Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > Janeiro de 2018 é o novo prazo do eSocial

Notícias

Janeiro de 2018 é o novo prazo do eSocial

e-Gov

Cronograma do sistema foi publicado no Diário Oficial da União

O novo cronograma de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi estabelecido na Resolução nº 2, publicada no Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2016. A resolução anterior, de junho de 2015, estabelecia setembro de 2016 como data limite para o início da produção da solução.

No novo prazo, o eSocial torna-se obrigatório a partir de janeiro de 2018, para empresas com faturamento acima de 78 milhões, e em junho de 2018, para todas as demais. A resolução mantém o compromisso de tratamento diferenciado às menores empresas e estabelece, ainda, que fica dispensada a prestação das informações relativas à saúde e segurança do trabalhador nos seis primeiros meses após as datas de início da obrigatoriedade para os empregadores.

O eSocial já está em operação, por meio do módulo do Empregador Doméstico, que materializa o disposto na Lei Complementar 150 de 1º de junho de 2015, que ampliou e garantiu os direitos dos trabalhadores domésticos.

Responsável pelo sistema no Serpro, Paulo Roberto Godinho destaca que a solução é desenvolvida pela empresa para o governo federal e está subdividida em diversos módulos, com cronograma de implantação até julho de 2018.

O que é o e-Social?
O sistema é um instrumento de unificação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados. O projeto é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Ministério do Planejamento e Receita Federal do Brasil (RFB), com desenvolvimento tecnológico do Serpro. O eSocial foi instituído pelo Decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014.

Comunicação Empresarial do Serpro - 12 de setembro de 2016