Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O sistema unifica o pagamento de tributos (federais, estaduais e municipais) em um único documento on-line. É considerado o maior programa de inclusão empresarial e redução da informalidade do mundo, pois fortalece os microempreendedores e ajuda no combate às crises econômicas. 

Seus benefícios são diversos, destacando-se a geração de empregos pela redução dos encargos previdenciários, a redução da carga tributária e a forma simplificada no recolhimento dos tributos. Todas essas facilidades elevaram a receita fiscal das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais de R$ 8,38 bilhões, no primeiro ano de vigência, em 2007, para R$ 46,5 bilhões, em 2012. 

O sistema do Simples Nacional foi desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Fazenda e está operando desde 2007. De lá para cá já são 8,2 milhões de empresas optantes e um aumento de mais de 500% na arrecadação de impostos.