Você está aqui: Página Inicial > Tema > Artigos & Opiniões > Painel “AmbDes”: O Ambiente de Desenvolvimento Virtualizado (Nuvem)

Notícias

Painel “AmbDes”: O Ambiente de Desenvolvimento Virtualizado (Nuvem)

Artigo

Peter Thompsen e Thiago Laubstein são analistas de sistemas do Serpro
Exibir carrossel de imagens Thiago Laubstein, analista de sistemas do Serpro

Thiago Laubstein, analista de sistemas do Serpro

Introdução

No segundo semestre de 2014, a Superintendência de Produtos e Serviços – Centro de Dados (Supcd) do Serpro disponibilizou às equipes de desenvolvimento um portal de provisionamento de ambientes virtualizados (Nuvem), denominado "AmbDes" (https://portal.dev.serpro), com o objetivo de facilitar, padronizar, agilizar e controlar o provisionamento de máquinas para os ambientes de Desenvolvimento/Testes/Validação, dos sistemas atendidos pelo Serpro.

Rapidamente houve um crescimento no volume de máquinas provisionadas neste ambiente, superando as expectativas iniciais. Em aproximadamente um ano o "AmbDes" já acomodava mais de 500 sistemas.

Ele oferece opções para a criação de ambientes Linux (CentOS) e Windows (2012 Server), no modelo "IaaS – Infrastructure as a Service" (Infraestrutura como Serviço), além de opções para necessidades mais específicas, como servidores de aplicação (JBoss EAP) e banco de dados (PostgreSQL) no modelo "PaaS – Platform as a Service" (Plataforma como Serviço). O acesso é restrito aos "DevOps" (https://git.serpro/devops/documentos) e às equipes de desenvolvimento.

Atualmente, o "AmbDes" está instalado no Centro de Dados do Rio de Janeiro e os ambientes provisionados são controlados por códigos de serviço, da mesma forma como ocorre com os ambientes de Homologação e Produção.

O "Painel AmbDes"

Ferramenta:

"Painel AmbDes" – Painel de Acompanhamento dos Ambientes de Desenvolvimento do Serpro (http://painel.portal.dev.serpro/)

Motivação:

Ao longo de dois anos, aproximadamente, com o aumento considerável de máquinas provisionadas pelo uso intensivo do "AmbDes", houve a necessidade de um acompanhamento mais abrangente, incluindo Unidades de Relacionamento com Clientes (URC) e Centro de Dados (Supcd), além das equipes de desenvolvimento.

Ainda que criados pelos desenvolvedores, havia uma dificuldade, principalmente pela área comercial, em realizar esse controle, impactando não só nas estimativas a serem consideradas no processo de formulação de preços, mas também na fase de validação das apropriações.

Pela importância e pelo aumento do volume desse ambiente, houve a necessidade de facilitarmos o acesso à informação de uma maneira mais adequada e amigável, além de possibilitar uma gestão mais eficiente dos recursos provisionados. Idealizado pelo analista Thiago Laubstein, integrante do grupo "DevOps" e da equipe do Desenvolvimento de São Paulo, em parceria com a Supcd e Superintendência de Produtos e Serviços – Gerência de Serviços (Supgs), foi criado o "Painel AmbDes", que apresenta alguns "Dashboards" para que os responsáveis pelos serviços possam acompanhar os ambientes criados nesta plataforma.

Para que serve?

Disponibilizar informações dos recursos (servidores/ambientes) dos domínios de Desenvolvimento/Teste/Validação, provisionados pelas equipes de desenvolvimento e pelos "DevOps", via "Portal AmbDes" (https://portal.dev.serpro/) - ambiente de Nuvem do Desenvolvimento, a todos os usuários interessados na informação no âmbito do Serpro.

Quais as vantagens do seu uso?

Acesso transparente e aberto das informações relacionadas aos recursos provisionados dos ambientes de "desenvolvimento"/"teste"/"validação", sob diversas perspectivas. O painel apresenta insumos relacionados as apropriações, alocações de recursos, tipos de ambientes, consumo de recursos (CPU/Memória/Disco), quantidade de instâncias provisionadas etc. Essas informações podem ser filtradas por unidades gestoras (UGs), domínios (Desenvolvimento/Teste/Validação), tipos de ambientes, códigos de serviço etc. Além de serem consultadas por um intervalo de tempo específico (diário, semanal). A ferramenta é bem intuitiva e os filtros são aplicados de acordo com as seleções realizadas através dos gráficos apresentados. Dessa forma, é possível realizar filtros, por exemplo: Plataforma: "Linux"/Ambiente: "Teste", ou Plataforma: Windows/UG: Sunac.

Quais são os insumos?

O painel é alimentado diariamente, de forma automática, com insumos do "AmbDes". Assim, visualizamos as informações baseadas nos ambientes que foram provisionados no "AmbDes" até o dia anterior.

Potenciais usuários

O acesso ao "Painel AmbDes" é aberto, porém consideramos que o mesmo pode ser utilizado, principalmente:

- Pelas URCs (áreas de negócio) para conhecimento dos insumos de infraestrutura utilizados pelas equipes de desenvolvimento, no atendimento das suas demandas, auxiliando, também, nas questões relacionadas aos custos/apropriações desses ambientes junto ao Centro de Dados (CPS).

- Pelas equipes de Desenvolvimento (Diretoria de Desenvolvimento do Serpro) para controle e conhecimento dos insumos de infraestrutura provisionados para suas necessidades, favorecendo a conscientização sobre o uso racional do ambiente.

- Pelas equipes de controle de apropriação de insumos do Centro de Dados para controle e conhecimento dos insumos de infraestrutura provisionados sob a perspectiva das apropriações relacionadas ao ambiente, bem como avaliação do seu custo para o Serpro.

- Pelas equipes de infraestrutura do Centro de Dados para controle do uso de recursos utilizados com objetivo de garantir a alta disponibilidade do ambiente, além de avaliar desvios que porventura comprometam a sua disponibilidade.

O portal foi disponibilizado em 17/10/2016, e em um curto período de tempo (um mês e meio, aproximadamente), já possui mais de 500 acessos por usuários distintos, o que demonstra o grande interesse pelo produto. Dados consultados do dia 22 de novembro apontam que foram listados no Painel um total de 1.058 ambientes criados.

Considerações finais

A criação desse painel foi possível graças ao trabalho em parceria envolvendo diversas áreas, como Superintendência de Desenvolvimento (Thiago Laubstein e Peter Thompsen), Supcd (Amanda Andrade, Patricia Bertoche, Antonio Isidorio, Ludgero Galvinas, Edson IE, Ariadne Silva, Esperança Vasconcelos, Carlos Fiuza e Lourival Fidelis) e Supgs (Ricardo Katz, Brenno Martinez e Marcio Starke).

Mais detalhes sobre o portal "AmbDes" podem ser obtidos no repositório do grupo "DevOps" em: https://git.serpro/devops/documentos/blob/master/orientacoes/ambdes/ambdes.md.

Peter Thompsen, analista de sistemas do SerproPeter Ricardo Thompsen é analista de Sistemas pela Universidade São Judas Tadeu (1999) e pós-graduado em Desenvolvimento de Soluções Corporativas pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) em 2008. Trabalha como analista de Sistemas no Serpro desde 2005 no polo de desenvolvimento de São Paulo e atualmente coordena, também, o grupo "DevOps" do Serpro.

Thiago Laubstein, analista de sistemas do SerproThiago Laubstein Rodrigues é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu desde 2007. Trabalha como analista de Sistemas no Serpro desde 2009, no polo de Desenvolvimento de São Paulo.