Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Demoiselle e Monitoração de Negócios são destaques do Conip 2009

Notícias

Demoiselle e Monitoração de Negócios são destaques do Conip 2009

Durante o congresso, Serpro apresentou soluções de sucesso desenvolvidas para a esfera pública.

Na última semana, o Serpro participou do 15º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - Conip 2009. Com duas palestras e estande, a Empresa compartilhou seu conhecimento com o público especializado de um evento que é considerado referência nacional em governo eletrônico para a esfera pública.

Asas da liberdade
Na palestra "Demoiselle Framework", o analista Flávio Gomes da Silva Lisboa falou sobre esta nova ferramenta livre desenvolvida pelo Serpro. "O Demoiselle é o integrador de vários frameworks. Sua plataforma conta com uma interface fácil e intuitiva", explicou. O nome é uma homenagem a Santos Dumont, pai da Aviação, ao relembrar um dos experimentos aeronáuticos mais bem-sucedidos do inventor brasileiro.

Flávio também falou que o foco do Demoiselle é a definição de uma arquitetura padronizada para aplicações, o que permite o reuso de artefatos de software. “Essa arquitetura é direcionada para o desenvolvimento de componentes fracamente acoplados”, disse. “Ao limitar-se a estabelecer padrões em vez de tentar resolver todos os problemas, o framework cria uma interface que permite o uso das tecnologias de mercado atuais, mas dá a abertura para que elas sejam substituídas com impacto reduzido”, completou.

Negócios em tempo real
Na palestra "Monitoração das Atividades de Negócio no Segmento Público - um Estudo de Caso", o analista Fernando José Travassos Vieira relatou a experiência do Serpro com a monitoração do Sistema de Operações do Tesouro Nacional, desenvolvido pela Superintendência de Administração Financeira - Sunaf para a Secretaria do Tesouro Nacional.

Tavassos ressaltou a importância da monitoração de negócio e a sua resposta em tempo real. Ele apresentou também a árvore de serviços e a forma como os eventos se propagam nesta árvore e a necessidade dessa monitoração em serviços de missão crítica nas empresas.

O estudo de caso foi finalista do Prêmio Conip 2009. A banca que analisou o caso foi constituída por 8 professores de universidades brasileiras bem como de representantes do evento e de representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O autor foi procurado por professores da Universidade de São Paulo para trocar conhecimentos a respeito do assunto.

Comunicação Social do Serpro - São Paulo, 15 de junho de 2009