Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empregado do Serpro publica livro sobre Zend Framework

Notícias

Empregado do Serpro publica livro sobre Zend Framework

O analista Flávio Gomes da Silva Lisboa escreveu o livro "Zend Framework - Desenvolvimento em PHP 5 Orientado a Objetos com MVC"

A partir de subsídios colhidos durante meses de avaliação e prospecção de ferramentas de desenvolvimento para PHP no Serpro, e após ter contribuído de forma voluntária com a comunidade Zend Framework, o analista Flávio Gomes da Silva Lisboa, lançou a obra  "Zend Framework - Desenvolvimento em PHP 5 Orientado a Objetos com MVC", o primeiro livro em Português tratando somente de Zend Framework, já na versão estável 1.0.1, com exemplos compatíveis com a versão mais recente (1.5.0).

A finalidade da publicação é compartilhar o conhecimento sobre este framework, escolhida como padrão para a Empresa, e, com isso, agregar mais pessoas à comunidade da ferramenta, alinhando-se aos objetivos estratégicos do Serpro, entre os quais se encontra o apoio à utilização de Software Livre e do desenvolvimento cooperado. Para mais informações, acesse o sítio da editora http://www.novatec.com.br/livros/zend/

Leia abaixo entrevista feita com o analista sobre o livro:

O que é framework?

Framework é uma estrutura que está para o desenvolvimento de sistemas como peças pré-fabricadas estão para a construção civil. Um dos objetivos de utilizar um framework é não refazer coisas que já foram feitas antes, e, acima de tudo, não refazer coisas que já foram feitas da melhor forma possível. Outro, também importante, é produzir código que possa ser reaproveitado, diminuindo o esforço do desenvolvimento. Por fim, não menos importante, na verdade crucial, está a geração de código de fácil manutenção. É sabido que o maior custo não está na construção de sistemas e sim em sua manutenção ao longo do tempo.

Por que o Zend Framework foi escolhido pelo Serpro?

Porque ele apresentou-se mais vantajoso com relação às outras ferramentas avaliadas. As vantagens dele são sua grande modularidade e a não imposição de formatos para tabelas e campos de bancos de dados, além de uma estrutura bastante simples.

Quais os benefícios que a publicação do livro poderá trazer ao desenvolvimento no Serpro? E no Brasil?

O livro de certa forma expõe a capacidade que o Serpro tem de desenvolver sua mão-de-obra interna e também abre um canal junto à comunidade de Software Livre, pois é a primeira obra especificamente sobre esse produto open source em Português. Espera-se que o livro incentive o uso do framework pela comunidade PHP no Brasil, pelos programadores iniciantes e provoque os usuários atuais a contribuírem com documentação em língua portuguesa.

Na sua opinião, a publicação do livro ajuda na estratégia de desenvolvimento cooperado?

A publicação é uma parte de um trabalho de cooperação que envolve, entre outras coisas, participação em discussões em fóruns e edição de artigos sobre o assunto. O desenvolvimento cooperado, no caso do Zend Framework, seria efetivo se o SERPRO formalizasse sua situação como contribuidor oficial desse software livre.

No seu caso, como se deu a interação com as comunidades?

A interação se deu por meio do site oficial do Zend Framework e por meio do conhecimento de expoentes dessa tecnologia presentes em eventos da comundade PHP. A interação é muito importante, pois ela poupa esforços e indica trilhas a percorrer, baseadas em experiências anteriores.

Comunicação Social do Serpro - São Paulo, 15 de abril de 2008