Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Infovia revoluciona comunicação de dados no governo

Notícias

Infovia revoluciona comunicação de dados no governo

Infovia

Infraestrutura de fibra ótica suporta serviços de voz, videoconferência, dados e internet com estabilidade, segurança e alta velocidade

Leonardo Barçante

O Serpro e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio de sua Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), comemoram o sucesso da Infovia Brasília, uma rede de fibra ótica na capital federal que conecta ministérios, Presidência da República, legislativo e judiciário, com redundância de acesso e segurança desde o nível físico.

Segundo explica Alysson Magalhães da Costa (foto abaixo), gerente do Serpro responsável pelo atendimento ao Ministério do Planejamento, trata-se de uma infraestrutura metropolitana de comunicações construída para fornecer, aos órgãos do Governo Federal situados em Brasília, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e disponibilidade, e que proporciona uma significativa redução dos custos de comunicação.

Alysson Magalhães, Chefe do Departamento de Tecnologia, Segurança e Infraestrutura

“A Infovia Brasília foi implantada para viabilizar o tráfego de voz, dados e imagens em alta velocidade dentro do governo, configurando um ambiente capaz de servir de suporte à implementação das políticas públicas de Estado", relata Alysson.

Lançada em 2004, a Infovia Brasília acaba de passar por uma reformulação de seu modelo de negócio, com redução no preço de internet, ganhos de escala de acordo com a faixa contratada, e a oferta de novas velocidades de conexão de até 10 Gbps.

Revolução

“Desde o início da sua operação, a Infovia Brasília quebrou o paradigma e ampliou significativamente as comunicações de dados da Administração Pública Federal. É uma infraestrutura de governo operada por uma empresa do governo, ofertando serviços conforme as necessidades e demandas dos órgãos. Trata-se de uma ação muito importante, pois a partir da Infovia conseguimos otimizar o trabalho de gestores e servidores públicos”, destaca Silvio Lima, coordenador-geral de Infraestrutura da STI (foto abaixo).

Para ele, a confiabilidade da rede e a segurança da informação são as principais vantagens para o cliente do serviço. “O histórico demonstra que tivemos, ao longo desses 12 anos de operação, poucos eventos que implicaram paradas relevantes da rede. Jamais tivemos indisponibilidades completas, simultâneas em mais de um dos sete segmentos que compõem a parte central da rede. E sobre os aspectos de segurança, não existem relatos públicos de incidentes de vazamentos e invasões de instituições ligadas à rede. A equipe técnica do Serpro mantém a situação sob controle”, destaca o coordenador-geral.

Silvio Lima, coordenador-geral de Infraestrutura da STISilvio Lima ressalta, ainda, a questão dos preços que, segundo ele, estão alinhados ao mercado e muitas vezes inferiores aos praticados pelas empresas de telecomunicações. “Como exemplos disso, podem-se citar os serviços de conexão a 10 Gbps e de conexão à internet para bandas com maiores capacidades. Ou, mais ainda, serviços que não são cobrados, como o de Voz sobre IP”, completa.

Outro destaque da Infovia Brasília é sua característica de estabilidade, que oferece novas possibilidades para que os clientes alcancem seus objetivos tecnológicos. João Vicente Belle Pimentel de Castro (foto abaixo), gerente de Operações do Serpro detalha esse potencial da Infovia. “Como o serviço tem muita banda e é muito estável, devido à redundância ativa, permite que os gestores de TI executem tarefas, normalmente locais, em rede metropolitana, como centralização de servidores de backup, antivírus, diretório, impressão e update, economizando em hardware, software e administração. Por outro lado, essa mesma banda e estabilidade permitem a replicação síncrona de centros de dados, nuvens distribuídas, redundância de acesso internet e intranet, entre outros, que facilitam atingir os objetivos de TIC do cliente”, conta.

Infovia Brasília

Expansão

O serviço não está restrito apenas à capital federal. De acordo com João Belle, a empresa está criando redes óticas metropolitanas em todo o país. Em alguns locais haverá a implantação de redes. Em outros, parcerias, comerciais ou não, para uso de cabeamentos já existentes.

Infovia Brasil

O serviço básico já inclui redundância ativa de fibra óptica, monitoração proativa 24 horas por dia, sete dias por semana via centro de comando, portal de gerenciamento on-line para o cliente e serviços opcionais de acesso à internet, videoconferência e telefonia IP em prateleira”, enumera João Belle.

João Belle, chefe do Departamento de Gestão dos Serviços de InfoviaAtualmente, o Serpro conta com redes dessa natureza no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Rondônia, além de Brasília. Ao todo, 99 órgãos públicos utilizam os serviços de infovia em todo o Brasil.

Segundo o coordenador-geral da STI, Silvio Lima, a ampliação desta infraestrutura para todo o país é um objetivo do governo. “Queremos levar os mesmos benefícios que já possuímos aqui em Brasília para os diversos órgãos e entidades federais espalhadas pelo Brasil. Este assunto requer articulação e debate com vários atores governamentais, a fim de conseguir uma infraestrutura nacional de fibras que suporte os serviços e modele bons preços. É importante que o Serpro mantenha a qualidade do serviço, para que possamos implantar novidades e evoluir a infraestrutura da Infovia”, completa.

Número de clientes conectados ao serviço
Órgãos com serviço de dados 89
Órgãos com serviço de Internet 61
Órgãos com serviço de voz 29
Órgãos com serviço de videoconferência 17
Total de Banda de Internet (Mbps) 6173