Você está aqui: Página Inicial > Governança > V Fórum de Governança

V Fórum de Governança

Forum Governança 2017

 

 

Confira as apresentações do V Fórum de Governança

 

Não acompanhou ou quer rever o que aconteceu no V Fórum? Assista aos vídeos

  • Manhã

  • Tarde

 

O Olhar do Todo

O V Fórum de Governança traz discussões sobre o uso do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin) na administração pública.

Em 2017, integrado à e-Ping, o Facin passa a ser o padrão de arquitetura corporativa para governo, promovendo o alinhamento entre serviços prestados pelo governo, os sistemas de TI que os suportam e a infraestrutura requerida, e as necessidades e demandas da sociedade.

Desde o início de seu desenvolvimento, o Facin agrega a experiência e competência de diversos segmentos, representando os três poderes, da sociedade civil, da academia e de entidades disciplinadoras de padrões (*).  A mesma dinâmica se reflete em seus eventos, sendo este V Fórum destinado a validar o Modelo de Conteúdo do Framework, indispensável na estratégia de uso do Facin por todos os envolvidos.

Desenvolver soluções interoperáveis, com alto grau de reúso, custo justo, melhor usabilidade pelo governo, pelos cidadãos, pelas empresas e organizações. Esse é o olhar do todo, é ter uma efetiva governança.

(*)  The Open Group, responsável mundial pela evolução do padrão TOGAF de Arquitetura Corporativa; Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP); Data Management Association (DAMA Brasil), Association Business Process Management Professionals (ABPMP) e International Institute of Business Analysis (IIBA).

Data: 22 de novembro de 2017
Horário: 9h às 18h
Local: auditório do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SEPN 516 - Bloco D - Lote 8)
Com transmissão para os auditórios das regionais do Serpro e onde houver recursos de videoconferência.

Programação

9h – Recepção e Networking Meeting

9h20 – Abertura
  • Glória Guimarães – diretora-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
  • Tiago Silva Miari – secretário-adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  • Romero Wanderley Guimarães – vice-presidente de Tecnologia da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TIC (Abep)
  • Liscio Fábio de Brasil Camargo – Subsecretário de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional  (STN)
  • Marcio Rodrigo Braz – secretário da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefit), do Tribunal de Contas da União (TCU).

10h20 – Painel A Evolução do Facin

   Marcus Vinícius da Costa
M. Vinícius
- Especialista em Organização, Planejamento, Sistemas e Métodos e MBA em Estratégia Empresarial pela FGV e em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Possui artigos publicados em livros e blogs especializados em gestão, interoperabilidade e serviços eletrônicos de governo. Atualmente é coordenador de Integração e Interoperabilidade no Serpro, na Coordenação-Geral da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro. Também é coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico.
    
10h50 - Painel Os Modelos de Conteúdo do Facin como forma de unificar a representação das Arquiteturas Corporativas nas Organizações Públicas

A segunda parte dos conjuntos de Modelos do Facin debatida por seus construtores e pelos agentes disciplinadores de governo nos temas governança, tecnologia e gestão.

Moderador: 
   Wesley Vaz
Wesley Vaz.JPG
– É auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde atualmente ocupa o papel de Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo. Atuou como Diretor da Secretaria de Fiscalização de TI, coordenando auditorias  de governança e gestão de TI. É mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP e MBA em gestão empresarial pela FGV-RJ. Conferencista em congressos nacionais na área de controle, auditoria, governança corporativa e de TI e em eventos organizados pelo TCU.

Palestrantes:
   Alexandre Coutinho
Alexandre Coutinho.jpg
– Tem formação em Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Segurança da Informação e Governança de TI. Atualmente é analista da Coordenação de Integração e Interoperabilidade do Serpro. Participou dos debates iniciais sobre Governança e do desenvolvimento e consolidação do Documento de Visão Executiva e dos Modelos de Referência e de Conteúdo do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança.

   Antonio Plais
Antonio Plais.JPG
– Representante do Internacional Institute of Business Analysis – IIBA (Instituto Internacional de Análise de Negócios). É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de  conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

   Vanessa Nunes
Vanessa Nunes.jpg
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento de Visão Executiva  e dos Modelos de Referencia e de Conteúdo do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança – FACIN.  Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

  Vinicius Silva
vinicius.jpg
– Coordenador-Geral de Gestão da Arquitetura, Processos e Soluções em Tecnologia da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É analista de Planejamento e Orçamento (APO, Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA .

   Ana Paula Melo

ANA

– Secretária Executiva da ePING  atua na Coordenação do SubGrupo de Trabalho Governança Corporativa, no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico e participa também do segmento Organização e Intercâmbio de Informações.  É Analista em TI na Setic/Ministério do Planejamento há sete anos, bacharel em Informática e pós-graduada em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense e atuou mais de 20 anos no mercado privado no desenvolvimento de sistemas.


   Deborah Arôxa
Debora
–  Diretora do Departamento de Transferências Voluntárias, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, participou de diversos debates que originaram o desenvolvimento do FACIN.

12h às 14h – Intervalo almoço

14h - Painel A Oficina Facin – ABEP e a geração de Arquiteturas de Referência para os estados
Representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC compartilharão a experiência e os resultados obtidos com a primeira oficina prática do Facin e a evolução do assunto no sentido do desenvolvimento de sua primeira arquitetura referencial.

Moderador:
   Diego Hulse
Diego Hulse TCU.JPG
– Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou por mais de 15 anos no mercado de TI como Executivo em empresas privadas de tecnologia e por dois anos como Arquiteto Corporativo do time de Advisory Consulting da HP Brasil. Atualmente é auditor de Controle Externo atuando na Secretaria de Fiscalização de TI do TCU na área de Governança de TI.

Palestrante:
   Carolina Freitas
Carol Freitas foto.jpg
– É analista em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI – PE), atuando na área de Arquitetura Corporativa e Processos Organizacionais. É mestre em engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE), tendo como área de pesquisa a Variabilidade de Processos Organizacionais. Possui especialização em Gerência de Projetos pela Faculdade Santa Maria (FSM) e especialização em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como interlocutora entre as associadas da ABEP e a equipe responsável pela Oficina FACIN – ABEP.

14h40 - Painel A Estratégia de Arquitetura Corporativa da STN e o alinhamento ao Facin
Representantes da Secretaria do Tesouro Nacional apresentarão a experiência de desenvolvimento da Arquitetura Corporativa que orientará as  ações integradoras do Órgão, que tem o Facin como referência.

Moderador:
   Lamberto Ricarte Serra Junior
Lamberto
- Bacharel em arquivologia pela Universidade de Brasília - UnB, especialista em Gestão por Processos pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e especialista em Avaliação da Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. É assessor técnico da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, atuando na área de planejamento e gestão estratégica. Foi diretor do Arquivo da Câmara dos Deputados e membro do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, como conselheiro representante do Poder Legislativo. Atuou como consultor em gestão e tecnologia da informação em diversos órgãos de governo e organizações privadas.

Palestrante:
   Maria Betânia Xavier
Maria Betania.jpg
- Auditora Federal de Finanças e Controle, atualmente Gerente de Planejamento, Modernização e Organização da Secretaria do Tesouro Nacional. Gestora de Tecnologia da Informação Sênior com mais de 20 anos de experiência, com foco em Administração Pública e interação com Serviços Financeiros. Foi coordenadora-geral de Sistemas e Tecnologia da Informação do Tesouro Nacional por 10 anos. Responsável por implantação de metodologias, definição de padrões, operacionalização e implantação de sistemas estruturantes de Governo. Especialista do Fundo Monetário Internacional (FMI) e conselheira fiscal há mais de 14 anos em diversas empresas. Estatística (UnB), MBA em Gestão de Sistemas e Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (Universidade Católica).

15h30 - Painel A Caixa e a Aplicação da Arquitetura Empresarial na Internalização de Conhecimento em Alinhamento ao Facin
Um dos desdobramentos das diversas aplicações do framework de arquitetura empresarial compreende a internalização de conhecimento. Os conceitos de arquitetura empresarial, aplicado às camadas estratégica, negócio, aplicação, dados e tecnologia permitem a organização estruturada do conhecimento, a identificação dos gaps, o refinamento do processo de desenvolvimento, envolvendo os papéis e responsabilidades das Unidades vinculadas ao processo ADM, além da padronização dos artefatos em um repositório de referência.

Moderador:
   Daniel Viero
Daniel Viero.jpg
- Analista de Tecnologia da Informação do Senado Federal, tendo atuado também no Serpro e Banco Central. Tem Mestrado em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial. Responde atualmente pela coordenação do GT BPM do Segmento Áreas de Integração da ePING.

Palestrante:
    Fábio Lúcio Soares Gomes
Fabio Caixa foto.JPG
- Gerente Executivo da Gerência Nacional de Arquitetura de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, responsável pelo processo de Arquitetura Empresarial. Formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com pós-graduação em Telecomunicações, Governança de TI. Especialização na Itália em sistemas eletrônicos e telecomunicações para Aeroportos. Foi professor do curso de Engenharia Elétrica, cadeira de Eletrônica I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e do curso MBA TV Digital, Radiodifusão e Novas mídias de Comunicação Eletrônica, da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas de Videoconferência e CFTV. Na Caixa atuou no Projeto Datacenter CAIXA, rede de satélites para o Bolsa Escola, projeto de videoconferência CAIXA, e coordenação do projeto e-Caixa, com a implantação do Centro de Gerenciamento de Redes (CGR). Possui diversos arquivos publicados na área de proteção contra surtos e transitórios, videoconferência e satélite e é autor do livro “Videoconferência, Sistemas e Aplicações” .

16h10 – Painel A interoperabilidade entre os poderes Executivo e Judiciário a partir do uso da biometria

Palestrante:
   Júlio Valente
Autor do livro “Prática de Análise e Projeto de Sistemas”. Atua desde 2009 como gerente do projeto de Totalização e Divulgação de Resultados das Eleições, na Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, onde atuou também como consultor em Gerenciamento de Projetos e modelos de Governança de TI. Possui formação em Ciência da Computação, com pós-graduações em Análise de Sistemas, Inteligência Artificial, Modelagem do Conhecimento e em Gerência de Projetos. Trabalha há mais de vinte anos em projetos de desenvolvimento de software, como GP e analista de sistemas. Gerenciou a customização e implantação de metodologias e frameworks (COBIT, RUP, OpenUp, SCRUM, PMBoK, Methodware) em várias instituições. Possui vários trabalhos publicados na área de gerenciamento de projetos e modelagem de conhecimento em revistas e congressos nacionais e internacionais. Atuou como consultor do Escritório de Projetos do TSE, onde contribuiu no desenvolvimento da metodologia de gerenciamento de projetos do Tribunal. Professor de MBAs em Gerenciamento de Projetos nas disciplinas de Gerenciamento de Riscos, Planejamento Estratégico, Planejamento de Projetos, Execução e Controle de Projetos, Análise e Projeto de Software, Gerência de Configuração e Sistemas de Informação.
É enólogo amador e sua paixão por vinhos só se compara ao prazer que sente em lecionar.


16h40 - Painel A Iniciativa do Facin como padrão de Arquitetura Corporativa para o governo, vista pelo The Open Group
Uma avaliação do The Open Group quanto a evolução e o estagio atual do Facin, tendo como referência o cenário mundial e as principais iniciativas desenvolvidas no ambiente de governo.

Palestrante:
   Roberto Severo
Roberto Severo.jpg
- Country Director do The Open Group (Brasil), detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa. Certificado em TOGAF, atualmente também é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras , trazendo para o dia-a-dia o alinhamento de estratégia com a execução, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo. Gerenciou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1, fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do "TOGAF 9.1 - A Pocket Guide", e liderou a equipe de tradução do material de treinamento oficial de TOGAF 9.1 para o português brasileiro.  Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentada em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem-sucedido." Participou da construção do documento de Referência do Facin.
 
17h20 – Encerramento