Você está aqui: Página Inicial > Escritório de atendimento > Catálogo de Soluções > Soluções > Principais Soluções > Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior

Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações. 

Composto por um conjunto de sistemas, a solução permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador ou o importador trocam informações em tempo real com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização. 

Graças ao Siscomex, todas essas operações são realizadas sem geração de papel, reduzindo o tempo e os custos operacionais no comércio exterior. Também foram reduzidos o número de fraudes cambiais e desvios de mercadorias. 

O Siscomex, ao interagir com outras bases de dados, agiliza a formulação, análise, registro de documentos e anexação de imagens. São vantagens oferecidas para pagamento e recolhimentos de tributos, controle administrativo das operações e fiscalização sobre a carga (seja no transporte, armazenamento, trânsito ou liberação). Isso permite ao governo definir estratégias para a inserção do país no mercado internacional e alavancar o crescimento econômico brasileiro. 

O Siscomex foi instituído pelo Decreto nº 660/1992 e, em 1993, entrou no ar o módulo Exportação. Já o módulo Importação, foi lançado em 1997. Em 2007 e 2008, foram lançados, respectivamente, o Drawback Suspensão Web e o Drawback Verde-Amarelo Web, que estão vinculados ao Siscomex Exportação e Importação. Em abril de 2010, entrou em operação o módulo Drawback Integrado Web e, em agosto de 2012, entrou em produção o Siscomex Importação Web.