Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Mais eficiência para gerir custos do governo

Notícias

Mais eficiência para gerir custos do governo

Siads

Siads, sistema de gestão de bens e serviços desenvolvido pelo Serpro, ganha novas funcionalidades que facilitam ainda mais o controle da contabilidade pública
Exibir carrossel de imagens Siads facilita o controle e gerenciamento da contabilidade pública

Siads facilita o controle e gerenciamento da contabilidade pública

Lucimar Oliveira

Imagine poder catalogar os itens patrimoniais de um órgão público de forma mais prática e ágil utilizando um smartphone, ou atualizar as informações dos bens de consumo e permanentes de uma instituição de forma automatizada, deixando de lado a difícil tarefa de registrar os dados manualmente? Essas facilidades ajudariam, e muito, a gestão da contabilidade no órgão, não é mesmo? O Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), tem novas funcionalidades que permitem realizar todas essas operações e outras mais. Desenvolvido para o Ministério da Fazenda (MF), as novidades do Siads estão atraindo, cada vez mais, o interesse de órgãos públicos federais. 

Inventário eletrônico na web e em aplicativo mobile é uma das novidades do Siads.O Siads é o sistema de gestão de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte que tem ajudado o governo a realizar o controle completo e efetivo da contabilidade pública, além de otimizar a gestão de gastos públicos. O sistema é essencial para a modernização da contabilidade pública. É uma importante ferramenta que gere informações úteis e fidedignas sobre os custos do governo, subsidiando a tomada de decisões e a busca pela transparência, eficiência e economicidade na aplicação de recursos públicos”, destaca a subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gildenora Milhomem (na foto abaixo, à direita). 

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), órgãos do Ministério da Fazenda, coordenam a gestão do Siads, que é utilizado por outros órgãos da Administração Pública Federal para gerenciar os estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte no âmbito governamental. “O Tesouro é o órgão que tem como missão a busca pelo equilíbrio fiscal. Nesta missão, um ponto fundamental é trabalhar a qualidade do gasto. Quando você tem uma gestão aperfeiçoada do patrimônio da União, realizada com eficiência, segurança e menos esforço, isso contribui para uma melhor qualidade do gasto público”, afirma Gildenora. 

Secretaria do Tesouro conta com o Siads para buscar o equilíbrio fiscal e a qualidade do gasto.


De acordo com a coordenadora de suporte à informação de custos do Tesouro Nacional, Rosilene de Souza (na foto ao lado, à esquerda), em 2015, os bens da União totalizavam quase 100 bilhões, sendo 96 bilhões de bens móveis e 3,2 bilhões de bens intangíveis, como softwares e patentes. “Esses dados do Balanço Geral da União, que é um demonstrativo anual contábil, evidenciam a dimensão do volume de bens que existem e precisam ser administrados. O Siads é uma importante ferramenta que nos ajuda a cumprir essa tarefa”, diz Rosilene.


Inovação e mais eficiência

Em constante processo de melhoria, o Siads evoluiu e aperfeiçoou ainda mais o módulo de gestão patrimonial. Já está disponível o Inventário Eletrônico, que conta com uma nova interface web e um aplicativo mobile para facilitar a coleta de informações do patrimônio por meio da leitura do código de barras de identificação dos bens. O processo é muito mais prático, ágil e seguro e funciona por meio da captura dos dados por câmera de celular, pistola de leitura óptica ou digitação direta das informações no aplicativo. 

A coordenadora de Negócio do Serpro, Loreane Brandizzi (abaixo), responsável pela evolução dos módulos do Siads, afirma que o sistema está sendo aperfeiçoado para realizar, também, a migração automatizada das informações de materiais de consumo e permanentes das instituições. “Estamos em processo de teste com a Presidência da República e a Advocacia-Geral da União (AGU), mas, em breve, já será possível carregar dados da base das instituições de governo para o Siads, fazendo a correlação das informações de forma automatizada”, destaca Loreane. 

Loreane Brandizzi, coordenadora de Negócio do SerproOutra importante evolução do Siads é a integração com o novo Sistema de Administração Financeira (Siafi). Essa integração permite que as entradas e saídas de materiais no Siads gerem informações para o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC), por meio dos centros de custos, sendo possível classificar as despesas realizadas por tipo de finalidade e, assim, descobrir e controlar quem, onde, por que, em que atividade e com que finalidade foi gasto o recurso e, ainda, saber o custo do bem. 

Além disso, nos próximos meses, as requisições de materiais de consumo, como papel e caneta, poderão ser feitas diretamente pela web em um ambiente com novo visual. A nova interface gráfica do Siads é muito mais amigável e intuitiva, facilitando o registro de dados no sistema. 

Todas essas inovações e outras que ainda serão realizadas estão sendo apoiadas pelo Ministério da Fazenda por meio de seu Programa de Modernização Integrada (Pminf), que priorizou o Siads para ser custeado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), viabilizando o desenvolvimento de projetos inovadores voltados para melhoria da gestão fiscal e financeira da Administração Pública. 

Excelência no mercado

A integração com outros sistemas de governo, a segurança e o valor de custo menor para a aquisição da solução, se comparado a ferramentas similares no mercado, são os principais benefícios que têm atraído o interesse de órgãos públicos pelo Siads. Além de estar integrada ao Sistema de Administração Financeira (Siafi), que controla a execução orçamentária, financeira e patrimonial, a solução incorpora também o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), ambiente onde são realizadas as operações de compras. 

Olinto Zacarias, da ANTT

Há 14 anos utilizamos o Siads. Ele permite controlar e conhecer todo o fluxo de bens, como compra, consumo, utilização e até o controle da depreciação dos bens permanentes. A segurança e o custo da ferramenta são um grande diferencial e a integração com outros sistemas facilita muito a gestão”, pontua o gerente-executivo de Gestão de Bens, Materiais e Segurança da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Olinto Zacarias (ao lado). 

No total, 19 órgãos públicos utilizam o Siads, como por exemplo, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), o Ministério da Defesa (MD), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para contratar a solução, é preciso obter autorização específica do Tesouro Nacional. Solicite informações pelo e-mail comercial@serpro.gov.br.

Entenda o processo de gestão de bens e serviços