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Infrações de ponta a ponta e na palma da mão
Gestão de Trânsito
Sistema permite o registro de infrações em smartphone pelo agente de trânsito.
Foi-se o tempo em que era preciso um talonário de papel e uma caneta na mão para o agente de trânsito registrar uma infração. Com o Radar, sistema desenvolvido pelo Serpro no final de 2016, a gestão de infrações pelos órgãos de trânsito ficou muito mais prática, ágil e segura. Além de permitir o preenchimento eletrônico das autuações utilizando um smartphone, a nova solução tecnológica possibilita ao agente a consulta on-line dos dados de condutores e veículos de todo o país para a validação da autuação até o controle financeiro do pagamento de multas. A solução centraliza e integra todos os processos necessários para a fiscalização e execução de infrações de trânsito pelos órgãos autuadores.
O Radar é um sistema web e mobile destinado a agentes e órgãos de trânsito, que permite o rastreamento das postagens das notificações e o controle dos repasses financeiros dos valores de multas recebidos e, ainda, o acompanhamento do julgamento pelas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e dos recursos e defesas encaminhadas pelos motoristas. Em breve, a ferramenta vai possibilitar que agentes autuadores façam o registro de boletins de ocorrências de acidentes de trânsito e a solicitação de apoio como, por exemplo, pedidos de guincho.
Para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e presidente da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Henrique Luduvice (à direita), o Radar é uma importante ferramenta para garantir maior agilidade, eficiência e transparência aos processos de trânsito. "O grande valor dessa solução é o fato de ser toda integrada e estar presente de ponta a ponta no ciclo da infração de trânsito. O Radar é um sistema único que substitui vários outros até então existentes, sendo de grande utilidade para toda a área Rodoviária, de Trânsito e Mobilidade do DF e do Brasil. Com ele, as instituições são melhor atendidas nas tomadas de decisões, visando a alcançar maior segurança, agilidade e eficiência em suas atuações”, enfatiza Luduvice.
Segurança e transparência são os diferenciais do Radar, que integra diversas bases de dados nacionais, como o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e, ainda, concentra todas as infrações registradas pelas operadoras de radar e pelos agentes de trânsito em uma única solução.
Integrados ao Radar
O DER/DF foi o primeiro órgão a contratar o Radar, em janeiro deste ano, e, desde então, já processou mais de 130 mil infrações de trânsito com a ferramenta. “Fiscalizamos uma malha rodoviária de aproximadamente dois mil quilômetros de rodovias no DF e, desde o início das operações do Radar (janeiro de 2017), já conseguimos reduzir substancialmente os custos e também o tempo necessário para o processamento das autuações”, afirma o superintendente Administrativo e Financeiro do DER/DF, Maurício Marques (à esquerda).
De acordo com o coordenador de negócio do Serpro, Anderson Germano (à direita), outro órgão que está em processo de negociação para adquirir o Radar é a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande (PB). “A prefeitura de Campina Grande se prepara para começar a operar o Radar e a intenção é que a solução esteja em funcionamento em maio deste ano”, estima Germano.
Ao todo, existem cerca de 1.500 órgãos autuadores no Brasil que executam, juntas, uma média de 60 milhões de infrações de trânsito por ano. Os órgãos de trânsito que tiverem interesse em adquirir a ferramenta devem enviar e-mail por meio do site servicos.serpro.gov.br/radar.
Versão para o cidadão
O Radar, também, disponibiliza serviços voltados para o cidadão. O gestor de produto do Serpro, Gleison Diolino (à esquerda), destaca que o Radar possui, atualmente, dois módulos principais: o sistema web e mobile de uso do órgão autuador e a versão web que pode ser utilizada pelo motorista. “O sistema foi desenvolvido com tecnologia de ponta, interface intuitiva, padrão de usabilidade e responsividade. Na versão destinada ao cidadão, é possível realizar, por exemplo, a impressão da segunda via das notificações de autuação e penalidade, visualizar as imagens das infrações de multas registradas pelas operadoras de radar e acompanhar o andamento dos processos de recursos contra a autuação”, explica Diolino.
As facilidades oferecidas pelo Radar ao cidadão são essenciais para um atendimento com mais qualidade no DER/DF, segundo o superintendente Administrativo e Financeiro do órgão. “O fluxo de pessoas que vão ao DER/DF para acompanhar seus processos é enorme. A possibilidade do cidadão poder tirar cópia da sua autuação e acompanhar o seu processo remotamente diminui custos e proporciona maior conforto para as pessoas, além de desafogar a carga de trabalho do departamento”, destaca Maurício Marques.
Interligado ao SNE
Uma grande vantagem do Radar é que a solução possibilita o envio de todas as notificações de infrações de trânsito (estaduais e interestaduais) de forma eletrônica pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Dessa forma, a pessoa que cometer a infração recebe a notificação de maneira muito mais rápida por meio de aplicativo mobile ou pelo computador e pode optar pelo pagamento do valor da multa com 40% de desconto, desde que reconheça que cometeu a infração e não queira apresentar defesa prévia. Mas é preciso que o motorista esteja cadastrado no SNE e que o órgão autuador responsável pelo registro da infração já tenha aderido ao sistema.
Vantagens do Radar
- Gestão de postagens das notificações ao cidadão.
- Redução de custo e tempo para o processamento de multas.
- Controle financeiro dos valores de multas recebidos pelo órgão de trânsito.
- Gestão dos repasses financeiros pelos demais órgãos autuadores.
- Sistema web e mobile para agentes de trânsito.
- Talonário eletrônico mobile para o registro de infrações de trânsito.
- Integração com base de dados do Renainf, Renach e Renavam.
- Eliminação de soluções intermediárias para a validação das multas.
- Identificação da localização de equipamentos eletrônicos de infração.
- Sistema único que substitui várias outras ferramentas de gestão de trânsito.
- Possibilidade de envio de todas as infrações eletronicamente pelo SNE.