Você está aqui: Página Inicial > Página GPS > Materias GPS > Escute as guerreiras

Notícias

Escute as guerreiras

GPS

Colegas compartilham o que aprenderam na batalha contra o câncer de mama
Exibir carrossel de imagens Eliane Bernal, de São Paulo

Eliane Bernal, de São Paulo

Se existe um padrão nos depoimentos de mulheres que lutaram contra o câncer de mama, ele aponta para a multiplicidade de batalhas que elas tiveram de encarar. Há desde o enfrentamento da notícia até os efeitos fortes de alguns tratamentos – passando por alguns comentários pouco convenientes e pela aflição de sentir o impacto emocional em pessoas próximas.

Muitas, felizmente, têm conseguido vencer. E duas delas foram ouvidas pela reportagem da revista GPS para compartilhar o que aprenderam nessa trajetória.

Conheça as principais lições que Eliane Bernal, de São Paulo, e Vânia Gavião (abaixo e à direita), de Brasília, tiraram da árdua jornada.

Faça seus próprios periódicos”

Nas palavras de Vânia Gavião, todo ano, quando chega a época dos exames periódicos solicitados pela empresa, ela mesma se propõe a colocar em andamento uma “varredura” em seu corpo, fazendo os principais exames de checagem comumente recomendados por especialistas.Vânia Galvão, de Brasília

Investigue-se. Seu corpo fala com você”

Esse é um imperativo comum na boca de profissionais de medicina, mas Eliane Bernal traz o exemplo vivenciado: para perceber que algo mudou em si, é preciso se acostumar a olhar o próprio corpo com atenção, regularmente. “Percebi uma coceira diferente, a pele ressecada, então fiz o check up”, conta ela.

Esteja atenta à história familiar”

Vânia teve casos de câncer em parentes próximas como a tia, a mãe, a irmã. Isso a tornou mais cuidadosa e contribuiu para que o tratamento adequado fosse logo adotado.

Escute mais de uma opinião especializada”

Na experiência de Eliane, se persistir alguma dúvida, é fundamental consultar uma segunda opinião médica, “mesmo que a primeira resposta seja positiva”, ressalva.

Leve a sério as recomendações de vida saudável”

Vânia ressalta que, durante o tratamento, as recomendações mais corriqueiras, como se alimentar corretamente, beber água em quantidade suficiente ou passar cremes foram muito importantes, aumentando a resistência geral do organismo. A maior parte das recomendações também se enquadra como medida preventiva para vários tipos de cânceres.

Aproveite a onda do Outubro Rosa

“A gente pode até já ter pensado que isso seja algo banal, mas é uma oportunidade para relembrar coisas básicas que, se não for assim, acabam caindo no esquecimento”, destaca Eliane. O apelo da colega é no sentido de que você, leitor, leitora, participe sempre. Que se vista de rosa, ou compartilhe a foto da pessoa que teve a iniciativa. Informe-se e passe a informação adiante, ajudando esse movimento a se consolidar.

A propósito, se você é empregada ou empregado do Serpro, confira a galeria das fotos do Outubro Rosa clicando na sua Regional.

Outubro Rosa 2016