Notícias
Siac ajudará DNIT a acompanhar a gestão de contratos e serviços do PAC
Construído em plataforma Web, com trilhas de auditoria antifraude e possibilidade de certificação digital, já está implantado na sede (Brasília) e na superintendência do DNIT em Goiás, desde o mês de junho deste ano. Em setembro, deverá ser implantado na regional do órgão no Rio Grande do Sul, com previsão de disponibilização para as demais superintendências do departamento, em outubro.
O DNIT, ligado ao Ministério dos Transportes, é um dos órgãos do Governo Federal que administra a maior parte das verbas destinadas ao PAC, programa lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2007.
“O Siac é estratégico para o DNIT pois fará a integração de uma série de sistemas hoje existentes no órgão: SMD (Sistema de Medições), OFPG (Ofício Eletrônico de Pagamento), RSUPERV (Relatório de Supervisão), RSINAL (Relatório de Sinalização) e RCONSERV (Relatório de Conservação), utilizados atualmente para o acompanhamento de obras, racionalizando a gestão, agilizando os processos e garantindo maior segurança das informações. Em função do PAC, além do DNIT, o Ministério dos Transportes e a Casa Civil tem grande interesse no desenvolvimento dessa solução”, explica Neurani Lima, gestora do Projeto no Serpro.
“Além disso, a ferramenta favorece uma melhor gestão dos recursos do Estado, pois libera dados para a elaboração de relatórios gerenciais (DW-DNIT), permite a emissão e o acompanhamento de ofícios eletrônicos e garante a auditoria de todas as ações executadas pelos usuários do sistema. Poder acompanhar o desenvolvimento dos programas previstos na construção, recuperação e conservação das malhas rodoviária, ferroviária e hidroviária por meio de um sistema que permita maior velocidade e segurança, dando transparência aos atos do Governo Federal, é mais uma etapa no cumprimento das diretrizes do presidente Lula para que o Brasil alcance os níveis desejados em infra-estrutura de transportes”, ressalta Wilton Mota, superintendente de Novos Negócios do Serpro.
Comunicação Social do Serpro – Brasília, 18 de agosto de 2008