Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Serpro apresenta ferramenta para gestão de viagens do governo

Notícias

Serpro apresenta ferramenta para gestão de viagens do governo

Gestão de passagens

Novo produto garante redução de gastos e mais transparência no processo de viagens dos três poderes
Exibir carrossel de imagens Serpro lançará o Viágil, sistema de gestão de diárias e passagens aéreas, no dia 14 de dezembro.

Serpro lançará o Viágil, sistema de gestão de diárias e passagens aéreas, no dia 14 de dezembro.

Marluce Aires

No começo de 2017 o Serpro planeja lançar o Viágil, sistema de gestão de diárias e passagens aéreas. A solução compreende a busca, reserva, remarcação, emissão, cancelamento, reembolso e prestação de contas do viajante e foi criada para atender aos poderes Legislativo e Judiciário, na esfera federal e estadual, e ao poder Executivo dos estados e municípios, entre outros órgãos de governo.

Atualmente o governo emite mais de dois milhões de passagens por ano. Para atender a esse mercado, o Serpro oferece uma solução completa para a gestão de diárias e passagens aéreas em voos domésticos. A ferramenta é flexível, desenhada para atender a diversos parâmetros, sem regras rígidas ou específicas, melhorando processos e dando mais agilidade a serviços. Ele oferece garantia de compras com 72 horas, sem burocracia. “É um projeto novo, testado e aprovado por potenciais clientes. O Viágil atenderá com tempestividade e presteza mediante o fornecimento do CPF do usuário”, afirma o coordenador de Negócios do Serpro, Ricardo Barquinha (na foto ao lado).

Ricardo Barquinha, coordenador de Negócios do SerproSegundo Barquinha, para o desenvolvimento do Viágil foi adotada a metodologia Ágil. “Ouvimos potenciais clientes e especialistas de outras áreas do Serpro, envolvemos os analistas mais jovens em nossa equipe de desenvolvimento, selecionamos modernas ferramentas de padronização, usabilidade e desenvolvimento web, estudamos profundamente o mercado e adequamos a solução para ser compatível com as necessidades dos clientes”, destaca.

 Vantagens para todos

A grande inovação do novo modelo de negócio é que o Serpro vai ganhar por bilhetagem. Ou seja: o cliente não precisa investir para adquirir a solução. Ele faz o contrato de adesão e paga apenas uma taxa de serviço no valor de R$ 10,00 (dez reais), por passagem que o sistema emitir. Para isso, o Serpro está preparado para firmar acordo com as principais companhias aéreas e pretende garantir preços competitivos, com descontos estimados entre 3% a 5% sobre o valor publicado nos sítios dessas empresas.

Francisco Henrique Oliveira, gestor do sistemaFrancisco Henrique Oliveira, gestor do sistema, (na foto ao lado)  explica os diferenciais do Viágil. “Será uma mudança significativa para o usuário, que poderá emitir sua passagem sem passar por aprovação. Um deputado ou um senador, por exemplo, poderá autorizar à sua assessoria a emissão de passagens diretamente”, explica. Henrique informa que não serão cobradas as taxas DU (margem cobrada pelas agências de viagens). “Ofereceremos um comparativo de preços entre as operadoras, além de total transparência nos gastos”, diz.

A solução tem ainda o Módulo de Diárias que controla todo o pagamento do benefício ao viajante. Já o limite para a emissão de passagens será definido de acordo com o contrato firmado com o Serpro. Mas, as regras de uso e controle serão estabelecidas pelo sistema financeiro do cliente. As pessoas credenciadas terão acesso ao cartão fornecido pelo Serpro.

Outras vantagens do Viágil podem ser observadas. Com ele, o cliente pode antecipar as suas compras por um ano, remarcar os bilhetes ou já marcar a passagem de ida e volta. A solução oferece ainda a conciliação da fatura do cartão de compra de passagens. “O Serpro emitirá a fatura a cada 30 dias. Esses são alguns dos atrativos para as empresas aderirem ao nosso serviço”, elucida Henrique Oliveira.

 Tecnologia empregada

A solução Viágil usa a Arquitetura REST e o framework do Serpro Demoiselle 2.5, na construção das camadas de serviços. O analista de sistemas da Superintendência de Suporte e Dados do Serpro, Leonardo Pereira Merlin, detalha que para a construção das telas (camada visual) foram usados o AngularJS, um framework JavaScript open-source que auxilia na execução de single-page applications.

COMEÇO
A experiência do Serpro para o Viágil começou com a implantação do SCPD – Sistema Central de Passagens e Diárias, desenvolvido em 2004 para o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e que atende à administração direta.