Notícias
Painel “AmbDes”: O Ambiente de Desenvolvimento Virtualizado (Nuvem)
Artigo
Introdução
No segundo semestre de 2014, a Superintendência de Produtos e Serviços – Centro de Dados (Supcd) do Serpro disponibilizou às equipes de desenvolvimento um portal de provisionamento de ambientes virtualizados (Nuvem), denominado "AmbDes" (https://portal.dev.serpro), com o objetivo de facilitar, padronizar, agilizar e controlar o provisionamento de máquinas para os ambientes de Desenvolvimento/Testes/Validação, dos sistemas atendidos pelo Serpro.
Rapidamente houve um crescimento no volume de máquinas provisionadas neste ambiente, superando as expectativas iniciais. Em aproximadamente um ano o "AmbDes" já acomodava mais de 500 sistemas.
Ele oferece opções para a criação de ambientes Linux (CentOS) e Windows (2012 Server), no modelo "IaaS – Infrastructure as a Service" (Infraestrutura como Serviço), além de opções para necessidades mais específicas, como servidores de aplicação (JBoss EAP) e banco de dados (PostgreSQL) no modelo "PaaS – Platform as a Service" (Plataforma como Serviço). O acesso é restrito aos "DevOps" (https://git.serpro/devops/documentos) e às equipes de desenvolvimento.
Atualmente, o "AmbDes" está instalado no Centro de Dados do Rio de Janeiro e os ambientes provisionados são controlados por códigos de serviço, da mesma forma como ocorre com os ambientes de Homologação e Produção.
O "Painel AmbDes"
Ferramenta:
"Painel AmbDes" – Painel de Acompanhamento dos Ambientes de Desenvolvimento do Serpro (http://painel.portal.dev.serpro/)
Motivação:
Ao longo de dois anos, aproximadamente, com o aumento considerável de máquinas provisionadas pelo uso intensivo do "AmbDes", houve a necessidade de um acompanhamento mais abrangente, incluindo Unidades de Relacionamento com Clientes (URC) e Centro de Dados (Supcd), além das equipes de desenvolvimento.
Ainda que criados pelos desenvolvedores, havia uma dificuldade, principalmente pela área comercial, em realizar esse controle, impactando não só nas estimativas a serem consideradas no processo de formulação de preços, mas também na fase de validação das apropriações.
Pela importância e pelo aumento do volume desse ambiente, houve a necessidade de facilitarmos o acesso à informação de uma maneira mais adequada e amigável, além de possibilitar uma gestão mais eficiente dos recursos provisionados. Idealizado pelo analista Thiago Laubstein, integrante do grupo "DevOps" e da equipe do Desenvolvimento de São Paulo, em parceria com a Supcd e Superintendência de Produtos e Serviços – Gerência de Serviços (Supgs), foi criado o "Painel AmbDes", que apresenta alguns "Dashboards" para que os responsáveis pelos serviços possam acompanhar os ambientes criados nesta plataforma.
Para que serve?
Disponibilizar informações dos recursos (servidores/ambientes) dos domínios de Desenvolvimento/Teste/Validação, provisionados pelas equipes de desenvolvimento e pelos "DevOps", via "Portal AmbDes" (https://portal.dev.serpro/) - ambiente de Nuvem do Desenvolvimento, a todos os usuários interessados na informação no âmbito do Serpro.
Quais as vantagens do seu uso?
Acesso transparente e aberto das informações relacionadas aos recursos provisionados dos ambientes de "desenvolvimento"/"teste"/"validação", sob diversas perspectivas. O painel apresenta insumos relacionados as apropriações, alocações de recursos, tipos de ambientes, consumo de recursos (CPU/Memória/Disco), quantidade de instâncias provisionadas etc. Essas informações podem ser filtradas por unidades gestoras (UGs), domínios (Desenvolvimento/Teste/Validação), tipos de ambientes, códigos de serviço etc. Além de serem consultadas por um intervalo de tempo específico (diário, semanal). A ferramenta é bem intuitiva e os filtros são aplicados de acordo com as seleções realizadas através dos gráficos apresentados. Dessa forma, é possível realizar filtros, por exemplo: Plataforma: "Linux"/Ambiente: "Teste", ou Plataforma: Windows/UG: Sunac.
Quais são os insumos?
O painel é alimentado diariamente, de forma automática, com insumos do "AmbDes". Assim, visualizamos as informações baseadas nos ambientes que foram provisionados no "AmbDes" até o dia anterior.
Potenciais usuários
O acesso ao "Painel AmbDes" é aberto, porém consideramos que o mesmo pode ser utilizado, principalmente:
- Pelas URCs (áreas de negócio) para conhecimento dos insumos de infraestrutura utilizados pelas equipes de desenvolvimento, no atendimento das suas demandas, auxiliando, também, nas questões relacionadas aos custos/apropriações desses ambientes junto ao Centro de Dados (CPS).
- Pelas equipes de Desenvolvimento (Diretoria de Desenvolvimento do Serpro) para controle e conhecimento dos insumos de infraestrutura provisionados para suas necessidades, favorecendo a conscientização sobre o uso racional do ambiente.
- Pelas equipes de controle de apropriação de insumos do Centro de Dados para controle e conhecimento dos insumos de infraestrutura provisionados sob a perspectiva das apropriações relacionadas ao ambiente, bem como avaliação do seu custo para o Serpro.
- Pelas equipes de infraestrutura do Centro de Dados para controle do uso de recursos utilizados com objetivo de garantir a alta disponibilidade do ambiente, além de avaliar desvios que porventura comprometam a sua disponibilidade.
O portal foi disponibilizado em 17/10/2016, e em um curto período de tempo (um mês e meio, aproximadamente), já possui mais de 500 acessos por usuários distintos, o que demonstra o grande interesse pelo produto. Dados consultados do dia 22 de novembro apontam que foram listados no Painel um total de 1.058 ambientes criados.
Considerações finais
A criação desse painel foi possível graças ao trabalho em parceria envolvendo diversas áreas, como Superintendência de Desenvolvimento (Thiago Laubstein e Peter Thompsen), Supcd (Amanda Andrade, Patricia Bertoche, Antonio Isidorio, Ludgero Galvinas, Edson IE, Ariadne Silva, Esperança Vasconcelos, Carlos Fiuza e Lourival Fidelis) e Supgs (Ricardo Katz, Brenno Martinez e Marcio Starke).
Mais detalhes sobre o portal "AmbDes" podem ser obtidos no repositório do grupo "DevOps" em: https://git.serpro/devops/documentos/blob/master/orientacoes/ambdes/ambdes.md.
Peter Ricardo Thompsen é analista de Sistemas pela Universidade São Judas Tadeu (1999) e pós-graduado em Desenvolvimento de Soluções Corporativas pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) em 2008. Trabalha como analista de Sistemas no Serpro desde 2005 no polo de desenvolvimento de São Paulo e atualmente coordena, também, o grupo "DevOps" do Serpro.
Thiago Laubstein Rodrigues é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu desde 2007. Trabalha como analista de Sistemas no Serpro desde 2009, no polo de Desenvolvimento de São Paulo.