Você está aqui: Página Inicial > O SERPRO > QuartaTec > QuartaTec - 1ª edição

QuartaTec - 1ª edição

banner principal topo.jpg

A QuartaTec é um ciclo de palestras, realizado pela Universidade Corporativa do Serpro para ampliar o conhecimento dos profissionais de TI a respeito dos conceitos de tecnologias emergentes e fomentar a academia, reforçando a visão da empresa como referência em tecnologia de ponta.

Esta primeira edição do evento aconteceu na Sede do Serpro em Brasília, com transmissão para todas as regionais da empresa. As oficinas foram voltadas para o público interno. Confira os endereços.

Os temas abordados nessa edição estão em consonância com o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação do Serpro (PETI): Máquinas Inteligentes, Blockchain, Big Data e Internet das Coisas (IoT).

 

 

Dia 9/8

Maquinas_Inteligentes.jpg

Não existe uma definição única para máquinas inteligentes ou inteligência artificial, mas várias. De certo modo, é o estudo sobre como fazer as máquinas compreenderem as coisas e realizarem tarefas nas quais, até o presente momento, as pessoas são melhores. Os ramos de aplicação dos sistemas inteligentes também são bastante variados.

Com uma abordagem governamental, os especialistas da QuartaTec falaram sobre as propostas atuais do tema, tanto na parte prática quanto na acadêmica. Assista à gravação.

ATIVIDADES

9h - Abertura: Serpro.

9h30 - Abordagem acadêmica: João Paulo Pordeus  (Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará).

10h30 às 12h30 - Reconhecimento de Imagens, Chatbots e Processamento de Texto em Linguagem Natural, com Igor Freitas (Intel), Celio Nogueira de Faria (Serpro), Carlos Henrique Sousa (Serpro) e Lizandra Bays dos Santos (Serpro).

 

Dia 16/8

portalExterno-Blockchain.png

O Blockchain agrega à internet um novo patamar de confiança, tendo como base fundamental a criptografia. A tecnologia inova as transações digitais com uma cadeia de validação em vários níveis, rastreabilidade, processos de identidade e a existência de registros únicos e inalteráveis. Com tudo isso, nascem novos modelos de negócios.

Neste dia, foram apresentados estudos de caso, reflexões sobre o futuro da tecnologia e discussões acerca da regulamentação e do impacto nos serviços públicos. Assista à gravação.

ATIVIDADES

9h - Abertura: Marco Túlio da Silva Lima (Serpro).

9h30 - Ethereum e casos de uso: Gustavo Toledo Paro (Microsoft).

10h15 - SALT e outras Provas de Conceito do Bacen: Aristides Andrade (Bacen).

11h - Aplicativo Mudamos+ e outros usos do blockchain na vida do cidadão:  Gabriel Aleixo (A Star Labs).

11h45 às 12h - O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia: Marco Túlio da Silva Lima (Serpro).

 

Dia 23/8

Big-data.jpg

Coletar, armazenar e analisar, de forma inteligente, grandes volumes de dados, estruturados ou não, gerando informações qualificadas para que decisões sejam tomadas. Essa é a função do Big Data Analytics.

Com base em estudos de caso e com viés governamental, os especialistas da QuartaTec abordaram a tecnologia e tendências de mercado, além dos projetos atuais e futuros do Serpro no tema, como o GovData. Assista à gravação.

ATIVIDADE

9h - Abertura "Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia": Rodrigo Hjort (Serpro)

9h30 - Palestra aberta com tradução simultânea: Doug Cutting (Hadoop).

11h30 às 12h - Perguntas

 

Dia 30/8

iOT.jpg

Exatamente como o nome sugere, essa revolução (Internet of Things - IoT) consiste na conexão à internet dos dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia, como eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte e outros. Isso exige uma evolução técnica de campos relevantes da área, como sensores wireless, inteligência artificial e nanotecnologia.

Os convidados da QuartaTec apresentaram a situação atual e as tendências dessa tecnologia no mundo e na esfera governamental. Na oficina, os principais conceitos que compõem IoT serão demonstrados e explicados de maneira simples, na prática. Assista à gravação.

ATIVIDADES

9h - Abertura: Robson de Sousa Martins (Serpro) e Sergio Sgobbi (Brasscom).

9h30 - Projetos e experiências reais com Internet das Coisas: Vinicius Morandir Senger (Global Code).

10h30 - Acelere sua Transformação Digital com a Internet das Coisas: Lucas Pinz (Logicalis).

11h - Cidades Inteligentes: Cristiano Gomes (Microsoft).

11h30 -  IoT tornando as cidades mais inteligentes: João Angelo Rodrigues (IBM)

12h às 12h30 - O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia - Robson de Sousa Martins (Serpro).