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Fazer mais com menos
Sustentabilidade
Aldivar Silva (à dir.) e equipe, no trabalho de recuperação de cadeiras quebradas
Atitude, criatividade e iniciativa. Esses foram os pilares encontrados pela equipe do Departamento de Logística do Rio de Janeiro para o atendimento de uma demanda corriqueira: troca de cadeiras quebradas. Com os recursos financeiros da empresa reduzidos, a regional vem desenvolvendo desde 2015 um processo de recuperação de cadeiras quebradas ou inservíveis, como forma criativa de fazer mais com menos.
Cadeiras que não estão mais em condições de uso são avaliadas pela equipe de manutenção e, quando possível, têm suas partes reaproveitadas. Geralmente, duas cadeiras velhas são reaproveitadas para confecção de uma “semi-nova”. Dessa forma, até janeiro de 2017, 450 unidades foram colocadas de volta para uso. Uma iniciativa da regional para atendimento, com pouco recurso, de uma demanda crescente dos empregados.
“Temos orgulho de contribuir de alguma forma com a sustentabilidade econômica da empresa. Com menos recursos, porém, com mais criatividade, estamos conseguindo bons resultados”, avalia Aldivar Silva, analista de Logística do Rio de Janeiro, que lidera este trabalho de recuperação das cadeiras.
Este ano, com a compra de 370 cadeiras novas, que estão sendo distribuídas gradativamente nas instalações do Horto, do Andaraí e do Ministério da Fazenda, espera-se conseguir mais 430 “semi-novas”, dentro das que estão sendo retiradas para manutenção.
Meta anual
“Nosso objetivo é conseguir entregar, até outubro deste ano, 800 cadeiras aptas para uso, a partir deste recebimento das novas unidades. É um trabalho criativo e minucioso, feito pela equipe de Gestão de Serviços do Departamento de Logística do Rio de Janeiro em parceria com a equipe de manutenção predial e com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt)”, reforça Aldivar.
Hoje, a regional possui em torno de 800 demandas para troca de cadeiras, conforme levantamento da Gestão de Logística e do Sesmt. A prioridade é o atendimento imediato dos empregados com indicação médica e/ou problemas de ergonomia e, depois, o atendimento por ordem de solicitação.