Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Quartzo: dados como serviço

Notícias

Quartzo: dados como serviço

Quartzo

Tecnologia Serpro revoluciona o acesso às grandes bases de dados do governo federal, na expectativa que informações qualificadas resultem em políticas ainda mais eficazes
Exibir carrossel de imagens Quartzo: dados como serviço

Quartzo: dados como serviço

O relacionamento entre Estado e cidadão passa cada vez mais pela internet, o que aumenta a concentração de dados na rede. Transformar dados em informações é uma das principais dificuldades das instituições públicas e as razões são inúmeras: vão desde a extração até a compreensão do que está sendo gerado. Solucionar o problema de extração e qualificar esse ciclo é a proposta do Quartzo, novo produto do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lançado oficialmente em junho deste ano.

O Quartzo é um serviço que viabiliza o acesso aos dados on-line de forma segura e auditável. "“O sistema disponibiliza bancos de dados virtuais por meio de barramento e apresenta os metadados em um catálogo"”, explica Ádria Ferreira (abaixo), gestora do projeto na empresa. Além da facilidade de visualização, ele permite a autenticação e a autorização de usuários em sua plataforma, atividades cobradas de acordo com a utilização contratada.

Ádria Ferreira, gestora do projeto

O padrão hoje é que se uma instituição deseja ter acesso aos dados brutos de seu sistema, deve solicitá-los ao Serpro. A extração é realizada por apurações especiais ou envio da cópia da base de dados. "“A prática sobrecarrega as áreas de desenvolvimento e produção e nem sempre é possível entregar o dado com a tempestividade necessária devido a demandas prioritárias de evolução e manutenção do sistema"”, pontua Ádria.

Com a idealização desse produto, o Serpro transformou e evoluiu o processo. A partir dele, o cliente que contratar o Quartzo, poderá ter acesso aos dados que estão armazenados na empresa de forma ágil e independente e, inclusive, pode autorizar outras instituições a fazerem o mesmo. A atualização das informações dependerá da periodicidade acordada em contrato. “"Em alguns casos, é possível manter o acesso à base de dados em tempo real"”, indica a gestora. 

Compreender e distribuir a informação 

“"A produção de informação é importante, mas a distribuição é tão importante quanto"

Carlos Leony

Inspiração para o desenvolvimento do produto, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) utiliza o Quartzo desde o término da prova de conceito da solução. Plínio Sales, gerente do projeto no MP, diz que a expectativa é desenvolver novas aplicações com esses dados. “"O Quartzo proporcionará ao Ministério maior efetividade no uso das informações dos sistemas estruturantes. As áreas gestoras passam a ter, à disposição, soluções de apoio à tomada de decisão, de avaliação e de garantia da transparência e acesso à informação"”, comemora.

"“A produção de informação é importante, mas a distribuição é tão importante quanto”", sentencia Carlos Leony (abaixo), secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE). Para ele, ter uma informação exclusiva é tão ruim quanto não tê-la. “"Toda solução que melhore a distribuição já é bem-vinda, mas o Quartzo ainda agrega muitas vantagens"”, analisa. A SMPE está prestes a assinar o contrato de adesão da ferramenta.

Carlos Leony, secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE)O secretário explica que, para eles, é importante evoluir do dado bruto e passar a consumi-lo já modelado. No caso da SMPE, uma base primordial é a do Cadastro Nacional de Empresa (CNE). Carlos conta que muitas organizações são dependentes do cadastro, como Banco Central, Ministério do Turismo, Controladoria Geral da União (CGU), entre outros.

"Hoje, nós distribuímos bases de dados, mas não sabemos como eles são trabalhados, a partir de quais valores semânticos ou até mesmo se as instituições conseguem alcançar seus objetivos"”, revela. Mas após contratar a solução, a SMPE terá condições de oferecer os relatórios e gráficos prontos. “"Assim, os órgãos poderão acompanhar os aspectos que lhes interessam sobre a formação das empresas no Brasil e essas informações poderão pautar políticas públicas mais eficientes"”, aposta Leony. 

O Quartzo é a primeira solução do Centro de Informações Serpro (CIS). “"Ele começa a materializar a visão de futuro do Serpro de consolidar-se como um centro de informação do governo brasileiro”", analisa Viviane Malheiros, coordenadora do CIS. Para ela, a solução ganha esse peso porque permite aos clientes utilizarem dados de seus negócios para gerar informações fundamentais para a tomada de decisão ou integrar soluções.

COMO FUNCIONA O QUARTZO? 

Entenda como funciona o Quartzo

O acesso aos dados brutos é feito via interfaces JDBC (Java Database Connectivity) ou ODBC (Open Database Connectivity), o que não compromete o ambiente de produção do sistema de origem e garante controle e auditagem com segurança.

Jboss Data Virtualization (JDV) é o coração da solução. Ele provê o barramento de dados, proporciona a integração de múltiplas fontes e permite que todas elas sejam tratadas como fonte única ou agrupamentos. “É possível entregar o dado correto, no formato desejado, em tempo conveniente para qualquer aplicação ou usuário individual por meio de modelos lógicos unificados de dados sob padrão SQL”, detalha Bruno Pacheco, analista de desenvolvimento do Serpro.

A autenticação e a autorização de acesso ocorre pela tecnologia 389 Directory Server e o catálogo de metadados é desenvolvido na solução CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network). “O serviço será oferecido em modelo de condomínio, permitindo a racionalização dos processos e da infraestrutura, mas sem trazer prejuízo para a segurança dos dados”, avalia Pacheco.