Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Gestão escolar informatizada

Notícias

Gestão escolar informatizada

i-Educar

Um dos sistemas disponíveis no programa Cidades Digitais, o i-Educar facilita a administração escolar de municípios e desburocratiza processos
Exibir carrossel de imagens Sistema i-Educar contribui para a gestão escolar de municípios

Sistema i-Educar contribui para a gestão escolar de municípios

Imagine se os municípios brasileiros pudessem contar com um sistema que informatizasse o dia a dia de uma escola, com dados pessoais e pedagógicos sobre os alunos, incluindo fichas médicas, transporte escolar, relatórios gerenciais, reservas de vagas para matrículas e outras informações de forma integrada. Imagine também, se esse sistema pudesse eliminar a quantidade de papéis armazenados, desburocratizar processos e, com isso, ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Esse sistema já existe e atende pelo nome de i-Educar.

Desenvolvido originalmente em 2006 pela prefeitura de Itajaí/SC para a gestão escolar dos municípios, o i-Educar é um software livre disponibilizado desde 2008 no Portal do Software Público Brasileiro. De lá pra cá, evoluiu com a contribuição dos membros da comunidade desenvolvedora, da empresa Portabilis e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Desde 2012, em atendimento ao programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, o Serpro vem adicionando novos recursos e realizando melhorias, como por exemplo a importação de dados do censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Educacenso/Inep).

Melhorias constantes

O i-Educar possui núcleos que englobam módulos de cadastros, de pessoas físicas e jurídicas, dados sobre servidores e professores, além de um módulo principal. O analista de desenvolvimento de software do Serpro em Florianópolis, Carlos Morais, cita uma das principais melhorias implantadas no i-Educar, o Diário de Classe. “"Ele é um documento oficial que permite ao professor imprimir todos os dados da turma, com tabela para fazer chamadas e lançar notas de provas e trabalhos dos alunos. Isso facilita também para o município, que passa a ter impressões padronizadas, evitando despesas com gráfica, por exemplo”", explica.

Carlos também destaca a reserva de vagas, que permite configurar um prazo para garantir, por um determinado período de tempo, a reserva de vaga para matrícula do aluno na escola por ele desejada. “"O sistema emite um atestado de reserva de vaga, que lista os documentos exigidos para os responsáveis do aluno efetivarem a matrícula dentro do prazo estipulado pelo município, de 48 ou 72 horas, por exemplo”", esclarece.

Outra melhoria é apontada por um dos profissionais do Serpro responsáveis pela gestão do i-Educar, Alfredo Alencastro. "“O Serpro firmou contrato com os Correios para a utilização da base de dados do Código de Endereçamento Postal (CEP). Com isso, o cadastro fica ainda mais completo e facilitado. Estamos agora encaminhando esse recurso para as devidas customizações"”, adianta. 

Segurança, praticidade e responsabilidade ambiental 

Todas as melhorias, adaptações ou customizações realizadas têm o objetivo de prover mais disponibilidade e praticidade, mas sem descuidar da segurança, como destaca a chefe de apoio operacional ao programa de gestão municipal no Serpro, Ana Cristina Leitão (na foto abaixo, de rosa). “"Entre as novas funcionalidades, temos, no cadastro de pessoas, o log de auditoria [registro de acesso]. Esse recurso identifica, no cadastro do aluno, qualquer alteração que tenha sido feita, mesmo com perfil de administrador. Em qualquer alteração feita, ficam registrados o CPF do autor da modificação, a data e a hora. É um sistema bastante confiável”", garante.

Ana Cristina reforça os pontos mais positivos do i-Educar. “"O sistema visa atender a necessidade das escolas de eliminar os papéis armazenados; desburocratizar os processos que requerem documentação em papel e ainda contribuir para preservação do meio ambiente"”, aponta. Além disso, com as escolas utilizando o mesmo sistema, as informações poderão estar disponíveis de forma integrada, evitando perda de dados,  duplicidade de cadastros e desperdício de tempo. 

Valparaíso de Goiás: projeto-piloto de sucesso 

Serpro faz parceria de sucesso com a prefeitura de Valparaíso de Goiás

O sistema i-Educar foi implantado no município de Valparaíso de Goiás/GO em 2014, por meio de uma parceria entre o Serpro e a prefeitura. A Escola Municipal Casinha Feliz, que possui 480 alunos, 18 professores e outros 23 funcionários foi contemplada como projeto-piloto para uso do sistema.

Todo o cadastro de alunos e atividades cotidianas da escola, como matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são controlados pelo i-Educar. Tudo feito de forma integrada, utilizando principalmente os módulos de cadastro e movimentação. O sistema será implantado em breve em mais quatro escolas do município e as demais unidades educacionais da cidade serão contempladas futuramente.

A diretora da divisão de assuntos técnico-administrativos das escolas da Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás, Iraci Fagundes de Souza (acima, de camisa listrada), fala dos benefícios. “"Antes da implantação do sistema, a documentação era analisada e feita manualmente, sendo esse processo defasado, pois sempre estávamos com as pastas dos alunos nas mãos. Agora temos as informações centralizadas, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos e o tempo de atendimento aos pais e a comunidade em geral. O i-Educar veio para transformar o funcionamento das unidades de ensino, trazendo inovação e praticidade no trabalho administrativo, sendo este uma ferramenta inovadora de auxílio ao profissional”", diz.

Segundo ela, o trabalho em conjunto traz bons resultados. “"A parceria do Serpro com a Secretaria de Educação e a unidade escolar é bem ativa, pois sempre que precisamos de auxílio eles se fazem presente por meio de audioconferências e visitas à escola"”.

Cidades Digitais promove modernização e inclusão digital

O i-Educar é um dos sistemas que integram o programa Cidades DigitaisO i-Educar é um dos sistemas que integram o programa Cidades Digitais, uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MiniCom). Criado para modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros pela tecnologia, o Cidades Digitais selecionou inicialmente 80 cidades para investimentos em fibra óptica e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em locais públicos de grande circulação. Dessas cidades, 32 solicitaram o i-Educar. Dentre elas, Viçosa do Ceará, já em fase de implantação para ser a primeira dessas cidades a receber o sistema.

A coordenadora geral de infraestrutura para inclusão digital do MiniCom, Eloá Mateus, diz que o i-Educar beneficia municípios e cidadãos. "“Ele é um aplicativo que vai proporcionar melhorias não só na gestão escolar do município, mas também o acompanhamento, pelos pais, das notas e das frequências dos alunos. Além da melhoria da gestão municipal, que é um dos objetivos do programa Cidades Digitais, a gente espera o empoderamento da população com acesso a essas informações"”, afirma.