Você está aqui: Página Inicial > Tema > Matérias Tema > Chega de papel!

Notícias

Chega de papel!

Software livre Alfresco possibilita a produção, uso e guarda de documentação em formato eletrônico, poupando toneladas de papel
Exibir carrossel de imagens Alfresco Community: software livre de gerenciamento de conteúdo empresarial

Alfresco Community: software livre de gerenciamento de conteúdo empresarial

Aldo Maranhão

Sete bilhões de documentos, 11 milhões de usuários e 1.800 clientes. Estes são os números do Alfresco Community, um software livre de origem inglesa para o gerenciamento de conteúdo empresarial, que possibilita a organização, controle e disponibilização de documentos, já traduzido para vários idiomas, inclusive português brasileiro.

Davi HaackO técnico Davi Haack (na foto ao lado), que atua na área de Infraestrutura da Superintendência de Operações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), diz que o Alfresco é usado na empresa para sistemas como o Processo Verde, MGAD e Sinor (ver box no fim da matéria).

Sua utilização possibilita melhora e agilidade em determinados processos, além do uso racional de recursos, como frisa. “O Alfresco traz precisão e velocidade na localização de documentos e arquivos, além da possibilidade de trabalho virtual e colaborativo, o que significa redução de custos com impressões em papel, cópias e movimentação com acesso instantâneo de documentos, sem limitações físicas ou geográficas”, defende.

ORIGENS
O Alfresco foi criado em 2005 por John Newton e John Powell e está direcionado para gerenciamento de documentos e conteúdos da web. No início focava mais em gestão de documentos; a partir de 2006 a empresa expandiu para o gerenciamento em web. Já em 2012, o programa Alfresco teve um avanço significativo, com melhorias na interface do usuário e disponibilidade de recursos mais interativos.


Alfresco: larga aplicação empresarial

O Alfresco serve para a descrição dos recursos, incluindo as informações técnicas, tornando mais fácil a utilização de gestão de conteúdo. Suas funcionalidades permitem fazer uma busca mais aprofundada em todo o acervo.

O Alfresco traz precisão e velocidade na localização de documentos e arquivos, além da possibilidade de trabalho virtual e colaborativo”

Davi Haack

O Alfresco permite o trabalho virtual, possibilitando acesso dos membros internos através de autenticação via rede local e externos (através de convites). A interface de acesso padrão do sistema permite aos seus usuários personalizar sua área de trabalho, priorizando o que é de maior importância para seu perfil, de acordo com os projetos em que esteja envolvido. Permite também utilização de blogs, wikis, calendários, agendas e listas de tarefas customizáveis, além, é claro da visualização dos documentos diretamente no navegador – sem a necessidade do uso de editores de texto.

O sistema possui um ambiente de desenvolvimento mais produtivo. A arquitetura, por sua vez, oferece estabilidade massiva sem necessidade de grandes investimentos.

É um sistema que pode ser configurado para atender as necessidades do cliente e suas experiências específicas, incluindo também uma maneira simples de pesquisar o conteúdo”, defende Davi. Por ser um sistema avançado e apresentar eficiência, estima-se que esteja sendo utilizado por mais de três mil empresas públicas e privadas. É uma ferramenta capaz de agilizar todo o trabalho empresarial, já que atende diversas necessidades de uma instituição.

Economia de papel no Serpro

Processo Verde do Serpro

No âmbito do Serpro, o registro de informação impressa ainda é uma realidade. Segundo nossos registros, existia em 2012 uma estimativa de aproximadamente 21 mil caixas contendo documentos intermediários e permanentes. Previa-se ainda o crescimento vegetativo do acervo em aproximadamente 100 caixas por mês, com descarte de pelo menos 50% de todo o acervo documental desprovidos de valor”, explica Davi.

Com a utilização do Alfresco, inicialmente no Processo Verde, foi possível modificar essa realidade, como coloca Luiz Cláudio Turbay, superintendente de Aquisições e Contratos do Serpro. “O Processo Verde, implantado em 2013, permitiu que cerca de um milhão de páginas por ano deixassem de ser impressas, arquivadas e mantidas para posterior recuperação. Isso foi possível com o uso da tecnologia disponibilizada pelo Alfresco", indica.

Detalhes técnicos

O Alfresco é desenvolvido em Java, licenciado e distribuído sob a licença LGPLv3. Tem como pré-requisitos para instalação e funcionamento ao lado do servidor: Servidor Linux ou MS-Windows de 64 bits, com pelo menos 4 gigabites de memória RAM, 5 gigabites de espaço em disco para a aplicação e storage para armazenamento dos arquivos a ser definido de acordo com a necessidade, Java Development Kit (JDK7), Servidor web Apache Tomcat7 ou Jboss, banco de dados MySQL, PostgreSQL ou Oracle.

Para um cliente utilizá-lo, é necessário sistema operacional (Linux, Windows ou Mac) com navegador Web. O sistema permite também acesso mediante cliente móvel para Android e IOS.

Acesse o curso virtual

ALFRESCO NO SERPRO

Processo Verde
(http://processoverde.serpro):
Utiliza a versão Community 4.0.d desde 2012. Atualmente está em homologação a migração da versão corrente do Alfresco para nova versão da aplicação (5.0.d).

MGAD (Modelo de Gestão de Ambiente Descentralizados):
Desde 2013, a gestão de conteúdo do MGAD é realizada pelo Alfresco. Naquela ocasião a versão corrente (4.0.d) não atendia aos requisitos definidos para o sistema, porém com o lançamento das novas versões, os requisitos para o sistema foram atendidos e o processo de customização/desenvolvimento/homologação foi iniciado. Atualmente, o sistema encontra-se em homologação pela Superintendência de Operações da empresa.

SINOR (Sistema de Informações Normativas)
Em fase de homologação, o sistema interno que agrega as informações normativas do Serpro também está sendo desenvolvido pelo gerenciador de documentos e conteúdos Alfresco.

Atualização de Serviço:
Tendo como foco os processos de melhoria e atualização da rede local de software livre (RLSL), encontra-se em estudos a utilização do Alfresco como provedor virtual de arquivos (através do uso do protocolo WebDAV). Isso possibilitará a utilização de todas as funcionalidades da aplicação no serviço, agregando diversas melhorias.