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Siafi - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal apresenta-se como um sistema informatizado para processamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da Administração Pública federal direta e indireta. 

O Siafi possibilita a execução e programação financeiras do Governo Federal, da forma disposta na Lei Orçamentária Anual (LOA). Uma vez publicada a LOA, observadas as normas de execução orçamentária e de programação financeira da União estabelecidas para o exercício e lançadas as informações orçamentárias, fornecidas pela Secretaria de Orçamento Federal, no Siafi, gera-se automaticamente o documento Nota de Dotação – ND, que cria o crédito orçamentário. A partir daí, tem-se o início da execução orçamentária propriamente dita. 

É acessível através de pontos de acesso disponíveis por todo o país e também pelas administrações estaduais e municipais, para recebimento de receitas de sua competência, mediante celebração de convênio ou termo de cooperação técnica entre estes entes e a Secretaria do Tesouro Nacional, gestora do sistema. A eficiência do Siafi é mundialmente reconhecida, com o envio de delegações de outros governos para conhecer o sistema e a recomendação de seu uso por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

O Siafi é operacionalizado pela STN, vinculada ao Ministério da Fazenda. Mantido desde 1987, conta com constantes atualizações para adequação às legislações, liberação de novas funcionalidades e a aplicação de novas tecnologias para facilitar a utilização do sistema pelos usuários. A ultima atualização significativa foi liberada em janeiro de 2015, com a implantação do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.