Você está aqui: Página Inicial > Página GPS > Materias GPS > De volta às origens

Notícias

De volta às origens

Planeta

Raimundo Xavier dedica-se à comunidade onde nasceu
Exibir carrossel de imagens Retorno social: colega desenvolve ação cidadã na comunidade onde nasceu

Retorno social: colega desenvolve ação cidadã na comunidade onde nasceu

Quando se pede que Raimundo Xavier fale um pouco de si, ele começa por se identificar como “filho da comunidade de Pau d'Arco”. Xavier (segunda pessoa à esq. na foto abaixo) desenrola sua história contando que pai e mãe foram trabalhadores rurais, teve 13 irmãos e cresceu colhendo dendê. A partir dos 14 anos, prestou serviços domésticos para poder formar-se técnico em eletrônica, trabalhou em empresa, ganhou bolsas para cursinho e universidade, prestou concursos e cá está o colega conhecido como Xavier, trabalhando na Gestão de Serviços, na Regional do Serpro em Belém.

Xavier (segunda pessoa à esq.) recebe doações de colegas da Regional BelémDesde 2006, quando entrou na empresa, Xavier alterna o uso dos valores recebidos como férias e 13º salário utilizando “um pouco para o divertimento próprio e um pouco para realizar retorno social em Pau D'Arco”. Em 2011, usou o dinheiro dos benefícios para comprar um “terrenão” de 76 x 65 m², no qual se construíram instalações provisórias. Ano passado, separou de novo os próprios rendimentos e custeou uma reforma na casa, que teve como resultado duas salas de aula, uma área livre, área administrativa e melhorias em uma quadra esportiva, na qual meninas e meninos praticam esporte.

Futebol, gramática, matemática e gibis

“Um dos nossos projetos chama-se Jogadores da Ação Parceiros. Toda semana, de 20 a 40 crianças e jovens participam de jogos de futebol. Mas precisam também assistir aulas de reforço de português, matemática e cidadania”, explica Xavier. Para incentivar a leitura, um orelhão foi reformado e serve de acolhida para gibis itinerantes, que estimulam a garotada à leitura. As doações são bem-vindas, porque a procura é alta, comenta o colega.

Durante o ano, atividades como as da Páscoa, Semana da Saúde e do Natal Solidário estendem a ação social para mais pessoas. No fim do ano, a meta foi a distribuição de objetos como roupas e brinquedos para os cerca de 600 participantes. “O mais relevante é que, nessas ocasiões, falamos da importância da educação para as famílias atendidas. Esperamos até um público maior que o normal, pois fazemos também alguns sorteios, e é uma festa que reúne muita gente da comunidade”, conta Xavier.

Comunidade de Pau D'Arco fica em Santa Bárbara, a 48 km da capital paraenseIndicado em 2015 para o Prêmio Natura Social, o trabalho de Xavier começou com a esposa, em 2003. “Durante oito anos, até comprar o terreno, as atividades eram na rua: eu, minha esposa e 83 brinquedos. Pau D'Arco tem cerca de 10 mil crianças. São 24 mil pessoas na região, na qual 80% das famílias sobrevivem com salário-mínimo”, explica o colega. “Quando entrei no Serpro e minha vida melhorou, eu sabia que voltaria ao lugar de onde vim pra tentar ajudar no que fosse possível”, explica Xavier.

Para conhecer o trabalho, acesse http://www.acaoxaviereparceiros.org/

Para contribuir com doações: acaoparceiros@gmail.com