Você está aqui: Página Inicial > O SERPRO > QuartaTec > QuartaTec - 2ª Edição

QuartaTec - 2ª Edição

Quartatec-novo-slogan.png

A QuartaTec é um ciclo de palestras, realizado pela Universidade Corporativa do Serpro para ampliar o conhecimento dos profissionais de TI a respeito dos conceitos de tecnologias emergentes e fomentar a academia, reforçando a visão da empresa como referência em tecnologia de ponta. Conheça o histórico.

Nesta segunda edição, a QuartaTec aborda três novos temas: Experiência do usuário (UX), Pós-verdade (Fake news) e Testes de invasão em empresas do governo. As inscrições começam no dia 28 de fevereiro e a programação será de 7 a 28 de março de 2018, sempre às quartas-feiras.


Experiência do Usuário - UX

A ISO 9241-210 define a experiência do usuário como "as percepções e reações de uma pessoa que resultam do uso ou utilização prevista de um produto, sistema ou serviço". Assim, experiência do usuário inclui todas as emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações do usuário que ocorrem antes, durante e após o uso. E três são fatores que influenciam a experiência do usuário: o sistema, o usuário e o contexto de uso.


7 de março

HoraParticipanteAtividadeApresentaçãoPalestra
9h Jorge Benjamim e André Luiz Moscatelli Abertura
9h15 Fábio Muniz Palestra: 5 passos realistas para criar uma cultura de UX Arquivo Apresentacao.png vídeo
9h45 Bruno Castro Palestra: Construindo apps acessíveis Arquivo Apresentacao.png vídeo
10h15 - Intervalo
10h30 Dr. Tiago Silva da Silva Palestra: Por que, o que, onde e quando avaliar a experiência do usuário? Arquivo Apresentacao.png vídeo
11h10 André Luiz Moscatelli Palestra: BX & UX: em busca da experiência perfeita Arquivo Apresentacao.png vídeo
11h40 - Rodada de Perguntas     vídeo

 

vídeo Cobertura
Assista às palestras do primeiro dia
Versão Assiste Serpro e Versão ao vivo do Facebook


Participantes avaliam primeiro dia da QuartaTec

André Moscatelli convidou interessados para a QuartaTec

 

14 de março

HoraParticipanteAtividade
9h Jorge Benjamim e Felipe Dário Santos Abertura
9h15 Alexandre Rodrigues Duarte Palestra: UX - Muito além da telinha
10h15 Intervalo
10h30 Leandro Rezende Palestra: Novo Portal do STF: Técnicas de pesquisa remota para entender as necessidades dos usuários
11h10 Yara Athayde Palestra: O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia
11h40 Perguntas

 

vídeo Cobertura
Assista às palestras do segundo dia

2ª edição da QuartaTec debateu experiência do usuário

QuartaTec apresenta o segundo dia de palestras sobre UX

 

 

21 de março

Pós-verdade

Notícias falsas são um tipo de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. As notícias falsas são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

HoraParticipanteAtividadeApresentações
9h Jorge Benjamin de Azevedo e Ulysses Machado Abertura
9h15 Gustavo Arthur Coelho Lobo de Carvalho Palestra: O Tratamento Jurídico das fake news Arquivo Apresentacao.png
9h45 Dr. Leonardo Moreira Palestra: Fake News: o fast food de um cérebro sedentário Arquivo Apresentacao.png
10h15 Intervalo
10h30 Leonardo Cavalcanti Palestra: Memórias de mercenários, a cobertura de fake news na imprensa brasileira Arquivo Apresentacao.png
11h Evandro Lorens Palestra: Fake News: mitos e realidade Arquivo Apresentacao.png
11h30 Ulysses Machado Palestra: O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia Arquivo Apresentacao.png

 

 vídeo Cobertura
Assista às palestras do terceiro dia
Versão Assiste Serpro e Versão ao vivo do Facebook


2ª edição da QuartaTec debateu as Fake News

 

28 de março

Testes de invasão gov

Estes Testes tem por objetivo verificar a segurança e a resistência de Redes, Serviços ou Aplicações de um determinado Órgão ou Empresa, mediante ataques maliciosos. Diariamente novas falhas são descobertas nos mais variados sistemas e tecnologias, tornando a atividade de Segurança da Informação um desafio diário para a Organização e seus agentes. Nossa missão?! Encontrar, Analisar e Corrigir.

HoraParticipanteAtividadeApresentações
9h Jorge Benjamin e Tiago Sell Iahn Abertura
9h15 David da Silva Polverari Palestra: Testes de Invasão no Exército Brasileiro: o ponto de vista do atacante
Arquivo Apresentacao.png
10h00 Igor Rincon Palestra: Desafios de segurança ofensiva: do mercado privado ao governo Arquivo Apresentacao.png
10h40 Ivo Peixinho Palestra: Invasões e Cases
Arquivo Apresentacao.png
11h15 Tiago Sell Iahn Palestra: Pentest Serpro e Segurança Ofensiva
Arquivo Apresentacao.png

 

 


INFORMAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO


DIA 1 - 7 DE MARÇO - EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)

Palestra 1: 5 passos realistas para criar uma cultura de UX

Palestrante: Fábio Muniz

Co-fundador da Awari, startup que fornece cursos online (em áreas como UX Design e Machine Learning) com mentoria de profissionais vindos de empresas como Disney, Boooking.com e Nubank. Antes disso, trabalhou como designer de produto para clientes enterprise como Google, Viacom e NBCUniversal, além de startups apoiadas pela Y-Combinator em São Francisco e Nova Iorque, como Gigster, Shogun e outras. Seus artigos sobre usabilidade e design de UX já foram publicados em revistas como a UXBooth e a HowDesign.


Palestra 2: Construindo apps acessíveis

Vários são os cuidados que uma equipe multidisciplinar deve ter para projetar apps acessíveis, depois de um rápido overview pelos principais cuidados vamos discutir o conceito de design universal.

Palestrante: Bruno Castro

Líder de experiência em 4 produtos digitais pela Accenture e apaixonado por design e tecnologia. Ao longo de 9 anos, trabalhou como designer para web, app e já conduziu testes de usabilidade, entrevistas etnográficas em loco, além de infografia em análises net-nográficas. Site: http://brunocastro.me/


Palestra 3: Por que, o que, onde e quando avaliar a experiência do usuário?

O que você tem em mãos? Um concorrente? Um esboço? Um protótipo? Um produto “pronto”? Dependendo do artefato que você tem em mãos e do andamento do desenvolvimento do seu produto/projeto, você pode usar um método de avaliação. Obviamente, cada método possui objetivos e características diferentes.Venha entender como você pode avaliar a usabilidade e a experiência do usuário com o que tiver em mãos.

Palestrante: Tiago Silva da Silva

Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), sendo bolsista da HP P&D e tendo realizado o Doutorado-Sanduíche no ASE (Agile Surface Engineering) Lab na UofC (University of Calgary) no Canadá. Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo). Foi professor da EACH (Escola de Artes, Ciência e Humanidades) da USP e atualmente é professor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).


Palestra 4: O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia

Palestrante: André Luiz Moscatelli

Graduado em Programação Visual pela UEMG e Comunicação Social pela UFMG, pós-graduando em Gestão de Marcas e Inovação pelas Faculdades Integradas Rio Branco, é especialista em visualização de dados e jornalismo visual, acumula passagens por alguns dos maiores grupos de comunicação e agências do país, como Folha de São Paulo, Grupo Globo, Editora Abril e IG. Entrou no no Serpro em 2015 como analista de programação visual e hoje é chefe de divisão de Arquitetura Visual de Produtos e Serviços.



DIA 2 - 14 DE MARÇO - EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)

Palestra 1: UX - Muito além da telinha

Palestrante: Alexandre Rodrigues Duarte

É responsável pela Experiência do Usuário (UX) na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil. Atua na implementação e execução da estratégia de UX, pesquisa com clientes e testes de usabilidade, arquitetura da informação, design de interação e usabilidade, design visual, final e ciência de dados para UX. É formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília.


Palestra 2: Novo Portal do STF: Técnicas de pesquisa remota para entender as necessidades dos usuários

Palestrante: Leandro Rezende

Designer de Produtos na Empresa InkMustache e gestor de TI no Supremo Tribunal Federal.  É o principal instrutor de UX da Udemy no Brasil, apoiando mais de 10 mil alunos.

Ao longo dos últimos 17 anos, especializou-se em Experiência do Usuário, desenvolvimento Front-end e gestão. Participou da construção de mais de 200 sites e sistemas no Brasil e no Exterior e, nesse tempo, co-fundou/trabalhou em nove startups, algumas delas apoiadas pelas aceleradoras Startup Farm, Y Combinator, Oxigênio e Plug and Play. Linkedin http://br.linkedin.com/in/lbrezende


Palestra 3: O Serpro na atualidade e no futuro da tecnologia

Palestrante: Yara Athayde

Formada em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais, é também mestre em Tecnologia – ênfase em Educação Tecnológica pelo CEFET MG. É especialista em E-Commerce pelo Senac-SP e em Gestão com Ênfase em Projetos, pela Fundação Dom Cabral MG. Desde 2013, é gerente de departamento e lidera o desenvolvimento de soluções de experiência do usuário e de portais do Serpro.



DIA 3 - 21 DE MARÇO - PÓS VERDADE E FAKE NEWS

Palestra 1: O Tratamento Jurídico das fake news

Palestrante: Gustavo Arthur Coelho Lobo de Carvalho

Formado em Direito pela UnB e pós-graduado em Processo Civil pela AEUDF. Especialista em Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Atualmente, é sócio-gerente da Carvalho & Kanffer – Advogados e Associados.

Anteriormente, foi sócio-gerente da Almeida e Carvalho – Advogados e Associados e da Carvalho, Ribeiro, Melo e Tognolo – Advogados Associados. Foi coordenador jurídico nacional da Campanha pelo “SIM” – Referendo de outubro de 2005, sobre o Desarmamento e da Coligação “Grande Aliança”, nas Eleições Presidenciais de 2002. Foi gerente jurídico nacional do PSDB, de 2001 a 2004, e Advogado pleno da ITSA – Intercontinental Telecomunicações, de 2000 a 2001.

Atuou em mais de 40 processos no Supremo Tribunal Federal, em mais de 130 processos no Tribunal Superior Eleitoral, em mais de 50 processos no Superior Tribunal de Justiça, em mais de 100 processos na Justiça Federal, em mais de 70 processos na Justiça do DF, em mais de 70 processos na Justiça do Trabalho e em mais de 70 processos administrativos.


Palestra 2: Fake News: o fast food de um cérebro sedentário

Palestrante: Dr. Leonardo Moreira

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Ribeirão Preto (2004), residência Médica em Psiquiatria pela SES-DF/UNB (2007), especialização em Dependência Química pela UNIFESP/UNIAD (2008), título de especialista em psiquiatria pela AMB-ABP (2008) e mestrado em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, UFRGS/SENAD(2015). Possui formação em psicoterapia Neoreichiana pelo Instituo Lúmen de Ribeirão Preto (2005) e especialização em psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina- USP- SP.

Foi Diretor da Associação de médicos Residentes do Distrito federal - ABRAMER (2005/2006), Gestor Estadual da Gerência de Saúde Mental da SES- DF ( 2008/2009), prestou assessoria à Câmara Legislativa do Distrito Federal (2011/2012), além de ser convidado para prestar assessoria técnica na feira BIOEUROPE, Munich , Alemanha( 2010) e junto a fabricantes de tecnologias relacionadas ao tratamento de dependência química em Boston, EUA (2011). Foi gerente (2012) e posteriormente Gestor Estadual das Políticas sobre Drogas na Secretaria de Justiça do Distrito Federal, Presidiu o Conselho de Política Sobre Drogas do DF no mesmo período (2013/2014). Também foi o coordenador do grupo de autores do Projeto de formação de multiplicadores sociais de ações de apoio aos familiares de dependentes químicos no Distrito Federal (2013/2014). Assumiu a Coordenação Nacional das pesquisas e cursos sobre drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (2017/2018). Atualmente é Doutorando em Bioética da Universidade do Porto - Portugal e Diretor Geral do Hospital Psiquiátrico da rede SUS do Distrito Federal ( HSVP/SES).


Palestra 3: Memórias de mercenários, a cobertura de fake news na imprensa brasileira

Palestrante: Leonardo Cavalcante

Editor de política do Correio Braziliense desde 2010. Nascido no Recife, nos últimos 15 anos recebeu os prêmios Andi, Vladimir Herzog, Embratel e CNT de Jornalismo (Meio Ambiente). É ganhador da Bolsa Internacional Avina de Jornalismo Latino e fundador da rede de repórteres judiciais da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Ibero (FNPI). Graduado e especializado em Comunicação e Mídia Digital pelo Uniceub (DF), é pós-graduado em Comunicação e Cinema, e especialista em Ciência Política, os dois últimos cursos pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, cursa MBA em finanças e gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre 2011 e 2014, foi jurado do Esso, o mais importante do país na área de jornalismo. Em 2009, lecionou mídia e política no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Cinco anos depois, em 2014, foi um dos integrantes do curso sobre Jornalismo de Dados no Centro Internacional de Ciências Sociais (IICS-São Paulo), ligado à Universidade de Navarra. Trabalhou em coberturas jornalísticas em Shangai, Estolcolmo, Amsterdan, Madri, Barcelona, Cidade do México e Cartagena das Índias. Entre 1995 e 1997, foi jornalista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Participou de bancas de graduação nos cursos de jornalismo da UnB e do Uniceub. Participou dos programas jornalísticos Roda Viva (TV Cultura) e Palavras Cruzadas (TV Brasil), e seminários organizados por universidades, pela Câmara dos Deputados, pela Revista Imprensa, pela Andi e pela Fiocruz. Em maio de 2016, concluiu um curso de marketing político-digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Desde outubro de 2016, é um dos entrevistadores do programa CB.Poder, da TV Brasília. Como atividades extras-curriculares, é fotógrafo, com curso de extensão pela UnB, mergulhador avançado pela Professional Association of Diving Instructors (Padi) e arrais amador pela Marinha do Brasil.


Palestra 4: Fake News: mitos e realidade

Palestrante: Evandro Lorens

Diretor Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) e  perito criminal federal desde 2009. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Telecomunicações e Redes de Comunicação pela UFES. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB – CPAI, com foco em arquitetura e segurança da informação organizacional. Atuou nas áreas de TI, gestão e segurança da informação no BANESTES – Banco do Estado do Espírito Santo (1989-2000), Caixa Econômica Federal (2000-2007) e Banco Central do Brasil (2007-2009). Professor nos cursos de Ciência da Computação na UnB (2000-2002); Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade Paulista – UNIP (2002-2009). Professor e tutor em plataforma EAD da ANP – Academia Nacional de Polícia, além de ministrar disciplinas em cursos de pós-graduação de várias universidades brasileiras e palestrar em vários eventos nacionais. Membro e Diretor de Eventos da Academia Brasileira de Ciências Forenses. Exerce o terceiro mandato consecutivo como Diretor Técnico-Social da APCF. Atualmente está lotado no Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística.




DIA 4 - 28 DE MARÇO - TESTES DE INVASÃO EM EMPRESAS DO GOVERNO

Palestra1: Desafios de segurança ofensiva: do mercado privado ao governo.

Palestrante: Igor Rincon

Possui mais de 5 anos de experiência na área de Segurança da Informação com foco em pentest, análise de malware e segurança de redes/infraestrutura. Já trabalhou como consultor em segurança defensiva e ofensiva. Além de ser palestrante convidado dos maiores eventos de segurança da informação do Brasil (Roadsec, Mind The Sec e BHack) e ser especialista convidado, com projetos destacados nos mais diversos veículos de imprensa, como Veja, Exame, Revista Superinteressante, O Globo, G1 e Tecmundo. Rincon também foi responsável pelo aumento das taxas de detecção de malware, suporte a desenvolvimento de novas vacinas, pesquisa de padrões de ataques no Brasil e fabricação de artigos em um dos principais players de segurança da informação. Possui uma forte paixão pela área ofensiva no que envolve pentest e pesquisa de padrões em ataques regionais (Threat Intel).

Palestra 2: Testes de Invasão no Exército Brasileiro: o ponto de vista do atacante

Palestrante: David da Silva Polverari

Major de Comunicações formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 2003. Possui experiência em administração de serviços de rede em ambiente Linux no Exército Brasileiro desde 2004, com o foco em redes táticas, na 6a Divisão de Exército, em Porto Alegre, e no Comando de Operações Especiais, em Goiânia. Atualmente, serve o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), no qual faz parte da equipe responsável pelo planejamento e execução de testes de invasão em redes, atuando em proveito das demais Organizações Militares do Exército. Possui o Curso de Guerra Cibernética do Exército Brasileiro e o Curso SANS SEC660 - Advanced Penetration Testing, Exploit Writing and Ethical Hacking.


Palestra 4: Pentest Serpro e Segurança Ofensiva

Palestrante: Tiago Sell Iahn

Experiência em administração de Servidores Windows e Linux desde 2005, atuação na área de Segurança da Informação desde 2007 com Especialização em Segurança da Informação em Redes de Computadores. Atuou como Professor na Faculdade Anhanguera de 2009 a 2011 em Santa Catarina. No Serpro, atua como responsável pela equipe de Segurança para Centro de Dados e Servidores, realizando análises e melhorias de segurança, atualizações, correções e tratamento de incidentes de segurança da Informação. Atualmente também responde pela equipe de Segurança Ofensiva (Pentest) do Serpro, atuando principalmente na descoberta e correção de falhas complexas no ambiente de Tecnologia e Infraestrutura. Possui Certificações e Treinamentos como: ISACA CISM (Certified Information Security Manager), Pentester Profissional, MCSO - Modulo Certified Security Officer