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Serpro assume a gestão da consignação

Consignação

Empresa passa a processar toda a gestão da margem consignada em suas bases, parceria que garante celeridade ao processo, segurança das informações e privacidade a servidores federais e pensionistas que precisarem de crédito
Exibir carrossel de imagens O Serpro, como novo operador da gestão da margem consignável no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), trará mais simplicidade e segurança ao modelo de operação

O Serpro, como novo operador da gestão da margem consignável no âmbito do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), trará mais simplicidade e segurança ao modelo de operação

Loyanne Salles

A nossa natureza é atender ao governo, seja na execução de serviços tradicionais, excepcionais ou urgentes”, afirma o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero. Foi a partir desse compromisso com o Estado, que o Serpro aceitou o desafio de desenvolver, em tempo recorde, o sistema de gestão da margem consignável dos servidores federais ativos, inativos e pensionistas, que antes era operado por uma empresa privada.

A partir da solicitação dos ministérios da Fazenda (MF) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), a empresa iniciou uma trajetória intensa para atender a demanda de seus clientes. “O Serpro já conhecia o funcionamento da folha de pagamento, mas em apenas três semanas, entendemos o sistema junto aos bancos e construímos a solução completa nos baseando no processo de engenharia reversa”, explica o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Antonio Luiz Fuschino.

Em médio prazo, vamos disponibilizar novos serviços, como o cartão consignado, o acesso mobile, as informações em tempo real e as notificações”

Luiz Felipe Monteiro

Cerca de 720 empresas consignatárias utilizarão o sistema feito pelo Serpro. “Uma grande conquista foi poder operar uma mudança desse tamanho, de forma transparente e praticamente sem muitas mudanças na aplicação”, relata Fuschino. O diretor lembra que essa, inclusive, foi uma das premissas dos ministérios para o serviço: impacto zero na alternância tecnológica.

Já o diretor do Departamento de Sistemas da Secretaria de Gestão do MP, Luiz Felipe Monteiro (foto abaixo), retifica que tudo foi executado para evitar a indisponibilidade das operações. O gestor afirma que a secretaria se preocupa bastante com todo o mercado de consignação. “Não somente empréstimos, não apenas bancos. Nos preocupamos com sindicatos, entidades de previdência e demais instituições. Nossa dedicação é para que o novo modelo atenda a todos de forma igualitária”, alega Monteiro.

Luiz Felipe Monteiro, diretor do Departamento de Sistemas da Secretaria de Gestão do Ministério do PlanejamentoLuiz Felipe ressalta, como benefício, a integração nativa com a folha de pagamento e fala sobre evoluções. “Em médio prazo, vamos disponibilizar novos serviços, como o cartão consignado, o acesso mobile, as informações em tempo real e as notificações”, adianta. Sobre a empresa assumir a gestão do serviço, o diretor é categórico. “Na ótica de qual o melhor fornecedor tecnológico, considerando a capacidade de entregar melhorias, modernidade e simplificação de processos dentro da margem consignável, sem dúvidas, a melhor escolha é o Serpro”, sentencia.

O Serpro desenvolveu mais do que o sistema. Ele construiu, em pouquíssimo tempo, todo o serviço que orbita em torno das consignações”, aponta o diretor de Relacionamento com Clientes. André de Cesero atenta que foi necessário observar detalhes como a assinatura de contrato, o estabelecimento de práticas, o alinhamento de questões técnicas do banco com a consignação, entre outros aspectos.

Para colaborar com a migração, o Serpro instituiu um escritório de atendimento presencial, além de canais de comunicação por e-mail e por telefone. A empresa, que estava voltada para atender prioritariamente à administração federal, rompeu alguns paradigmas para viabilizar o novo sistema. André Fernandes, responsável pelo Escritório de Atendimento, diz que a expectativa é começar um novo modelo de serviço. “Temos uma novidade, um novo nicho de mercado. O escritório tende a ser uma incubadora de novos negócios”, vislumbra. Ele ressalta que as atividades do local podem não ficar restritas às consignatárias.

Ricardo Jucá, superintendente de Desenvolvimento do SerproBenefícios trazidos pela mudança

A função básica do sistema é administrar a margem consignável do servidor e evitar que ele contrate empréstimos consignados acima do permitido, um limite que é determinado com base no salário de cada um. “Essa informação é valiosa no mercado financeiro, porque o risco da operação descontada em folha é muito baixo e as entidades podem oferecer juros atrativos”, analisa o superintendente de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá (foto ao lado).

O superintendente atuou de perto no trabalho e destaca que um dos principais ganhos na mudança de um sistema para o outro é ter a gestão desse assunto em sua origem, que é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). “A outra aplicação operava como uma camada intermediária entre as instituições financeiras e o Siape, e com a alteração tecnológica eliminamos essa barreira”, comemora. Ricardo Jucá ainda cita outros benefícios:

Segurança

Entre outras vantagens, o novo cenário é mais seguro. “Hoje, o servidor terá a segurança que seus dados não serão expostos ao mercado. O Serpro oferece, além da sua expertise em segurança da informação, o compromisso com o sigilo”, assegura Jucá. Ele explica que a margem só pode ser vista por uma empresa consignatária com a autorização expressa do servidor, que libera o acesso no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).

“Hoje, o servidor terá a segurança que seus dados não serão expostos ao mercado. O Serpro oferece, além da sua expertise em segurança da informação, o compromisso com o sigilo”

Ricardo Jucá

Prazo

Em termos de prazo, as entidades financeiras ganharam três dias de operação. Anteriormente, elas tinham que encerrar suas atividades de contratação três dias antes para depois enviar as informações ao Serpro, que faria o processamento na folha de pagamento. “Essa transação agora será on-line. Em um cronograma em que tempo é dinheiro, essa é uma melhoria importante para os nossos clientes”, considera o superintendente de Desenvolvimento.

Acompanhamento

As operações são praticamente on-line para quem usa o Portal SiapeNet ou WebService. No outro sistema, as operações eram armazenadas em uma base que no fim do mês era enviada para o Serpro. Dessa forma, não incorporava automaticamente as informações na ficha financeira. “O servidor não precisa esperar um mês para verificar se os critérios do acordo com a entidade de crédito estão corretos. Basta ele acessar sua ficha e conferir”, completa Jucá.

CLIENTES APROVAM MUDANÇA TECNOLÓGICA

No primeiro momento, recebemos a notícia da alteração de sistema com uma certa insegurança, principalmente pelo tempo que o Serpro teria para desenvolver a solução. Mas já na primeira semana, mais da metade das funcionalidades estavam disponíveis para testes. Hoje, a sensação que temos é de tranquilidade. Acreditamos que o serviço com o Serpro vai até melhorar pela velocidade e qualidade que pudemos observar já nesse processo de transição.”
Antônio Ricardo, gerente de projetos de TI da Caixa Econômica


Para o Banco do Brasil, qualquer mudança de fornecedor de sistema de margem consignável causa preocupação, uma vez que esse tipo de alteração costuma ter reflexo nos serviços oferecidos aos clientes e quase sempre está associada à necessidade de desenvolvimento tecnológico para adequação dos processos. A atuação do Serpro, porém, tanto sob a ótica técnica quanto negocial, fez com que a transição ocorresse de forma muito eficiente. A tempestividade nas soluções aliada à qualidade dos serviços apresentados teve como consequência um cenário favorável para a homologação do novo sistema. A experiência do Banco pode ser considerada como muito positiva”.
Wilton Lopes, gerente de empréstimos do Banco do Brasil


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Clique aqui e confira também entrevista com o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, que fala sobre o cenário, mudanças e inovações que o serviço prestado às consignatárias trará à empresa.