Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > ConSerpro comemora dez anos de soluções e projetos inovadores

Notícias

ConSerpro comemora dez anos de soluções e projetos inovadores

CONSERPRO

Evento corporativo se consolida dentro do Serpro com 83 trabalhos já implementados com sucesso
Exibir carrossel de imagens Luiz Edmundo Moreto, gestor executivo do evento

Luiz Edmundo Moreto, gestor executivo do evento

O Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicados a Serviços Públicos (ConSerpro) teve sua primeira edição em 2004 e vem sendo realizado anualmente, de forma itinerante, sob a coordenação da Universidade Corporativa (UniSerpro). Para comemorar uma década da iniciativa, a empresa promoveu, em dezembro de 2014, o ConSerpro Ouro, uma edição especial que resgatou não só o histórico do acontecimento, mas que foi um espaço para homenagear as pessoas que fizeram parte dessa história e ainda os principais trabalhos implementados com sucesso nesse período.

Os trabalhos implementados foram classificados em dez Destaques Individuais e dez Trabalhos Relevantes. Dentre eles, foram homenageados, por exemplo, o empregado e a empregada que mais tiveram trabalhos premiados. Serge Rehen, gerente da Coordenação Regional de Tecnologia em Salvador, que possui seis troféus, sendo quatro de primeiro lugar; e Viviane Malheiros, coordenadora de Experiência do Usuário na Coordenação de Tecnologia, com quatro troféus.

Para Viviane, o ConSerpro é um espaço para compartilhar conhecimento. “A convivência gerada durante o evento permite que experiências sejam transformadas em aprendizado para todos. E ter o reconhecimento da empresa pelo trabalho desenvolvido é muito gratificante”, assegura.

Dentre os trabalhos mais relevantes homenageados, pode-se destacar o Projeto “Porto Sem Papel”, de 2008, que agiliza a análise e a liberação das mercadorias nos portos brasileiros, reduzindo os gastos públicos e que hoje já está em atividade nos principais portos do país. Já em termos monetários, dois trabalhos homenageados no ConSerpro Ouro que foram implementados na empresa geraram uma economia capaz de pagar por seis edições do evento: "O-VPN: Nova Modalidade de VPN Acesso Remoto” e “Assinador Serpro: uma solução Java Web para Assinatura Digital e Criptografia utilizando Certificado Digital”.

 As Origens do ConSerpro

materia-10AnosConSerpro-Sitecdr.pngA ideia deste grande evento corporativo nasceu de congressos anuais internos para motivar e integrar colaboradores e clientes. O primeiro deles foi realizado em 1984, denominado “Congresso Serpro de Informática” e conhecido como 1º CSI. A partir daí, foram implementados anualmente outros CSIs até 1988. Nesses quatro anos, o Serpro conseguiu duas vezes o primeiro lugar no Congresso Nacional de Informática, realizado pela Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu), o que contribuiu ainda mais para aumentar a visibilidade externa da empresa.

O congresso foi descontinuado por algum tempo e retornou em 2004, com sua primeira edição em Brasília, como parte das comemorações dos 40 anos do Serpro. A nova configuração expandiu o conceito de "informática" e passou a abordar "tecnologia e gestão aplicadas a serviços públicos", além de ter a sua coordenação assumida pela UniSerpro.

Já na primeira edição, o evento contou com 114 trabalhos inscritos oriundos de todas as dez regionais. Ao longo desses anos, foram 852 trabalhos apresentados e 156 premiados. “O ConSerpro comprovou, ao longo dos anos, que os talentos do Serpro estão espalhados por centros de excelência nas diversas regionais e até em pontos distantes das capitais dos Estados. O evento é um instrumento real e prático da gestão de conhecimento no Serpro”, afirma Luiz Edmundo Alves Moreto, gestor executivo do evento.

conserpro.jpg

 Inovação, Qualidade Técnica e Aplicabilidade ao Serpro

A participação no ConSerpro é aberta aos empregados do Serpro e aos funcionários de órgãos públicos, integrantes da comunidade acadêmica, empregados aposentados e estagiários, desde que em coautoria com empregado do quadro interno da empresa. Os trabalhos devem apresentar ideias ou soluções inovadoras, inéditas ou não, que colaborem para o avanço do conhecimento nos variados segmentos de serviços públicos, aplicáveis ao âmbito de atuação da instituição. E os critérios para avaliação dos trabalhos são exatamente esses: inovação, qualidade técnica e aplicabilidade.

No último levantamento realizado, até 2012, 83 trabalhos estavam implementados com sucesso, ou no Serpro ou em algum cliente. O desenvolvimento cooperativo e a visão de conjunto da empresa contribuem para a eficácia do evento.

Segundo Eunides Chaves, coordenadora da UniSerpro, o ConSerpro fomenta projetos com soluções inovadoras. “O evento tem grande potencial de aplicabilidade, o que favorece o fortalecimento da cultura de disseminação do conhecimento e o permanente aprimoramento dos produtos oferecidos pelo Serpro”, relata.

 Novas formas de participação estimulam os empregados

Desde 2009, passaram a ser premiados os três primeiros colocados nos quatro temas de trabalho e, a partir de 2013, criou-se também o prêmio de Melhor Inovação por Tema, dentre os não selecionados. Os valores das premiações atuais são: 10, 8 e 6 mil reais para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, e 5 mil reais para o de melhor inovação em cada tema.

O Serpro investe em torno de R$ 200 mil reais por ano para a realização da iniciativa, englobando os gastos com premiações, logística e infraestrutura. O evento tem duração de três dias e é transmitido a todas as regionais por videoconferência ou videostreaming.

Os trabalhos premiados são apresentados por seus autores e passam a fazer parte da coletânea de trabalhos premiados do ConSerpro. Desde a 10ª edição do evento, em 2013, é possível acompanhar a programação do ConSerpro através de aplicativo desenvolvido para Android, que já teve mais de 500 downloads. Para 2015, está prevista também a versão para iOS.

Florianópolis: próxima Regional a sediar o ConSerpro

A quantidade de resumos aceitos; a quantidade de trabalhos homologados e selecionados; e os indicados como melhor inovação são alguns dos critérios que orientam a escolha da regional para a realização do ConSerpro.

Em 2015, Florianópolis, única regional que ainda não sediou uma edição, será contemplada com o evento.O caráter itinerante do ConSerpro, além de promover os costumes daquele Estado, dá visibilidade à regional e aproxima o Serpro da área acadêmica local. Essa é uma das características mais importantes do evento”, afirma Eunides.

A cada ano, o ConSerpro se modifica e consegue ser ainda melhor do que o do ano anterior. As regionais, quando o recebem, sempre nos surpreendem com diversas iniciativas. O que mais destacamos sempre é a hospitalidade, o carinho, a cortesia e a simpatia que invariavelmente são extremas”, relata Moreto.