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Modelo de aplicabilidade das pesquisas acadêmicas no Serpro

Artigo

Rosana Pauluci é analista da UniSerpro, em Brasília

1 - Introdução

O presente trabalho nasce da oportunidade de fortalecimento e aprimoramento da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizada pelo Serpro, considerando seu programa de pós-graduação (lato e stricto sensu), sob coordenação da Universidade Corporativa do Serpro (UniSerpro). Propõe-se um modelo de análise, avaliação e difusão da P&D, assim como uma agenda de implementação (todas as etapas do modelo estão em curso). O Curso de Especialização em Gestão Pública foi tomado como piloto para a aplicação.

2 - Contexto do Curso

Foi estruturado e realizado o Curso de Especialização em Gestão Pública, inserido no Programa de Educação Pós-graduada Estratégica. A primeira turma direcionada para empregados, com a Universidade de Brasília (UnB) e, a segunda turma – para gestores, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo do curso foi de qualificar empregados e gestores em temas e assuntos relacionados à administração pública. Como resultado desse investimento, foram especializadas 163 pessoas, entre 2011 e 2015, e desenvolvidas, portanto, 163 pesquisas acadêmicas, sendo 101 do curso presencial e 62 do curso a distância.

3 - Modelo de Aplicabilidade de Pesquisas Acadêmicas 

Ao longo da existência do Serpro, têm havido investimentos na formação de empregados, além da realização de eventos específicos para a troca de conhecimentos, contando com parcerias com universidades, governo e setor produtivo. Contudo, existe uma lacuna entre o investimento realizado (todos os recursos) e a efetiva internalização e absorção dos resultados desse conhecimento adquirido.

 Procura-se com o modelo dar algumas respostas a essa lacuna, com vistas a fomentar a aplicabilidade das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação da empresa.

O modelo contempla seis etapas, conforme será demonstrado a seguir: 1. Análise e avaliação de curso de formação; 2. Avaliação de aplicabilidade das pesquisas acadêmicas; 3. Comunicação dos resultados das análises e avaliações; 4. Difusão das pesquisas acadêmicas; 5. Fomento à aplicabilidade das pesquisas acadêmicas; e 6. Proposição de novo(s) curso(s) de formação.

 Figura 1 – Modelo de Aplicabilidade de Pesquisas Acadêmicas no Serpro

 Figura 1

A etapa de análise e avaliação do curso tem como objetivo a análise de resultados do curso do ponto de vista da coordenação e gestão. Contempla o tratamento estatístico e a análise e avaliação desses dados. Considera-se que essa etapa seja capaz de identificar elementos que contribuirão para a estruturação de novo(s) curso(s).

A avaliação da aplicabilidade das pesquisas, etapa 2, será desenvolvida por Grupo de Trabalho (GT), cujos integrantes representem as diversas áreas da empresa, e que tenham expertise na produção, ou gestão, ou negócio dos produtos e serviços do Serpro – ou especialistas, quando curso de conteúdo técnico específico.

Na etapa de comunicação das análises e avaliações, buscou-se contemplar uma ampla disseminação dos resultados das etapas anteriores para empregados-pesquisadores, diretoria, superintendentes e chefias, com o objetivo de iniciar a difusão e fomento à aplicabilidade de forma integral, contando com os atores internos envolvidos no processo do Programa de Pós-graduação.

A difusão consiste em dar conhecimento à empresa sobre os temas/assuntos e conteúdo das pesquisas realizadas. Tem como públicos-alvo: áreas implicadas pelo conteúdo e corpo funcional.

A etapa de fomento à aplicabilidade das pesquisas contempla: a) a apresentação e discussão sobre o potencial de aplicabilidade com áreas da empresa; b) inter-relação com gestor de projeto ou ação, que tenha tema/assunto resultante de pesquisas; c) identificação de temas/assuntos de relevância ou estratégicos para a empresa; d) formação de grupos temáticos para discutir ou desenvolver soluções específicas do projeto ou ação.

Para a proposição de novo(s) curso(s), é constituída uma agenda para: a) conhecer as iniciativas de áreas da empresa, que estão na vanguarda para novas demandas de formação técnico-científica; b) levantamento e análise de informações sobre avaliação de cursos ou percursos formativos anteriores; c) identificação de novas demandas de formação; d) discussão sobre modelos de formação técnico-científico para o Serpro ou área específica (ou tema/assunto); d) elaboração e apresentação de nova(s) proposta(s) para o modelo de formação e/ou para curso (s) especificamente.

4. Implementação do Modelo – Resultados

O modelo tem sido implementado a partir dos resultados do Curso de Especialização em Gestão Pública, considerando suas duas turmas (presencial – empregados (p); distância – gestores (d)). Todas as seis etapas do modelo têm ações em curso, coordenadas pela UniSerpro e em parceria com áreas da empresa. A seguir, apresentam-se a avaliação de aplicabilidade das pesquisas e a aderência dos resultados ao Plano Estratégico.

4.1 - Aplicabilidade das pesquisas no Serpro

As 163 pesquisas foram analisadas e classificadas pelo Grupo de Trabalho (GT) após leitura individual, em reuniões semanais realizadas no período de outubro de 2015 a março de 2016. O GT adotou como critérios: conteúdo estratégico do assunto tratado e qualidade das pesquisas. Assim, foram definidos quatro conceitos: A+, A, B relevante e B, que serão descritos na Figura 2, e tiveram como classificação o grau de aplicabilidade e relevância, considerando o atual contexto do Serpro.

Figura 2Conceitos e desdobramentos dos critérios de
aplicabilidade e relevância

ConceitoDescriçãoImplicaçãoResultados Gerais
A+ Alta aplicabilidade
e alta relevância
Apresentação à alta direção da Empresa;
Indicação de aplicabilidade na Empresa; (estratégico)
Apresentação e discussão nas áreas implicadas;
Indicação de disseminação para o corpo funcional.
17 pesquisas (10,4%)
A Aplicabilidade e
alta relevância
Indicação de aplicabilidade na Empresa;
Apresentação e discussão nas áreas implicadas;
Indicação de disseminação para o corpo funcional.
41 pesquisas (25%)
B relevante Sem garantia de aplicabilidade,
mas relevante
Apresentação e discussão nas áreas implicadas;
Indicação de disseminação nas áreas implicadas;
Indicação de aprofundamento da pesquisa.
25 pesquisas (15,3%)
B Sem aplicabilidade garantida e pouco relevante Indicação de ciência para as áreas implicadas. 80 pesquisas (49,3%)
TOTAL 163 pesquisas

As pesquisas classificadas como A+ e A são consideradas aplicáveis. As pesquisas A+, A e B relevante são consideradas com temas/assuntos relevantes. Portanto, do total de 163 pesquisas desenvolvidas, 58 pesquisas (35,5%) foram consideradas aplicáveis; e 83 pesquisas (51%) foram consideradas relevantes para aplicação ou difusão/disseminação, respectivamente.

Algumas variáveis concorrem para responder a esse resultado, mas duas se destacam: 1a) é o primeiro curso, dos 12 anos de oferta de especialização pelo Serpro, que não tem como foco a formação técnica e, sim, o desenvolvimento institucional. Este pressuposto pode justificar a dificuldade em se tratar temas relativos à gestão pública aplicados à empresa; e 2a) a dificuldade de interação do empregado-pesquisador com as áreas da empresa, que fossem foco da pesquisa (relatado pelos alunos).

A partir das análises do GT, foi possível verificar que houve grande abrangência nos conteúdos tratados pelas pesquisas. Os temas tratados pelas pesquisas representam a abrangência completa da aplicação da gestão pública no Serpro, além de assuntos técnicos e desafios atuais, como por exemplo, participação social, metodologia ágil e gestão organizacional.

Considera-se que as pesquisas e os conhecimentos adquiridos guardam grande potencial de aplicabilidade, seja institucionalmente, seja do ponto de vista de profissionalização de cada empregado-pesquisador. Outras análises estão sendo realizadas e integrarão as referências para a proposição de novo(s) curso(s).

Interessante a ponderação feita pelo GT, que em sua avaliação final, destacou a importância das análises e avaliações para ampliar os conhecimentos relativos aos temas/assuntos e, também, com relação às áreas da empresa.

4.2 - Aderência das pesquisas com o Plano Estratégico

A aderência dos temas/assuntos tratados nas 163 pesquisas ao Plano Estratégico do Serpro pode ser considerada satisfatória, em se tratando do foco em gestão pública. O conteúdo das pesquisas contemplaram todas as diretrizes estratégicas e dimensões do Plano Estratégico 2014-2022, e Ciclo 2015.

Os temas/assuntos foram identificados a partir de estudo dos documentos oficiais do Plano Estratégico e Ciclo 2015. Vale destacar que uma única pesquisa pode ser classificada em um ou dois tema/assunto. Nesse sentido, apresenta-se o grau de aderência das pesquisas ao direcionamento estratégico da empresa, a partir de suas dimensões e diretrizes. Na Figura 3, representa-se a quantidade de pesquisas por temas/assuntos entre parênteses.

Figura 3 – Aderência das pesquisas ao Plano Estratégico 2014-2022

DimensãoTemas/Assuntos
Aprendizado e Crescimento (48) Imagem e satisfação do cliente (4); QVT (5); Comunicação e colaboração (5); Sistemas corporativos (3); Metodologia ágil (12); Outros temas relacionados ao desenvolvimento de soluções (19).
Econômica (37) Estratégia corporativa (7); Modelo de negócio (9); Cobertura de custos (2); Níveis de serviço (5); Gestão de contratos e serviços (14).
Governo e Sociedade (32) Participação social (5); Ética e transparência (4); Big data, nuvem e redes sociais (4); Dados e processos de clientes (4); Gestão de dados, informações e conhecimento (11); Expresso (1); Segurança da informação (3).
Tecnologia (17) Interoperabilidade e integração (42); Pesquisa, desenvolvimento e inovação (8); Sistemas estruturantes e estruturadores (7).

Além dos resultados de aderência ao Plano Estratégico, 78 pesquisas desenvolvidas não se aplicam aos direcionamentos estratégicos, mas representam a aderência ao foco central da especialização: gestão pública. Esses temas/assuntos estão relacionados à: gestão organizacional (30), estratégia e negócio (8), tecnologia como política pública (4), gestão de pessoas e relações de trabalho (32).

5 - Considerações finais

A implementação das etapas do modelo está em desenvolvimento. Consideram-se que os desdobramentos relativos às análises e avaliações ainda fazem parte do processo formativo, principalmente nas etapas de Difusão das pesquisas e de Fomento à aplicabilidade das pesquisas.

Para a etapa de Difusão, são previstas as ações de apresentação e discussão dos resultados com as áreas da empresa relacionadas nas pesquisas, assim como ações para apresentação ao corpo funcional das pesquisas classificadas como A+ e A.

Com relação à etapa de Fomento, já estão em curso ações com gestores de projetos estratégicos cujos tema/assunto foi abordado em pesquisas. Outra ação será a de identificar temas/assuntos de interesse relevante para a formação de grupos para discussão de questões específicas.

O modelo sistematiza a aplicação das pesquisas acadêmicas, que mesmo empiricamente e de forma isolada, tem sido realizada pela empresa e suas áreas. Dessa forma, o modelo vem sendo implementado e aprimorado, como garantia aos investimentos pessoais e institucionais realizados durante o percurso formativo, inaugurando nova fase de aplicabilidade das pesquisas acadêmicas realizadas por empregados do Serpro.

Rosana_editada.jpgRosana Barros Boani Pauluci
A analista da UniSerpro Rosana Pauluci desempenha atividades relacionadas ao aprimoramento e fortalecimento da Pesquisa e Desenvolvimento na empresa. Doutora e mestre em Inteligência Estratégica para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pela Université de Toulon, e graduada em Matemática, participa de grupos de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos e da Fiocruz. Atuou como especialista em estudos prospectivos no Centro de Gestão de Estudos Estratégicos e como Assessora Técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.