Você está aqui: Página Inicial > Escritório de atendimento > Catálogo de Soluções > Soluções > Principais Soluções > Rais - Relação Anual de Informações Sociais

Rais - Relação Anual de Informações Sociais

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) é um sistema estatístico que fornece insumos para o atendimento das necessidades da legislação do trabalho e é utilizada como base nas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Desenvolvida em 1975 pelo Serpro para o Ministério do Trabalho e Emprego, a Rais é considerada uma solução de sucesso para o país. Responsável pelo censo anual do mercado de trabalho formal, fornece insumos para o atendimento das necessidades da legislação trabalhista. 

Anualmente, entre janeiro e abril de cada ano, todas as empresas públicas ou privadas são obrigadas a declarar todas as relações de emprego ocorridas ao longo do ano-base com as informações sobre seus trabalhadores na Rais. A solução também serve como um instrumento do governo para viabilizar o pagamento do abono salarial, conforme trata o artigo nº 239 da Constituição Federal.