Você está aqui: Página Inicial > Página GPS > Materias GPS > De aprendiz para aprendiz

Notícias

De aprendiz para aprendiz

GPS

Jovens de Porto Alegre produzem manual com dicas para novatos do programa
Exibir carrossel de imagens Turma de aprendizes trabalhou no projeto por cerca de cinco meses

Turma de aprendizes trabalhou no projeto por cerca de cinco meses

Primeiro dia de trabalho é sempre um desafio emocional. Para quem começa a carreira como aprendiz, é comum que se junte a isso o fato de ser o primeiro ambiente corporativo que frequenta. Com essa situação em vista, um grupo de aprendizes da Regional Porto Alegre produziu um manual com informações essenciais para quem está chegando à empresa, como uma atividade extra de seu tempo de aprendizagem no Serpro.

"Eu gostaria de ter recebido esse material antes de chegar, com essas informações de ônibus a tomar e em que rua descer", diz Thomaz Platt (foto, à direita). O aprendiz havia acabado de entrar no Serpro quando a primeira edição ficou pronta, no final de março. Já Wesley de Souza Agliardi (foto, à esquerda), que participou da produção do manual, destaca que aprendeu coisas que levará pelo resto da vida. "Eu também achei interessante produzir algo pensando o tempo todo em quem ia receber o manual. Jovem costuma não gostar de ler texto muito comprido, então achei bom a gente ilustrar o texto com as fotos. E gostei de fazê-las", diz Wesley, que coordenou informalmente o trabalho de imagens.

Desenvolvimento de competências

A proposta do trabalho começou como resultado de uma reunião dos jovens com a equipe de Gestão de Pessoas (GP). A partir de uma primeira seleção de assuntos, a GP solicitou apoio à Comunicação local. Aos poucos, o projeto começou a tomar a forma de um livreto, observando os elementos básicos de uma publicação – pauta, edição, produção de fotos, produção de capa, índice, apresentação, revisão, impressão, acabamento.

"Nossa intenção foi fazer com que os jovens experimentassem um pouco do que nós, profissionais, vivenciamos ao participar de um processo colaborativo", destaca Maria Amélia Fetzner, psicóloga do Serpro que fez parte da coordenação do trabalho. De acordo com Amélia, a iniciativa permitiu que os jovens começassem a tomar contato com uma série de competências exigidas no ambiente de trabalho, tais como a capacidade de negociar, a assertividade, a flexibilidade diante de mudanças e o compromisso de concluir sua parte para o projeto em grupo acontecer. "E, em especial, a preocupação com o bem-estar de aprendizes que eles sequer virão a conhecer, revelando uma visão de continuidade", diz.

Reunião de entrega do manual

A psicóloga conta que houve um momento em que os jovens votaram para decidir entre dois modelos de capa: um apresentado pelo turno da manhã e outro pelo turno da tarde. "Foi gratificante perceber que muitos deles escolheram a capa do turno que não era o seu, evidenciando um amadurecimento da noção de trabalho colaborativo e demonstrando muito profissionalismo", destaca.

Do lanche à folha de ponto

A assistente social Maristela Hubermann aponta que o Manual do Aprendiz procurou englobar desde dicas práticas, como opções de lanche disponíveis no prédio, até questões como o preenchimento da folha ponto. "Não é diferente de nós, que quando chegamos em um ambiente profissional temos de aprender uma série de coisas, das mais prosaicas às mais burocráticas. Receber orientação organizada pode trazer um pouco mais de tranquilidade", afirma.

"Experimentar um pouco das atividades que jornalistas fazem ajuda a aguçar o senso crítico. É preciso eleger os temas que serão tratados, definir ângulos em que fotos são tiradas e escolher a ordem como se apresentam os assuntos. Isso traz a noção de que a realidade é retratada a partir de escolhas, de pontos de vista", destaca Regina Faria, responsável pela Comunicação em Porto Alegre, que ofereceu apoio técnico ao projeto.

Na opinião da profissional, a equipe de aprendizes também pôde notar alguns limites que a linguagem corporativa impõe, preparando os jovens para ponderações que terão de enfrentar em sua carreira. "Foi uma parceria – e uma negociação contínua – entre a ‘voz’ deles e a ‘voz’ da empresa, pois ambas dividem a autoria do projeto", aponta Regina.

Confira aqui a versão em PDF do Manual do Aprendiz.

Empregados e empregadas do Serpro podem acessar aqui a Galeria de Imagens da reunião de entrega do manual para gestores e monitores locais.

Comunicação Empresarial do Serpro - 12 de abril de 2017