Você está aqui: Página Inicial > Página GPS > Materias GPS > Serpro promove curso de alfabetização digital

Notícias

Serpro promove curso de alfabetização digital

Educação

Ação foi voltada para comunidade próxima à Regional BH
Alunos exibem os certificados durante o encerramento das aulas

Alunos exibem os certificados durante o encerramento das aulas

A Regional Belo Horizonte do Serpro concluiu nesta segunda-feira, 11 de setembro, uma turma de orientação sobre uso do computador e da internet para adultos e idosos. O curso é uma ação da Comissão Regional de Responsabilidade Social e do Programa Serpro de Inclusão Digital, e foi realizado dentro das dependências da empresa, no Espaço Serpro Cidadão.

"Eu estou fazendo 70 anos e esse é o meu diploma", comentou com um sorriso Maria das Graças Bretas, exibindo o certificado de conclusão do curso. "Essa foi uma experiência ótima, aprendi muito. Sabe aquele medo que a gente tem do computador? Pois é, esse medo acabou!", acrescentou a aluna.

O contato com o mundo digital também foi uma novidade para Ivan Dolores dos Santos, de 60 anos. "Eu não tinha noção nenhuma do computador, não sabia nem ligar a máquina. Era totalmente cru. Agora já tenho o básico que vai me abrir portas para novas pesquisas e até retomar minha profissão. Eu saí do zero pro 100!", afirmou.

Ensinar é aprender

Na avaliação de Daniel Carvalho, da Supop, um dos instrutores da ação educacional, iniciativas de inclusão digital promovem, além de benefícios diretos pra sociedade, uma aproximação da empresa e dos cidadãos, aumentando a visibilidade do Serpro como empresa pública de TI. De acordo com ele, apesar de terem existido outras ações anteriores semelhantes a essa, o formato atual é fruto de uma reformulação completa e novas turmas devem ser abertas em breve.

"A alfabetização digital é um desafio que envolve se renovar e aprender a linguagem de cada um dos alunos. É um grande aprendizado em si e os alunos tem uma bagagem a compartilhar. Os resultados são recompensadores, pois é possível ver como os alunos recebem as aulas e a atenção a eles dada. Ensinar é tão gratificante quanto descobrir o conhecimento", revelou Daniel.

Para Luciano Werneck, da Supde, poder compartilhar um conhecimento útil às pessoas foi uma experiência enriquecedora. "Pessoalmente, a atuação como monitor neste projeto me trouxe bastante aprendizado, a partir da observação e interação com o Daniel e entre ele e os alunos. Certamente, consegui aperfeiçoar minha comunicação e espero poder seguir neste projeto, atuando inclusive como professor", completou o colega.

Comunicação Institucional do Serpro - 11 de setembro de 2017