Você está aqui: Página Inicial > Página GPS > Materias GPS > Em grande estilo

Notícias

Em grande estilo

Memória

Um álbum para guardar: a “Festa dos Pinados” em cada uma das regionais

A cerimônia nacional de 2014, ao contrário dos outros anos, foi transmitida a partir do Rio de Janeiro, mas por um motivo especial: foi a cidade onde tudo começou há 50 anos. Com participação do diretor-presidente, Marcos Mazoni, e do diretor de administração, Antônio João Parera, a festividade deslocou-se para o ponto geográfico onde o Serpro deu seus primeiros passos.

A empresa que fez 50 anos evocou molduras em hashtags, rememorou uma história pontuada de conquistas tecnológicas, empenhou-se em produzir eventos marcantes em todas as regionais, mas manteve-se tradicional em um ponto: a alta voltagem emocional de comemorar, 10, 20, 30, 35 anos de casa de empregadas e empregados que constroem o Serpro no dia a dia. Confira o registro histórico das comemorações em cada localidade.

Belém
BelémReconhecida por ser uma regional festiva, a comemoração dos 50 anos em Belém não poderia ser diferente. Com muito entusiasmo, empregadas e empregados celebraram o aniversário do Serpro e homenagearam os 97 colegas que completaram 10, 25, 30 e 35 anos de serviço. Houve apresentação do coral da regional, do grupo Gamboa, além de um delicioso bufê com comidinhas paraenses; uma atração à parte. Fátima Menezes, homenageada por ocasião dos 35 anos de serviço, se disse emocionada com o reconhecimento. "Pra mim, ser homenageada dessa forma é motivo de muito orgulho. Senti-me lisonjeada em ser reconhecida pela empresa", conta.

Belo HorizonteBelo Horizonte

O aniversário era do Serpro e os homenageados eram os empregados, mas quem deu o tom da festa foi a boa música. Na manhã do dia 2 de dezembro, o evento que celebrou os 50 anos da empresa e entregou os tradicionais pinos comemorativos foi marcado pela excelente apresentação do Coral Ases/MG, que encantou a todos com canções de Natal e populares. A harmonia teve sequência com a Orquestra Jovem da Fundação Monique Leclercq, de São Domingos do Prata/MG, que veio a Belo Horizonte especialmente para homenagear o Serpro, parceiro na montagem de um telecentro comunitário na entidade. A festa foi encerrada com um bolo, oferecido pela Ases/MG.

Brasília / Sede
BrasíliaNo auditório da Sede do Serpro, 160 empregados participaram da cerimônia. O diretorpresidente, Marcos Mazoni, fez questão de participar e “pinar” esses profissionais, que, segundo ele, são os verdadeiros responsáveis pelo passado, presente e futuro do Serpro.  Já o diretor de Negócios, Robinson Margato, destacou a genialidade e o comprometimento do corpo funcional. “Nosso patrimônio intelectual contribuiu para que a empresa se tornasse cinquentenária. Nossa equipe é responsável pelo desenvolvimento das soluções tecnológicas que contribuíram para a modernização de serviços essenciais do Estado”, disse Robinson.
A cerimônia na regional aconteceu no dia 4 de dezembro, quando os distintivos foram entregues a 140 empregados na presença do presidente, diretores e superintendentes. Ao final das cerimônias, a Ases, associação dos empregados do Serpro no Distrito Federal, brindou a empresa e as pessoas homenageadas com um coquetel acompanhado de bolo comemorativo.

CuritibaCuritiba


No Paraná, 72 empregados foram homenageados com distintivos, logo após a comemoração nacional. A já tradicional cerimônia no auditório da regional contou com a presença de empregados que trabalham dentro do Serpro ou junto aos clientes, com significativa presença daqueles que completaram 30 anos ou mais de casa.



 

FlorianópolisFlorianópolis
Em Santa Catarina, dois empregados saíram cedo de Joinville para chegar a tempo de receberem a homenagem na “ilha da magia”, como é chamada a capital. A moldura para fotos nas redes sociais foi um sucesso. Após a cerimônia, homenageados e participantes fizeram fila para deixarem sua marca nos 50 anos do Serpro. A mais nova das regionais registrou homenagem a Valmir, Elisabete, Osimar, Eduardo e Sônia, destacados na primeira foto em sentido horário.

 

Fortaleza
FortalezaNa capital do Ceará, a comemoração dos 50 anos do Serpro foi animada. Teve, primeiramente, a tradicional entrega dos distintivos para mais de 50 colegas que participaram da cerimônia local. Cada um deles foi homenageado pelo gerente da área, e por amigos do trabalho ou familiares que foram seus “padrinhos” e “madrinhas”. A solenidade seguiu com a formalidade que o evento pedia, mas houve também muita emoção e descontração. Teve até pedidos da plateia para que casais de homenageados se beijassem no momento da entrega dos pinos. Os casais entraram na brincadeira e atenderam aos pedidos da plateia. O dia de festa terminou com bolo, demais comes e bebes e bastante música, na quadra da Ases. O som ficou por conta da banda FCT, formada por empregados e muito querida na regional, e ainda com direito a canjas de colegas presentes.

Porto Alegre
Porto AlegreNa capital gaúcha, presenças ilustres abrilhantaram a festa: o primeiro empregado registrado na regional, Cebaldo Jesus Rodrigues, e o primeiro superintendente local, Ênio Conturci, participaram das comemorações. A banda municipal de Porto Alegre executou um repertório que foi dos hinos tradicionais a Hermeto Paschoal, passando por vários clássicos de MPB. Também de Música Popular Brasileira foi a apresentação de Érico Santos, cantor profissional que, no Serpro, presta serviços na área de transporte. O coro do Instituto Popular de Arte-Educação, IPDAE, trouxe vozes de crianças e jovens para comemorar o aniversário do Serpro. Uma exposição de fotos históricas no saguão completou o rol de atividades comemorativas.

Recife
RecifeNa capital pernambucana, a emoção dominou a cerimônia. Auditório lotado, empregados e empregadas se emocionaram com a solenidade. Orlando Martins Catarino, que completou 45 anos de serviços na empresa, recebeu uma homenagem especial: plantou uma árvore no jardim da Regional Recife, com direito a placa e discurso. Outro momento que contagiou a plateia foi quando a empregada Maria Iara Paixão de Santa Clara recebeu seu distintivo de 35 anos e mal conseguiu agradecer, já que a emoção se traduziu em festivas lágrimas que escorriam em seu rosto. Ao final, não faltou a tradicional foto de “coral”, que nos últimos anos têm marcado o encontro de empregados que estreitam os laços porque chegaram no mesmo ano e muitos, coincidentemente, no mesmo dia. No destaque, a turma que comemorou dez anos de dedicação ao Serpro.

Rio de Janeiro
Rio de JaneiroAlém dos colegas pinados, com 10, 20, 30 e 35 anos de empresa, a regional carioca prestou homenagem especial a Gilda Maria da Graça Santos, da Supde. Gilda, para quem não a conhece, é a mulher com mais tempo de atividade no Serpro: entrou em 1967. Acumula ainda o pioneirismo na revista GPS: estrelou a primeira edição, em 2010, quando comemorou conosco seus 43 anos de trabalho. À tarde, no prédio do Andaraí, tudo acabou em samba. Os  empregados de todos os endereços da regional puderam acompanhar um show com a participação da velha guarda da Mangueira e do cantor Nelson Sargento, que mostrou disposição invejável do alto dos seus 90 anos. O show foi possível graças ao Programa Serpro Cultural, que funciona a partir de leis municipais de incentivo fiscal.

Salvador
SalvadorA celebração da amizade foi uma das marcas da festa dos 50 anos do Serpro e dos homenageados pelo tempo de casa na Regional Salvador. Sempre sorridentes, Maria Isabela Cardoso e Elaine Araújo, ambas da área de Desenvolvimento, comemoraram 10 anos de empresa e demonstraram a satisfação de fazer do ambiente de trabalho um bom lugar para se fazer amizades. Já Sílvia Campos, Gilma Sandes e Gerciene Guimarães, PSEs da Receita Federal, demonstravam alegria evidente. Comemorando 35 anos de casa, Sílvia resumiu o momento em poucas palavras. “Quem não veio, não sabe o que perdeu.”

São Paulo
São PauloJuntando o pessoal dos prédios de Socorro e da Luz, foram 80 os homenageados que participaram de cerimônia bem-humorada, com direito a plaquinhas com hashtags divertidas e a presença do Diretor de Relacionamento com Clientes, Robinson Margato, que por vezes fez a plateia cair na risada. Entre um pino e outro, houve sorteio de livros, kits de escritório, pen drives e de um quadro feito em grafite durante o evento cultural do hip hop no ConSerpro. Receberam homenagens, também, as pessoas destacadas no apoio à realização desse Congresso, realizado em São Paulo neste ano. Para finalizar, confraternização com bolo no Jardim de Inverno.

Galeria Serpro

Confira mais fotos das festas dos pinados, na Galeria Serpro. Basta escolher a Regional e, em seguida, 2014.