Você está aqui: Página Inicial > Tema > Entrevistas > Empregados e empregadas homenageados por tempo de serviço no Serpro

Notícias

Empregados e empregadas homenageados por tempo de serviço no Serpro

Entrevista

Revista Tema entrevista pessoas que fazem a história da empresa e do país
Exibir carrossel de imagens Doze colegas falam sobre seus momentos mais marcantes dentro do Serpro

Doze colegas falam sobre seus momentos mais marcantes dentro do Serpro

Nesta edição comemorativa dos 52 anos do Serpro, a Revista Tema conversou, para a seção Entrevista, com doze empregados e empregadas que estão sendo homenageados por tempo de serviço. Eles comemoram 10, 25, 30 e 35 anos de empresa e falam qual foi o momento mais marcante dentro do Serpro. Ao todo, 1.253 pessoas foram homenageadas este ano.

TEMA – Qual foi o seu momento mais marcante nesses anos dentro da empresa?



Rio de Janeiro: Maria José Salazar, 35 anos de Serpro (Supde/Derjo)Rio de Janeiro
Maria José Salazar, 35 anos de Serpro (Supde/Derjo)

"Ainda hoje posso lembrar do meu primeiro dia no Serpro, ocorrido em julho de 1981. Foi marcante pela recepção acolhedora oferecida pelos novos colegas, que no decorrer dos anos vieram a se transformar em grandes amizades. Trabalhei por vinte anos com o Imposto de Renda, onde tenho lembranças maravilhosas, com uma equipe excelente. Foram os anos mais lindos em minha lembrança."

 Belém: Maria do Socorro de Farias Meireles, 30 anos de Serpro (Supop/Opblm)Belém
Maria do Socorro de Farias Meireles, 30 anos de Serpro (Supop/Opblm)

"O momento mais marcante que eu tive como profissional foi quando nós tivemos um evento em 2012 com a Receita Federal. Foi uma fase marcante profissionalmente e para a empresa, que deu um atendimento na 2º região pra uma instituição de grande porte como a Receita Federal. Quanto orgulho eu sinto de poder ter participado desse evento!"

 Belo Horizonte: Clécia Beatriz Rocha, 10 anos de Serpro (Supde/Debhe)Belo Horizonte
Clécia Beatriz Rocha, 10 anos de Serpro (Supde/Debhe)

"O momento mais marcante foi o trabalho de geração de insumos para a Reforma Tributária, que foi um projeto bem crítico e muito importante para toda a sociedade. Nele tivemos que envolver várias regionais, que cooperaram conosco, parando seus processamentos para que pudéssemos consolidar dois anos de Notas Fiscais Eletrônicas em apenas 30 dias. Esse episódio mostra que quando o Serpro se une, a gente consegue atender bem o cliente e superar todas as dificuldades."

Brasília: Miyuki Abe, 35 anos de Serpro (Dircl/Sunaf)Brasília
Miyuki Abe, 35 anos de Serpro (Dircl/Sunaf)


"O que realmente me marcou foi quando eu tinha recém assumido a Sunaf e fui diagnosticada com câncer de tireóide. Eu tive todo companheirismo, todo o apoio e todo o processo de aprendizado. Isso foi muito importante para poder me centrar e poder dar atenção em busca da minha cura.  Na área tive vários ombros amigos que me apoiaram e isso fez com que eu conseguisse realmente voltar em quatro meses. Coleguismo e parceria eu tenho dentro dessa empresa."

 Curitiba: Roseli Caetano Pinto de Souza Braz, 25 anos de Serpro (Supgl/Glcta)Curitiba
Roseli Caetano Pinto de Souza Braz, 25 anos de Serpro (Supgl/Glcta)

"Para mim foi ter conhecido o pai da minha filha aqui no Serpro, em 1986. Na época, trabalhava como digitadora, principalmente com documentos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. Foi um período maravilhoso, nos casamos e desse relacionamento tivemos uma linda filha, que hoje esta com 21 anos."

 Florianópolis: Antonio Sérgio Muxagata, 10 anos de Serpro (Supde/Defns)Florianópolis
Antonio Sérgio Muxagata, 10 anos de Serpro (Supde/Defns)

"A hospitalidade e alegria dos colegas do Recife, que me receberam dez anos atrás e ajudaram no meu desenvolvimento pessoal e profissional, em especial à toda equipe do SCC (Sistema de Controle de Crédito) e, recentemente, ao maravilhoso acolhimento feito pelo pessoal de Florianópolis, em especial ao time de craques do SID (Sistema Integrado da Dívida), equipe que agora integro. É gratificante trabalhar ao lado de tanta gente boa!"

Fortaleza: Vicente Henrique Ferreira Gomes, 30 anos de Serpro (Supgs/Gsfla)Fortaleza
Vicente Henrique Ferreira Gomes
, 30 anos de Serpro (Supgs/Gsfla)

"Comecei no Serpro em 1986 na área da digitação e depois fui convocado para o desenvolvimento de sistemas, para o Minisup para a Receita Federal. Lá passei dez anos e começamos com um sistema chamado Confin, que hoje ele é chamado de Ação Fiscal. Trabalhei também no Sistema Âncora. Dediquei grande parte da minha vida a esses dois sistemas. Foi muito bom. O Serpro praticamente é minha vida. Hoje eu faço 30 anos de casa com muito orgulho."

Porto Alegre: Renata do Amaral, 10 anos de Serpro (Cojur/Cjpae)Porto Alegre
Renata do Amaral, 10 anos de Serpro
(Cojur/Cjpae)

"Tive tantos momentos marcantes durante esses dez anos, que é até difícil selecionar um. Nosso trabalho no Jurídico tem muito a característica do fazer junto, do processo em equipe. Recentemente, por exemplo, tivemos um êxito importante: nossa tese de defesa jurídica não só foi vitoriosa como se tornou uma Súmula no Tribunal do Trabalho de nossa região. Esse tipo de acontecimento motiva a gente. Posso dizer que construí uma carreira aqui na empresa que tem me trazido satisfação profissional."

 Recife: Edinaldo Franco da Silva, 30 anos de Serpro (Supgp/Gprce)Recife
Edinaldo Franco da Silva, 30 anos de Serpro (Supgp/Gprce)

Durante 30 anos o Serpro tem marcado a minha vida em vários momentos. Um deles foi em uma das primeiras eleições e eu estava desenvolvendo todo o procedimento eleitoral. Outro momento foi quando eu trabalhava na área de desenvolvimento e elaborava sistemas como Simbis, Sinbisco e o tratamento em relação a material cartográfico, biblioteca. Muitas vezes fui a Brasília tratar desse projeto maravilhoso. Aqui eu tive conquistas na área pessoal, na área social e só tenho a agradecer a todo esse período ao Serpro aos amigos vários que aqui encontrei."

Salvador: Gênese Barbosa, 10 anos de Serpro (Supgp/Gpsdr)Salvador
Gênese Barbosa, 10 anos de Serpro (Supgp/Gpsdr)

“Durante esses dez anos, trabalhei um ano na Sede (Unidade de Alinhamento Estratégico) e nove anos na Gestão de Pessoas. Considero que todo esse período no Serpro equivale a uma especialização acadêmica e profissional , uma oportunidade de complementar a teoria com a prática que, por muitas vezes, são bem diferentes. Nesses dez anos, percebo quão importante esta empresa é para o exercício da cidadania, transparência e gestão do Estado. O momento mais marcante nesse período foi quando passei a exercer a função gerencial na unidade de gestão de pessoas, com pouco mais de seis anos de Serpro.”

 São Paulo: Arlindo Fernando de Carvalho Pinto, 30 anos de Serpro (Supg/Gsspo)
São Paulo
Arlindo Fernando de Carvalho Pinto, 30 anos de Serpro (Supg/Gsspo)

"Nesses 30 anos eu tive a felicidade de trabalhar com excelentes profissionais e uma oportunidade única de trabalhar em sistemas muito relevantes para a empresa, como Dívida Ativa, Sistemas de Cobrança, parcelamento e processos fiscais da área da Receita Federal do Brasil. Nesse período todo, o sistema mais marcante sem dúvida foi a implantação do Porto Sem Papel, projeto de TI que estava previsto no PAC, de grande relevância para o Brasil. Pessoalmente, um fato marcante foi que um mês antes da implantação do projeto, em abril de 2010, tive diagnóstico de linfoma no estômago, o que me deixou completamente arrasado, pois eu não participaria da implantação no Porto de Santos. Graças ao apoio, à colaboração e às orações dos meus colegas pude voltar ainda em 2010 e acompanhar a implantação nos demais portos brasileiros."

Sede: Jorge Kanamota, 25 anos de Serpro (Supss)Sede
Jorge Kanamota, 25 anos de Serpro (Supss)

"O momento mais marcante da minha experiência no Serpro foi quando a gente montou a primeira equipe para desenvolver um projeto no Ministério da Fazenda. A gente desenvolveu num micro computador, na época era um "micrão". Trabalhei com linguagem Manps e o Sistema Profinac, que era a Programação Financeira Nacional, o que acabou virando o Siafi. Esse foi um dos momentos mais importantes, pois hoje o Siafi já é uma ferramenta consagrada no Brasil inteiro, e me trouxe um grande orgulho ter participado desde o início desse projeto. Depois eu tive uma segunda etapa, em que participei do projeto que antigamente chamava-se "Folhão" e depois passou a ser o Siape."