Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Receita ativa SEFAZ Virtual Nacional para NF-e

Notícias

Receita ativa SEFAZ Virtual Nacional para NF-e

Desde o último dia 13, a Secretaria da Receita Federal do Brasil está disponibilizando a infra-estrutura tecnológica, via Ambiente Nacional, do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), possibilitando que os estados possam autorizar as notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas jurisdicionadas em seus territórios.

A Sefaz Virtual RFB em produção iniciou-se com a autorização da 1ª nota fiscal eletrônica da empresa Souza Cruz, sediada no estado do Maranhão e, brevemente, se estenderá também às empresas dos estados do Piauí e do Pará.

A Sefaz Virtual é um ambiente computacional disponível para que diferentes unidades da federação possam efetuar remotamente a autorização das NF-e de seus respectivos contribuintes independentemente de sua localização geográfica. A atual infra-estrutura está preparada para autorizar simultaneamente 300 NF-e por segundo.

O programa nacional de Nota Fiscal Eletrônica previu a criação de duas SEFAZ Virtual - a SEFAZ-RS - e a SEFAZ AN (Ambiente Nacional), instalada no Serpro. Essa última contará com uma estrutura de contigência - dois data centers redundantes, um instalado, em Brasília, e outro, em Minas Gerais. A partir de 1º de abril de 2008, a nota fiscal eletrônica será obrigatória para os segmentos de combustíveis e cigarros.

Convergência Digital, 20 de fevereiro de 2008