarca da Suframa, instituição que atua na Zona Franca de Manaus

No final do ano passado, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), fez uma importante mudança: escolheu o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) como seu fornecedor de serviços de tecnologia da informação.

De acordo com a analista de negócios Aline Castro, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Especiais do Serpro, os serviços que a Suframa trouxe para a empresa são aqueles que necessitam de hosting, ou seja, hospedagem com alta disponibilidade. Atualmente, o centro de dados do Serpro em São Paulo é o responsável pelo processamento desses dados.

O contrato foi assinado por um período inicial de um ano e, na mudança, se esperou a excelência na prestação dos serviços. O processo de migração, segundo Aline, demorou cerca de dois meses. “Os serviços começaram a ser efetivamente prestados em janeiro deste ano. Todos os prazos foram definidos em cronograma e cumpridos à risca”, disse. Ao final de seis meses, a parceria entre Suframa e Serpro vem sendo bem-sucedida e já olha para o futuro.

Aline Castro: "A robustez do nosso sistema de segurança e a capilaridade da nossa rede em todo o Brasil foram determinantes para que a Suframa passasse a ter uma visão de longo prazo a respeito da parceria, já considerando a contratação de novos serviços" A qualidade dos serviços do Serpro podem ser considerados um diferencial que ajudou a determinar a contratação por parte da Suframa, segundo Aline Castro (ao lado). “A robustez do nosso sistema de segurança e a capilaridade da nossa rede em todo o Brasil, por exemplo, foram determinantes para que a Suframa passasse a ter uma visão de longo prazo a respeito de nossa parceria, já considerando a contratação de novos serviços”, reforçou.

Sheila Antonioli, titular da área que faz a gestão de produtos e serviços do Serpro, apontou que, entre o que foi oferecido para monitorar o contrato efetuado pela Suframa estão a Central de Serviços, equipe que atende os clientes da Superintendência que utilizam sistemas hospedados pelo Serpro; o gerenciamento de mudanças, que proporciona a transição de sistemas antigos para novos; a monitoração de serviços prestados, para garantir que tudo funcione conforme planejado; um centro de comando, que centraliza informações e processos de decisão relativas aos serviços; e a gestão das demandas apresentadas pelo cliente.

“Temos o objetivo de garantir a entrega, acompanhar a operação ou produção dos serviços a fim de adotar medidas que visam garantir o cumprimento dos níveis do que foi contratado”, explicou Sheila.

Contato contínuo

O coordenador geral de Modernização e Informática da Suframa, Alexandre Siqueira, detalhou que a Superintendência solicitou que toda a estrutura de seus sistemas fosse disponibilizada remotamente, com processamento no Serpro, contemplando diversas tecnologias de bancos de dados, sistemas operacionais, servidores de aplicações, entre outros serviços necessários para suportar a demanda tecnológica da autarquia.

Alexandre Siqueira: "Estamos em contato contínuo com a equipe de suporte para identificar mais oportunidades de melhoria e modernização para os nossos sistemas" Depois de implantados os serviços, o momento posterior foi de dar continuidade através do acompanhamento e das conversas entre as equipes de ambos os órgãos. Segundo Alexandre (à esquerda), o relacionamento com o Serpro ocorre de forma continuada e clara. “Estamos em contato contínuo com a equipe de suporte para identificar mais oportunidades de melhoria e modernização para os nossos sistemas”, contou. Alexandre ressaltou ainda que, o nível de excelência do corpo técnico do Serpro, contribui para este bom relacionamento.

No Serpro, a opinião é semelhante. De acordo com Sheila Antonioli, na esfera técnica, o relacionamento entre os órgãos está ocorrendo de forma direta. “As duas entidades estão trabalhando em conjunto para melhorar o desempenho das aplicações e corrigir problemas em rotinas de produção com a máxima eficiência e agilidade”, explicou Sheila.

Amadurecimento

Com o amadurecimento das relações e a estabilização dos sistemas, a parceria entre a empresa e a Suframa passará para uma nova etapa. “O Serpro já definiu scripts de atendimento para que o contato técnico passe a ser feito exclusivamente via Central de Serviços de forma sistematizada. Com isso, melhora-se a gestão do atendimento e criam-se indicadores que geram subsídios para prestação de contas e melhoria na qualidade do serviço do Serpro”, completou Sheila.

E a parceria não vai parar por aí. Segundo a analista Aline, o Serpro está, neste momento, buscando conhecer outras necessidades da Suframa para, assim, aumentar o leque de negócios com a Superintendência. “Estamos em vias de fechar um contrato de consultoria, um aumento do link de dados e a oferta de serviços de rede local”, adiantou. É esperar para ver.

Logomarca da Suframa, instituição que atua na Zona Franca de Manaus Desenvolvimento e sustentabilidade
A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criada pelo decreto-lei nº 288/67. Com sede na capital amazonense, Manaus, o órgão atua como agência promotora de investimentos, com a responsabilidade de identificar alternativas econômicas para a região.
Já a Zona Franca de Manaus, polo industrial que a Suframa administra, é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro. Tem o objetivo de viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental. Sua criação teve a intenção de promover uma melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.