Você está aqui: Página Inicial > Tema > Artigos & Opiniões > Sinesp Cidadão, já baixou o seu?

Notícias

Sinesp Cidadão, já baixou o seu?

Opinião

Cristina Fiúza, coordenadora do Serpro de Serviços de Segurança Pública
Cristina Fiuza, Coordenadora do Serpro de Serviços de Segurança Pública

Cristina Fiuza, Coordenadora do Serpro de Serviços de Segurança Pública

Fornecer ao cidadão um aplicativo móvel que consulta a situação do veículo a partir da digitação da placa. Foi assim que o Serpro recebeu a demanda do Ministério da Justiça e nasceu o Sinesp Cidadão, solução de sucesso perante a sociedade e os profissionais de segurança pública.

No seu módulo de lançamento, a Consulta Veículo, foi disponibilizado uma solução que funciona de forma intuitiva. O cidadão digita a placa e, a partir de pesquisa à base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), recebe as informações sobre a existência de restrição por furto ou roubo, além de informações sobre a marca, modelo, cor, cidade/UF e final do chassi do veículo.

Para suprir a necessidade de funcionar em diferentes aparelhos e assim atingir um número significativo de cidadãos, o aplicativo foi desenvolvido para uso nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Desde a sua implantação é um sucesso, obtendo 4,2 estrelas como média de avaliação nas lojas virtuais. Gratuitamente, qualquer cidadão pode instalá-lo em seu smartphone ou tablet e colaborar no âmbito da segurança pública, agilizando a busca e apreensão dos suspeitos e do veículo pelos órgãos competentes. Já são mais de 2,2 milhões de downloads ativos, com média de 400 mil consultas diárias a informações de veículos.

Com a repercussão da Consulta Veículo, em seguida foi liberado o módulo de Mandado de Prisão, que promove a colaboração dos cidadãos no processo de identificação de pessoas com mandado de prisão aguardando cumprimento. A partir do nome da pessoa, ou do nome da mãe, ou ainda de um documento, é realizada a pesquisa na Base Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Milhares de foragidos estão sendo presos graças à facilidade e agilidade que a solução propicia com a sua pesquisa.

O terceiro módulo disponibilizado foi o Desaparecidos. De significativa importância social, possibilita que os estados integrem as informações e estimula o cidadão a contribuir com o reconhecimento e encontro de pessoas desaparecidas. Neste aspecto, a contribuição social para os familiares e amigos de pessoas encontradas é inestimável.

O Sinesp Cidadão tornou-se uma grande e simples solução para fazer com que a sociedade se torne, sem se expor, parceira do serviço público. É importante salientar que apesar do estímulo colaborativo, o cidadão não pode se empolgar e efetuar qualquer abordagem ou aproximação, para sua própria segurança.