Você está aqui: Página Inicial > Tema > Artigos & Opiniões > Agilidade no Serpro: uma questão estratégica

Notícias

Agilidade no Serpro: uma questão estratégica

Artigo

Viviane Malheiros é analista da Coordenação de Tecnologia, em Salvador

Sempre se reinventando e buscando melhorar continuamente a entrega de produtos e serviços, o Serpro amplia a prática de princípios e valores ágeis na organização. Ao adaptar sua forma de trabalhar, a empresa acompanha uma tendência de mercado, que exige respostas cada vez mais rápidas e capacidade de adaptação.

Dentre as várias motivações do Serpro para promover uma cultura ágil, destacam-se: acelerar entregas e promover o engajamento das pessoas. Sempre mantendo, é claro, a qualidade dos produtos e serviços prestados, reconhecidamente um ponto forte da empresa.

Uma pesquisa realizada com milhares de empresas[1] aponta para a aceleração da entrega de produtos como a principal razão para adotar práticas ágeis (62% das empresas apontaram esta motivação).

Acelerar entregas é reduzir o tempo decorrido entre a concepção de um produto e sua entrega; ou o tempo decorrido entre um cliente fazer um pedido (demanda) e ele receber sua encomenda. Para o Serpro, reduzir o tempo de entrega pode trazer como benefícios: a oportunidade de antecipar valor para seus clientes, governo e sociedade; retorno de investimento; e um aumento da competitividade. Reduzir o tempo de entrega significa valorizar a tempestividade, e se traduz em entregas frequentes e de alto valor, sempre com qualidade. Não adianta, por exemplo, ter a melhor receita de sorvete e fazê-lo com os melhores ingredientes, se o sorvete passa muito tempo no balcão de entrega e por isso derrete, antes de chegar na mão do cliente. A tempestividade na entrega de produtos e serviços é essencial para a criação de valor e para a satisfação do cliente.

A segunda motivação, promover engajamento, está relacionada a estimular mudanças para aumentar o comprometimento e para desenvolver uma visão ponta a ponta focada na geração de valor para o cliente. O engajamento é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus resultados. Pessoas engajadas trabalham em nome de objetivos. Elas entendem seu papel e sua importância no cumprimento dos objetivos e, por isso, dão valor ao seu trabalho. O engajamento impacta na produtividade e na efetividade do trabalho. Empregados engajados levam a melhores resultados organizacionais.

A adoção de uma cultura ágil é considerada estratégica pela empresa, desde 2014, quando foi criado o primeiro projeto estratégico relacionado ao assunto. Vários resultados importantes foram alcançados por esse projeto, executado por um grupo de trabalho interáreas, o GT-Ágil. Dentre esses resultados, se destacaram: a oferta de mais de 800 vagas de treinamento; a proposição de um framework ágil; e o estabelecimento de uma rede de coaches, uma rede nacional para disseminar os princípios ágeis, formada por membros de várias áreas, com atuação colaborativa, multidisciplinar e auto-organizada.

Atualmente, um novo projeto estratégico, o Pró Ágil, está em andamento. Esse projeto amplia e dá seguimento ao trabalho iniciado pelo GT-Ágil, dessa vez, enfatizando uma visão ponta a ponta do ciclo de entrega de produtos e serviços (desde a demanda ou da ideia, até o faturamento). Os principais resultados esperados do projeto são apresentados na Figura 1, podendo-se citar:

  • analisar e identificar gargalos no ciclo de entrega de produtos/serviços, buscando dar visibilidade e gerenciar os tempos de espera de ponta a ponta;
  • ampliar a automação de ambientes e a integração entre desenvolvimento e produção (DevOps);
  • reavaliar papéis e procedimentos organizacionais sob a ótica enxuta e aprimorar a internalização das práticas ágeis;
  • incorporar tecnologias que favoreçam a redução de tempo de entrega (ex.: XaaS; automação de ambientes; integração contínua);
  • promover princípios e práticas ágeis para a empresa, buscando o engajamento das diversas pessoas envolvidas no ciclo ponta a ponta (ex.: analistas de negócio; lideranças, especialistas em infraestrutura);
  • sensibilizar clientes para a importância de um trabalho em parceria para garantir as entregas frequentes e de alto valor. Figura 1: Resultados esperados da iniciativa estratégica Agilidade

Figura 1: Resultados esperados da iniciativa estratégica Agilidade

A agilidade segue como um tema estratégico para o Serpro. O Pró Ágil é uma construção coletiva de todas as áreas da empresa e, certamente, causará um impacto positivo na forma de trabalho da empresa, permitindo melhorar os serviços já prestados e de promover entrega frequente e de alto valor de produtos e serviços para os clientes.

Se você é do time do Serpro e quer contribuir para essa transformação ágil, entre em contato com o Pró Ágil ou com a rede de coaches (contatos em: https://wiki.serpro/unidades/cetec/tema-agilidade/quem-somos/). Se você é nosso cliente e tem interesse sobre o tema, procure seu analista de negócio.

[1] Version One. Annual State of Agile Development Survey.
Disponível em: https://versionone.com/pdf/VersionOne-10th-Annual-State-of-Agile-Report.pdf. Último acesso: abril de 2016.

Viviane1_editado2.JPGViviane Dias Malheiros de Pinho
Viviane Malheiros é gestora do projeto estratégico Pró Ágil. Doutora pela USP e Project Manager Professional (PMP), foi pesquisadora visitante na University of Maryland, Baltimore County, EUA, e colaboradora do projeto internacional Qualipso. Há 19 anos no Serpro, atuou em áreas, como: desenvolvimento, liderança de projetos e melhoria de processos. Na Coordenação Estratégica de Tecnologia, coordenou iniciativas de pesquisas e inovações, entre elas: mobilidade e o desdobramento da visão do Centro de Informações Serpro (CIS).