Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Correios se consolida como certificador digital

Notícias

Correios se consolida como certificador digital

O Brasil possui hoje cerca de 22,7 milhões de pessoas acessando a internet pelo computador de suas casas, segundo pesquisa do Ibope/NetRatings.

Considerando todos os ambientes onde os usuários têm acesso à web - residência, trabalho, cibercafés e telecentros, estima-se que o Brasil tenha 40 milhões de internautas trocando e-mails, fazendo compras, pesquisando ou se comunicando com órgãos do governo. Nesse cenário, a segurança se torna item fundamental. De olho nesse mercado em plena expansão, os Correios disponibilizam, desde 2006, o serviço de certificação digital, que permite ao usuário acessar serviços on-line com garantia de autenticidade e segurança.

Atualmente, 45 agências dos Correios em 40 municípios emitem o certificado digital, documento eletrônico que identifica pessoas (e-CPF) e empresas (e-CNPJ), provando sua identidade. Os certificados digitais são utilizados principalmente na Internet para acessar serviços da Secretaria da Receita Federal (obtenção de certidões on-line e de declarações), transações bancárias em meios eletrônicos, compra e venda de produtos via Internet e correio eletrônico, garantindo a identidade do emissor e a integridade do conteúdo da mensagem enviada. O certificado também pode ser utilizado em outros serviços e operações, tais como assinaturas de documentos eletrônicos, cifrações de documentos, mensagens e códigos.

O certificado digital destina-se a qualquer pessoa, física ou jurídica, e pode ser adquirido diretamente numa das agências dos Correios credenciadas ou pelo site www.correios.com.br/certificadodigital, com posterior comparecimento a uma das agências credenciada para conferência da documentação e autorização do certificado.

A tecnologia usada é segura, pois é economicamente inviável “quebrar” a chave de um certificado digital. No Brasil, a validade legal do Certificado Digital dos Correios é garantida pela Medida Provisória nº 2.200-2, de 24.08.2001, que determina as características legais da Certificação Digital no Brasil.

Os Correios comercializam os certificados digitais da Autoridade Certificadora SERPRO/SRF - Secretaria de Receita Federal, oferecidos em quatro tipos: e-CPF (A1 e A3) e e-CNPJ (A1 e A3). Por: Diogo Ribeiro com informações da assessoria de comunicação dos correios

Última Hora News - MS, 25 de abril de 2008