Você está aqui: Página Inicial > Tema > Artigos & Opiniões > Importância da colaboração via comunidade Demoiselle

Notícias

Importância da colaboração via comunidade Demoiselle

Artigo

Emerson Saito é analista de desenvolvimento do Serpro
Foto: Arquivo pessoal Emerson Saito é analista de desenvolvimento do Serpro

Emerson Saito é analista de desenvolvimento do Serpro

Desde o ano de 2009, quando foi publicado no SourceForge, o projeto Demoiselle não só estava liberando o código como software livre, mas também fundava a sua comunidade, estabelecendo as normas e condições para seu funcionamento. Assim como vários projetos de código aberto, a base para sua evolução é decorrente da participação dos seus usuários, que junto com seus desenvolvedores dedicados formam a comunidade propriamente dita.

Ineditismo nacional

Um dos principais diferenciais do Demoiselle está justamente na existência da sua comunidade. Em âmbito nacional, não havia na época nenhuma ferramenta da natureza do Demoiselle (um framework voltado ao desenvolvimento de sistemas) que tivesse uma comunidade estabelecida em torno dela. Assim, o Serpro inovava ao se tornar o fundador e patrocinador, papel esse que exige que sejam mantidos recursos humanos para o bom funcionamento da comunidade.

Quem é a comunidade e como ela colabora?

A comunidade do Demoiselle é formada pelos seus usuários e os patrocinadores. Qualquer pessoa que utilize uma das soluções oferecidas pelo projeto é um usuário. Ao fazer uso dessas soluções, o usuário se torna um testador, papel importante nesse contexto, pois é ele quem poderá detectar os pontos de melhorias, os problemas ou atestar que as funcionalidades atendem às suas necessidades.

Mesmo quando o usuário não dá retorno, mas continua a utilizar, indica que o projeto o atende. Mas em geral, os usuários expressam suas opiniões através dos vários canais de atendimento oferecidos pelo Demoiselle e muitos até desenvolvem seus próprios componentes, que também são oferecidos como software livre para a comunidade. Atualmente, são usuários do Demoiselle diversos órgãos públicos (das esferas federal, estadual e municipal), empresas privadas e entidades de ensino (principalmente universidades).

E além dos usuários, há também os patrocinadores. O Serpro, como fundador, foi o primeiro patrocinador oficial. Depois vieram mais alguns, e atualmente temos a BankSystem, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e a empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). A principal obrigação de um patrocinador é manter recursos humanos dedicados ao desenvolvimento do projeto. São esses recursos que garantem a manutenção e evolução de todas as soluções oferecidas e também o atendimento ao usuário da comunidade. Como contrapartida, o patrocinador tem maior poder de influência nos rumos do projeto.

A colaboração como indutor da inovação

Mesmo o Serpro sendo um dos patrocinadores, mantendo pessoas dedicadas ao desenvolvimento do projeto, não seria possível que um grupo pequeno pudesse prever todas as possíveis melhorias ou até mesmo os problemas relacionados ao conjunto de soluções que o Demoiselle oferece. Atualmente, o Demoiselle é composto do framework (core, extensões e componentes), ferramenta de geração automática de código, infraestrutura para instalação do ambiente de desenvolvimento, metodologias de desenvolvimento e modelagem de negócios, além de uma trilha de capacitação na modalidade ensino a distância (EAD), feita através do ambiente Moodle.

Com esse conjunto grande, são as experiências dos casos dos usuários que mais influenciam nas mudanças. Apesar de uma empresa como o Serpro ter um número grande de sistemas e desenvolvedores, e esses são usuários e também fazem parte da comunidade, sempre haverá necessidades que estão além da natureza dos sistemas criados pelo Serpro. Por isso a importância de contar com outras empresas e órgãos que tornarão as soluções mais heterogêneas.

Os canais de colaboração

Atualmente, o canal de colaboração mais ativo é a lista de usuários (https://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/demoiselle-users), onde são sanadas dúvidas, feitas sugestões de melhorias, reportados defeitos, compartilhamento de experiência e anúncios de interesse da comunidade, como por exemplo: novas versões e abertura de turmas para treinamento a distância.

Além da lista, temos a ferramenta de registro de melhorias http://tracker.frameworkdemoiselle.gov.br, onde o usuário pode acompanhar sua demanda. Já o serviço https://github.com/demoiselle, é utilizado para controle de versionamento do código-fonte, onde é possível que o usuário envie suas melhorias já implementadas. E mais recentemente, o http://pt.stackoverflow.com/questions/tagged/demoiselle passou a ser um dos sites mais utilizados no mundo por desenvolvedores, pois nele podem tirar suas dúvidas.

O projeto também mantém um perfil no Twitter e uma página no Facebook.

Os benefícios

Para o usuário, o principal benefício é justamente poder utilizar um conjunto de ferramentas maduras e confiáveis. Também pode contar com o apoio dos demais usuários e contato direto com os desenvolvedores. E ainda, pode se capacitar gratuitamente através dos cursos a distância. Para os patrocinadores, em especial para o Serpro, que é o fundador e principal interessado, o principal benefício é o de obter um grande laboratório de testes que garantirá a qualidade do Demoiselle e, ao mesmo tempo, impulsionará inovações. O segredo da qualidade de qualquer software está bastante relacionado à quantidade de usuários que o utilizam; pois quanto mais usuários, maior e mais diversificados são os usos e, por consequência, os testes que são feitos.


Emerson Saito é analista de desenvolvimento do SerproEmerson Saito
Analista de desenvolvimento do Serpro desde 2009. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-PR, com especialização em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Atua há mais de 15 anos na área de informática com diversas linguagens de programação e plataformas (desde mainframe até dispositivos mobile). Possui artigos publicados em revistas técnicas nacionais, e é colaborador atuante em diversas comunidades de software livre.