Você está aqui: Página Inicial > Escritório de atendimento > Segurança da Informação

Segurança

Seguranca.jpg

A segurança da informação é um valor fundamental para o Serpro e está acoplada a todos os serviços que presta ao governo, constituindo um importante segmento de atuação que abrange aspectos de tecnologia, processos e pessoas. Todas as inovações tecnológicas e os mais recentes padrões de segurança adotados pela empresa são orientados para garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos serviços e produtos disponibilizados aos seus clientes. 

Para alcançar seu atual nível de excelência em segurança, o Serpro investe em ambientes protegidos e redundantes para abrigar as operações dos serviços de Tecnologia da Informação. Dessa forma, pode oferecer aos seus clientes uma infraestrutura confiável, com salas-cofre, sistema de energia redundante, controles ambientais, vigilância, monitoração, controle de acesso físico com biometria e combate a incêndio. 

Cultura de Segurança

Mais do que uma questão de infraestrutura, a segurança envolve as pessoas e o seu dia a dia na empresa. Por isso o Serpro trabalha para o permanente incremento de uma cultura de segurança alinhada às melhores práticas internacionais no setor de tecnologia. 

Os sistemas desenvolvidos pelo Serpro são orientados por um ciclo de desenvolvimento seguro, com requisitos de segurança validados em todas as fases do processo. Todo o ciclo é suportado por metodologias, ferramentas e testes especializados na análise de vulnerabilidade do código-fonte. 

A operação dos sistemas segue rigoroso controle da produção, baseado em monitoração e gerenciamento de nível de serviço. Antes de entrar em produção, o Serpro submete todos os seus sistemas e serviços a uma análise de riscos e verificação de vulnerabilidades. 

A Rede Serpro conta com sistemas de proteção nos segmentos de Internet e Intranet, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, filtros de conteúdo, acessos remotos seguros baseados em certificação digital e criptografia. Os dados provenientes das diversas ferramentas de monitoração são correlacionados em um centro operacional de segurança. A empresa possui uma equipe especializada no tratamento de incidentes e forense computacional que interage com diversos órgãos do governo, fornecedores e comunidades na Internet. 

Para o desenvolvimento dessas atividades, o Serpro investe constantemente na formação do corpo funcional. Além disso, possui pessoal especializado com certificação profissional e ampla qualificação em segurança da informação. Externamente, a empresa participa de parcerias e grupos de trabalho junto a outros órgãos governamentais, comunidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento visando aprimoramento tecnológico e a evolução da segurança da informação na administração pública federal. 

Pioneirismo

O Serpro foi a primeira instituição pública da América do Sul a obter a certificação em gestão de segurança da informação, de acordo com a Norma Internacional 27001, demonstrando conformidade com as melhores práticas de segurança da informação.